Blog Descomplica

O que costuma cair na segunda fase da Unicamp? Confira!

Está se preparando para a segunda fase da Unicamp? Então, aproveite para conferir tudo que mais costuma cair nessa prova!
porDescomplica| 12/01/2018

Compartilhe

Pessoa escrevendo para ilustrar um conteúdo sobre segunda fase unicamp

Você está se preparando pra segunda fase da Unicamp? Apesar de ser mais desafiadora do que a primeira, ela tem algumas particularidades que podem orientar muito bem os seus estudos.

Pra começar, sempre podemos nos basear nas provas anteriores do vestibular pra tentar prever o que pode cair nas próximas edições da segunda fase da Unicamp. Assim, é possível se preparar a partir de parâmetros que podem ajudar.

Além disso, especialistas já fizeram levantamentos baseados nessas provas anteriores pra detectar quais temas costumam cair mais. Então, esse é um ótimo caminho pra começar a se preparar pra segunda fase da Unicamp.

Quer ver? Confira a seguir quais são as disciplinas cobradas na segunda fase da Unicamp e quais temas são mais comuns!

Redação

A redação da segunda fase da Unicamp costuma ter uma abordagem diferente quando comparada a outros vestibulares e até mesmo ao Enem. A organização da prova diz que o foco da redação no vestibular é a produção de diferentes gêneros discursivos.

Ou seja, ela não necessariamente adere ao modelo de dissertação-argumentativa que é comum em outras provas. Além disso, o candidato geralmente pode escolher entre duas propostas de redação.

Então, pra se preparar pra essa etapa da segunda fase da Unicamp, é fundamental se familiarizar com os diferentes gêneros discursivos e saber como mandar bem neles.

Veja a seguir alguns exemplos de gêneros discursivos que você pode praticar:

  • dissertativo;
  • opinativo;
  • expositivo;
  • narrativo; e
  • descritivo.

Língua Portuguesa e Literaturas

Na seção referente à Língua Portuguesa e Literaturas de Português, é cobrado do candidato uma boa capacidade de interpretação textual, além de domínio sobre movimentos literários, figuras de linguagem e literatura contemporânea.

Ou seja, o caminho é se aprofundar nas diferentes manifestações da nossa língua e também compreender a contextualização de cada uma delas no passado e no presente.

Matemática

Segundo levantamentos da área, é comum que a segunda fase da Unicamp cobre funções, geometria, trigonometria e grandezas proporcionais na maioria das vezes em Matemática.

É importante se familiarizar com esses e outros conceitos, além de ser capaz de visualizar as relações entre operações e fórmulas. Dessa forma, fica mais fácil de você associar a resolução correta a cada situação.

Ciências Humanas

A seção de Ciências Humanas faz parte da prova interdisciplinar da segunda fase da Unicamp. Ou seja, diferentes disciplinas se combinam em questões que desafiam os candidatos a enxergarem a interdisciplinaridade entre elas.

Em Ciências Humanas, podem ser combinadas as seguintes disciplinas: Geografia e Sociologia; História e Filosofia; História e Geografia; e História e Artes.

Ciências da Natureza

Além de Ciências Humanas, há também uma outra seção interdisciplinar na segunda fase da Unicamp referente às Ciências da Natureza.

Aqui, as combinações envolvem Biologia e Português; Geografia e Química; e Física e Química.

Provas de conhecimentos específicos

As provas de conhecimentos específicos levam em consideração o curso pelo qual o candidato se inscreveu no vestibular da Unicamp. Então, o conteúdo pode variar da seguinte forma:

  • quem se candidatou pra Ciências Biológicas/Saúde: 6 questões de Biologia e 6 questões de Química;
  • candidatos de Ciências Exatas/Tecnológicas: 6 questões de Física e 6 questões de Química;
  • quem se candidatou pra Ciências Humanas/Artes: 6 questões de Geografia e 6 questões de História, englobando conteúdos de Filosofia e Sociologia.

Aqui, vale o mesmo critério das seções interdisciplinares. Os candidatos precisarão mostrar um bom nível de conhecimento nas áreas em que pretendem ingressar, então vale a pena reforçar os estudos nelas.

Como você pôde ver neste post, a segunda fase da Unicamp é desafiadora, mas também mais focada. Então, esse é o momento de reforçar os seus estudos especialmente nas áreas em que você tem dificuldade e também naquelas que você quer seguir como carreira. Boa sorte!

Ficou com mais alguma dúvida sobre a segunda fase da Unicamp? Então, é só deixar o seu comentário com a sua questão que logo responderemos!

Que tal se aprofundar no assunto estudando com gente? Confira o cursinho preparatório da Descomplica.

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica