Muitos estudantes que estão prestes a concluir o Ensino Médio começam a pensar no futuro, na profissão e em qual carreira seguir. Na busca por uma vaga em faculdades reconhecidas, é comum que muitos deles prestem o Enem antes de se formarem, o que é possível, sabia?
Mesmo sem o certificado de conclusão do Ensino Médio, estudantes podem, sim, fazer o Enem. Esses são os chamados “treineiros”, que testam seus conhecimentos e habilidades antes de prestarem o exame pra valer.
Vem ver como prestar o Enem sem ter concluído o Ensino Médio. Vale a pena tentar!
Quem pode prestar o Enem sem concluir o Ensino Médio
O Ministério da Educação (MEC) permite que alunos que ainda não terminaram o Ensino Médio prestem o Enem. Entretanto, os treineiros não terão direito a uma vaga em faculdades, visto que ainda não estarão formados até o ano seguinte.
Nesse caso, mesmo que o candidato tire uma nota alta, ele não terá direito a uma vaga no Ensino Superior por meio de programas como SiSu, Fies e ProUni.
Outra diferença para os candidatos do Enem que ainda não terminaram o Ensino Médio é que a divulgação dos resultados de suas provas acontece dois meses após a liberação dos demais participantes.
Como prestar o Enem sem concluir o Ensino Médio
Prestar o Enem sem ter finalizado o Ensino Médio é bastante fácil. O participante treineiro deve se inscrever da mesma forma que os outros candidatos, no site do Enem.
Depois, basta conferir a programação na página do participante e pagar a inscrição da prova, caso não obtenha isenção na taxa de inscrição.
A data da prova, horário e programação serão exatamente iguais tanto para os treineiros quanto para os candidatos que concluíram o Ensino Médio.
Posso prestar o Enem antes de prestar o Encceja?
O Encceja é o exame que certifica a conclusão do Ensino Médio ou Fundamental. Ele é dedicado a pessoas que não conseguiram concluir os estudos e funciona de maneira semelhante ao Enem.
Quer saber mais sobre o Encceja, visite o nosso Blog Tudo Sobre Encceja clicando aqui
Sua diferença em relação ao Enem é que ele não confere acesso ao Ensino Superior. Portanto, quem prestou o primeiro deve prestar o segundo caso deseja ingressar em uma universidade.
Entretanto, por serem duas provas diferentes, é possível fazer o Encceja e o Enem no mesmo ano, sabia? É claro que apenas uma boa nota no Encceja garantirá o acesso ao Enem e, na sequência, a conquista de uma vaga em faculdades utilizando programas do MEC.
Quer prestar o Enem e treinar seus conhecimentos antes da “hora H”? O Descomplica te ajuda nos estudos e dá aquela força pra arrasar na prova, mesmo como treineiro.
Com nossas aulas online você se prepara melhor, foca nos pontos essenciais e organiza o cronograma de estudos para conquistar uma vaga dos sonhos na faculdade!
Assista também! No enem 2020 eu vou … Plantão Descomplica
Nossa querida Mafê Borsatto vai falar sobre as promessas mais comuns dos vestibulandos e vai dar dicas de como cumprir todas! ? Se liga no vídeo porque vamos falar sobre cronograma de estudos, como não procrastinar, como se dedicar mais, matéria acumulada, exercícios e muito mais.
Aprender é pra todo mundo
Criamos um plano gratuito com vídeos gravados de todo conteúdo do ensino médio, em aulas curtas e com exercícios para você não parar de estudar