As questões de de Português do Enem, basicamente, exigem interpretação com tópicos teóricos. Entender bem esses pontos e investir em formas de se preparar para o exame é, portanto, fundamental. Nesse momento, resolver questões da disciplina ajudam muito!
Em geral, essa disciplina traz questões de nível médio aos candidatos, mas é preciso se preparar para enfrentar desde os conteúdos mais simples até os mais cabeludos. E não se esqueça de que essa disciplina é muito importante para a redação, que é fundamental no Enem. Neste post falaremos sobre as questões da disciplina e ao final traremos algumas questões de Português do exame. Confira!
O que estudar de Português para o Enem
Existem assuntos mais recorrentes quando o assunto é estudar Português para o Enem. Os principais são:
Funções de linguagem
É preciso entender as finalidades comunicativas e como são utilizadas (emotiva, referencial, apelativa, poética, metalinguística e fática). Elas têm o objetivo de mostrar a forma e o motivo pelo qual iniciamos uma mensagem, porém devem observar regras e estruturas.
Coesão textual
É preciso entender as relações de coesão existentes a partir de duas ou três conjunções. Esse assunto, bastante cobrado na prova de Português do Enem, pode ser estudado com base em exercícios de coordenação e subordinação adverbial.
Variações linguísticas
Informalidade e coloquialidade do texto são outros assuntos frequentes no Enem. Esse tema, mais teórico, permite reconhecer as variedades que existem dentro de um idioma e o valor atribuído a cada uma delas. Preconceito linguístico é um tema em alta e que vale a pena estudar também.
Vanguardas europeias
Essa parte da Língua Portuguesa está associada à Literatura, mas também é cobrada nas provas de Linguagens. Vale a pena estudar Impressionismo, Expressionismo, Cubismo, Dadaísmo e Surrealismo, além de entender as influências dessas vanguardas no modernismo brasileiro.
Ambiguidades
Um texto com ambiguidades deve ser evitado no Enem. Muitas vezes, elas aparecem em enunciados ou em charges, desafiando o candidato a entender seu significado. A ambiguidade pode ser criada pela homonímia, pela polissemia e por uma concessão imprecisa associada a pronomes e qualificadores oracionais.
Entendidos esses principais aspectos, é hora de fazer os exercícios de Português de edições anteriores do Enem e ver como você se sair. Dá uma olhada nas dicas que temos para te ajudar!
Como estudar questões de Português do Enem
Uma das melhores formas de fixar o conteúdo e entender o que é cobrado no Enem é resolvendo questões antigas.
Quando você estiver no momento de estudar Português, vale a pena acessar a plataforma de exercícios do Descomplica!
Disponibilizamos questões com resolução e separadas por temas e grau de dificuldade. Além disso, o sistema monitora o que já foi concluído, o que está em andamento e o que falta fazer, dando a sua pontuação até o momento.
Se você der uma olhada minuciosa no exame de Português do Enem, verá que, das 40 questões, pelo menos 30 tendem a envolver leitura e não conhecimento teórico. Por isso, é fundamental treinar o raciocínio e a compreensão e a melhor forma de fazer isso é resolvendo exercícios!
Em geral, no Enem, a parte de Língua Portuguesa traz um certo tradicionalismo. As questões tendem a apresentar uma lógica de resolução e estão quase sempre atreladas à interpretação.
Assista também o vídeo do nosso canal de como estudar Português para o Enem
Fizemos um mapeamento das questões do ENEM e podemos afirmar com muita certeza que sua prova será recheada de interpretação não só de textos escritos, mas também de charges e publicidades. Durante os seus estudos, você com certeza percebe que essa prova explora bastante o estudo dos textos e não exige nada de decoreba, certo?
Isso mostra que, por ser uma prova predominantemente interpretativa, as questões do ENEM vão exigir de você apenas calma e atenção na hora da leitura. Sabemos que é uma prova longa e que uma hora o cansaço bate e você quer deitar ali na mesa da prova mesmo, mas, para te deixar mais tranquilo(a), reforçamos a ideia de que muitas questões do ENEM trazem a resposta no próprio enunciado. Se a leitura não tiver sido clara na primeira tentativa, não hesite em lê-la novamente. Não perca uma questão por falta de atenção ou por preguiça de ler novamente! Espia essa questão da prova de 2009: