Mais estudantes no ensino médio
O Rio Grande do Norte registrou avanços claros no ensino médio público, com menos reprovação, menos abandono e queda no atraso escolar. Para quem está no terceiro ano ou se preparando para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), isso significa um caminho escolar mais estável, e mais colegas chegando até a conclusão do ensino médio.
Dados do Rio Grande do Norte
Os números do Censo Escolar 2025, divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), mostram que, entre 2022 e 2025, a taxa de abandono escolar no Rio Grande do Norte caiu de 11,3% para 3,1%. No mesmo período, a reprovação recuou de 15,6% para 3,6% e o indicador de atraso escolar, a distorção idade-série, foi reduzido de 42,1% para 34,2%.
Esses indicadores permitem calcular taxas de rendimento escolar e apontam uma trajetória de melhoria observada desde 2023, quando o MEC passou a ampliar programas estruturantes. O texto oficial destaca programas como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o Escola em Tempo Integral e a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, além de menção a avanços no Enem.
O programa Pé-de-Meia, lançado no início de 2024, aparece como contribuição prática: 151.094 estudantes do Rio Grande do Norte foram beneficiados, sendo 51,9% do sexo feminino e 48,1% do sexo masculino.
“Os resultados demonstram que mais estudantes estão conseguindo permanecer na escola, avançar de série e concluir seus estudos no tempo adequado. O cenário reflete uma combinação de políticas públicas voltadas à permanência, à aprendizagem e ao aprimoramento das condições de oferta da educação básica. Observamos, ainda, uma melhoria simultânea nos indicadores de abandono, repetência e atraso escolar no Brasil”, afirma o ministro da Educação, Leonardo Barchini.
Dados nacionais e ligação com o Enem
No Brasil, entre 2022 e 2025, a reprovação no ensino médio público caiu 62%, o abandono escolar diminuiu 61% e a distorção idade-série foi reduzida em 28%. No mesmo período, a taxa de aprovação cresceu 11%.
O Inep também registrou aumento de 46% nas inscrições no Enem realizadas por concluintes de escolas públicas entre 2022 e 2025, um dado que mostra mais jovens chegando ao fim do ensino médio e participando do exame.
“Um resultado novo, produzido pelo Inep, observa o que aconteceu com os estudantes que deveriam voltar à escola no ano seguinte e indica que a taxa de não retorno ao ensino médio caiu 28% entre 2022 e 2025, o que significa que mais jovens permaneceram estudando. Esse avanço faz bastante diferença: se esse indicador tivesse permanecido no nível observado em 2022, o Brasil teria, em 2025, quase 250 mil estudantes a menos no ensino médio, ou seja, um número muito grande de jovens que poderia estar fora da escola seguiu estudando”, explica Manuel Palacios, presidente do Inep.
Esses números não significam automaticamente mudança no formato do Enem, mas impactam quem vai fazer a prova: mais concluintes da rede pública no exame alteram o perfil do participante, o que tem efeitos sobre políticas de acompanhamento, oferta de atendimento especializado e a própria preparação dentro da escola.
Fontes oficiais para comparar os dados: o próprio Censo Escolar do Inep e os levantamentos da PNAD Contínua Educação do IBGE, que também mostram aumento da frequência escolar líquida entre jovens de 15 a 17 anos, passando de 76,8% em 2024 para 80,6% em 2025.
O que isso muda na prática para quem estuda para o Enem
- Permanecer no ensino médio faz diferença no ritmo de estudos: menos reprovação e menos atraso escolar significam menos tempo perdido entre séries e mais consistência no conteúdo coberto.
- Professores e escolas com menos rotatividade de estudantes conseguem planejar ciclos de ensino mais completos, o que ajuda quem vai prestar o Enem a ter exposição regular aos temas cobrados.
- Programas de permanência, como o Pé-de-Meia, atuam em fatores socioeconômicos que costumam atrapalhar a rotina de estudo. Isso pode melhorar a capacidade do estudante de se dedicar ao cursinho, aulas e revisões.
Dicas práticas para quem está na rota do Enem:
- Confirme a conclusão do ensino médio com a escola: ter a situação regular facilita inscrição e certificação.
- Use os recursos da sua escola: aulas em tempo integral e programas de reforço aumentam as chances de recuperar conteúdos em que estiver com dificuldade.
- Aproveite o Enem como ferramenta: se a sua rede tem mais concluintes, pode haver mais iniciativas de orientação e simulados locais. Pergunte na coordenação da escola.
Conclusão
Os resultados do Censo Escolar 2025 para o Rio Grande do Norte mostram que menos estudantes estão abandonando e repetindo, e que mais jovens estão concluindo o ensino médio no tempo esperado. Para quem vai prestar o Enem, isso significa um ambiente escolar mais estável e, potencialmente, mais apoio institucional durante a preparação.
Quer saber mais sobre como o Enem se relaciona com a trajetória escolar? Tem outros posts sobre permanência, rendimento e uso da nota do Enem no nosso blog.
Documento elaborado com uso de IA e Revisão editorial: Bruno Quintela - LinkedIn
