Blog Descomplica

Questões comentadas: Teoria do conhecimento

Atualizado em

Compartilhe

1. (Unioeste 2011) John Locke afirma em Ensaio acerca do entendimento: “é de grande utilidade para o marinheiro saber a extensão de sua linha, embora não possa com ela sondar toda a profundidade do oceano. É conveniente que saiba que ela é suficientemente longa para alcançar o fundo dos lugares necessários para orientar sua viagem, e preveni-lo de esbarrar contra escolhos que podem destruí-lo. Não nos diz respeito conhecer todas as coisas, mas apenas as que se referem à nossa conduta. Se pudermos descobrir aquelas medidas por meio das quais uma criatura racional, posta nesta situação do homem no mundo, pode e deve dirigir suas opiniões e ações delas dependentes, não devemos nos molestar por que outras coisas escapam ao nosso conhecimento”.
Tendo em conta o texto acima e a teoria do conhecimento de Locke, é incorreto afirmar que
a) o homem, utilizando suas faculdades racionais, pode conhecer tudo sobre todas as coisas do mundo.
b) o homem deve saber os limites da razão para ter conhecimento certo daquilo que é possível conhecer.
c) há certas coisas que a razão do homem não pode conhecer.
d) assim como o marinheiro guia sua viagem por uma sonda de tamanho conhecido, o homem deve orientar sua conduta por aquilo que conhece.
 
 
2. (Ufu 2006) “Em sua teoria do conhecimento, Tomás de Aquino substitui a doutrina da iluminação divina pela da abstração, de raízes aristotélicas: a única fonte de conhecimento humano seria a realidade sensível, pois os objetos naturais encerrariam uma forma inteligível em potência, que se revela, porém, não aos sentidos que só podem captá-la individualmente – mas ao intelecto.”

INÁCIO, Inês C. e LUCA, Tânia Regina de. O pensamento medieval. São Paulo: Ática, 1988, p. 74.

 Considerando o trecho citado, assinale a alternativa verdadeira.
a) O texto faz referência à influência de Aristóteles no pensamento de Tomás de Aquino, que se opõe, em muitos pontos, à tradição agostiniana, que tinha influência de Platão.
b) O texto expõe a doutrina da iluminação, formulada por Tomás de Aquino para explicar a origem de nosso conhecimento.
c) Para Tomás de Aquino, a realidade sensível é apenas uma cópia enganosa da verdadeira realidade que se encontra na mente divina.
d) Tomás de Aquino substitui a doutrina da iluminação pela teoria da abstração aristotélica, a fim de mostrar que a fé em Deus é incompatível com as verdades científicas.
 
 
3. (UFU- 2ª fase Janeiro de 2000)”Suponha-se, agora, que esse homem adquiriu mais experiência e viveu no mundo o tempo suficiente para ter observado uma conjunção constante entre objetos ou acontecimentos familiares: qual é o resultado desta experiência? Ele infere imediatamente a existência de um objeto do aparecimento do outro. E, sem embargo, nem toda a sua experiência lhe deu qualquer idéia ou conhecimento do poder secreto pelo qual um objeto produz outro; e tampouco é levado a fazer essa inferência por qualquer processo de raciocínio. No entanto, é levado a fazê-la. (…) Há algum outro princípio que o determina a tirar essa conclusão”.

(HUME, David. Investigação sobre o entendimento humano. Col. Os Pensadores, Abril Cultural, 1978)

Qual é o princípio a que Hume se refere acima? De acordo com o texto, aponte a sua relevância para a teoria do conhecimento.
 
 
Gabarito:
1. A
a) Essa alternativa é contraditória ao texto, uma vez que nele o autor diz “Não nos diz respeito conhecer todas as coisas, mas apenas as que se referem à nossa conduta.”
b) Para Locke o conhecimento era oriundo da razão, desse modo os limites do conhecimento necessariamente eram os limites da razão.
c) O texto deixa claro que Locke não acreditava que o homem pudesse conhecer todas as coisas.
d) O homem só deve conhecer as coisas referentes à sua conduta, desse modo os limites de suas condutas devem ser seus conhecimentos.
2. A
a) Tomás de Aquino tomou Aristóteles por inspiração para sua filosofia e Agostinho tomou Platão. Os medievais herdaram os pontos conflitantes da filosofia dos gregos.
b) A teoria da iluminação pertence a Agostinho.
c) Essa é uma ideia defendida por Agostinho na teoria da iluminação.
d) Tomás de Aquino acreditava que Deus podia ser racionalmente conhecido, por isso não via grande distanciamento entre fé e ciência.
3. Hume está apresentando a noção de hábito. A relevância dessa noção para a teoria do conhecimento é que ela está se contrapondo à noção de casualidade. Hume crê o hábito é de extrema importância para o conhecimento humano.
 
 

Comentários

Miqueias
Miqueias
26/07/2024 às 08:54

Eu quero a resposta

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Erika
Erika
28/09/2023 às 09:22

Lindo

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Erika
Erika
28/09/2023 às 09:20

Maravilhoso

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Erika
Erika
28/09/2023 às 09:20

Legal

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Descomplica
Descomplica
29/09/2023 às 09:44

Ei, Erika! Que bom que está gostando! Conta com a gente no que precisar, viu! 💚🚀


ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de História - Ciências Humanas e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você