Blog Descomplica

Resumo: Primeira Guerra Mundial

Atualizado em

Compartilhe

Olá, meus amigos,

Como estão? Para ajudar nessa semaninha véspera de UFF 2012, a equipe Desconversa escolheu abordar o tema I Guerra Mundial, muito cobrado nos vestibulares. Então, aproveitem esse breve resumo do site Brasil Escola, é bem simples e ao mesmo tempo, completo, super eficiente para te contextualizar sobre esse período tenso da história. Então, boa leitura e bons estudos!

Entre os anos de 1870 e 1914, o mundo vivia a euforia da chamada Belle Epóque (Bela Época). Do ponto de vista da burguesia dos grandes países industrializados, o planeta experimentava um tempo de progresso econômico e tecnológico. Confiantes de que a civilização atingira o ápice de suas potencialidades, os países ricos viviam a simples expectativa de disseminar seus paradigmas às nações menos desenvolvidas. Entretanto, todo esse otimismo encobria um sério conjunto de tensões.
Com o passar do tempo, a relação entre os maiores países industrializados se transformou em uma relação marcada pelo signo da disputa e da tensão. Nações como Itália, Alemanha e Japão, promoveram a modernização de suas economias. Com isso, a concorrência pelos territórios imperialistas acabava se acirrando a cada dia. Orientados pela lógica do lucro capitalista, as potências industriais disputavam cada palmo das matérias-primas e dos mercados consumidores mundiais.
Um dos primeiros sinais dessa vindoura crise se deu por meio de uma intensa corrida armamentista. Preocupados em manter e conquistar territórios, os países europeus investiam em uma pesada tecnologia de guerra e empreendia meios para engrossar as fileiras de seus exércitos. Nesse último aspecto, vale lembrar que a ideologia nacionalista alimentava um sentimento utópico de superioridade que abalava o bom entendimento entre as nações.
Outra importante experiência ligada a esse clima de rivalidade pôde ser observada com o desenvolvimento da chamada “política de alianças”. Através da assinatura de acordos político-militares, os países europeus se dividiram nos futuros blocos políticos que conduziriam a Primeira Guerra Mundial. Por fim, o Velho Mundo estava dividido entre a Tríplice Aliança – formada por Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália – e a Tríplice Entente – composta por Rússia, França e Inglaterra.
Mediante esse contexto, tínhamos formado o terrível “barril de pólvora” que explodiria com o início da guerra em 1914. Utilizando da disputa política pela região dos Bálcãs, a Europa detonou um conflito que inaugurava o temível poder de metralhadoras, submarinos, tanques, aviões e gases venenosos. Ao longo de quatro anos, a destruição e morte de milhares impuseram a revisão do antigo paradigma que lançava o mundo europeu como um modelo a ser seguido.

Comentários

Aoliabe Praxedes
Aoliabe Praxedes
06/09/2014 às 19:58

Bom, este resumo esta muito bom, me ajudou bastante, porém tenho que dizer não está tanto completo assim. O sistema descomplica tem capacidade para redigir um resumo muito mais completo e eficaz de forma simples para atender muito melhor a necessidade de aprendizagem para todos. Ele esta como um material de auxilio e complemento, ainda para embasar e ser um pré vestibular que por si só se sustenta em relação a conteúdo tem q melhorar.

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Paty Martins
Paty Martins
19/03/2012 às 23:56

Gostei!

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de História - Ciências Humanas e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você