Conheça a principal característica do texto dissertativo-argumentativo. Esse tipo de texto é um dos mais requisitados em vestibulares e no Enem.
Produzir uma redação com a característica do texto dissertativo-argumentativo é defender uma ideia a partir de argumentação, em outras palavras, basicamente uma afirmação com justificativas. Ou ainda, uma proposição com argumentos ou contra-argumentos.
É um tipo de texto que propõe a formação de opinião do leitor. Por certo, você precisa defender um ponto de vista. Pra redação com a característica do texto dissertativo-argumentativo você precisa ficar atento ao seguinte:
- Apresentar um ponto de vista;
- Discutir os argumentos;
- Fazer uma análise crítica do ponto de vista.
Principais características
Esse tipo de texto pede ideias críticas pra construção de uma tese
A redação com a característica de texto dissertativo-argumentativo é escrita a partir de argumentos convincentes. Pode ser a partir de uma ideia, uma opinião. Deve ser desenvolvida logo na introdução, ou na proposição.
Precisa ser uma afirmação clara e muito bem definida, pois é a partir disso que o seu eixo central é desenvolvido.
Assim sendo, fique atento: é importante essa definição pois um argumento pode ter vários pontos de vista. Você deve assumir um lado e pode escrever em terceira pessoa.
Desenvolva bons argumentos em cada parágrafo
Utilize cada parágrafo pra tratar a sua ideia. Em cada parágrafo um argumento que reforce a sua tese. Apesar disso, não esqueça que o desenvolvimento de seu texto tem que ser uma proposta maior, coerente e organizada.
Use especialistas da área que podem proporcionar credibilidade. Use algum consenso global, descobertas ou, se você domina, apresente um raciocínio lógico. Lembre de encaminhar seu leitor a acreditar, ou concordar, com seus argumentos.
Certifique-se de que as principais características foram usadas ao longo do texto
Por fim, encaminhe sua redação com características do texto dissertativo-argumentativo pra uma síntese. Reveja seus argumentos, de forma resumida. Finalize a confirmação de sua tese. Outra opção é você propor soluções.
Esse tipo de texto é a característica do texto dissertativo argumentativo do Enem. Retome os problemas expostos e proponha uma intervenção. Diminua as questões apontadas em seu texto. A conclusão é o convencimento do leitor.
Relembre as principais características do texto dissertativo-argumentativo:
- Usar fatos selecionados de forma clara;
- Elenque dados pra embasamento;
- Tenha um posicionamento, um ponto de vista defendido;
- Use conectivos pra fechar o texto;
- Em cada parágrafo tratar uma ideia, mas o texto deve ter uma proposta maior;
- A conclusão é o convencimento do leitor.
Ao fim, foi percebido que é necessário habilidades pra produção de uma redação dissertativa-argumentativa. Torna-se muito importante seu conhecimento geral e estar sempre bem-informado.
Cuidado com as fake news, com as fontes duvidosas e sem fundamentação. Busque autores contemporâneos, conheça pesquisas confiáveis e pratique sua percepção crítica e explore seu repertório cultural, pra isso você pode:
- Citar letra de música;
- Enriquecer o texto com autores, como filósofos, antropólogos;
- Use exemplos que comprovem seu problema;
- Proponha intervenção completa.
Leve pra vida essas dicas e faça uma redação com característica de texto dissertativo- argumentativo em grande estilo. Aproveite e leia mais sobre redação pra vestibular e Enem que o Descomplica preparou pra você. As questões comentadas tiram dúvidas e trazem mais repertório pra você. Corre lá.
Exercícios
1. Sobre as características do texto dissertativo-argumentativo, podemos afirmar que:
- a) Suas principais características são contar uma história ou narrar algum acontecimento, verídico ou não.
- b) Apresentar informações sobre um objeto ou fato específico, enumerando suas características através de uma linguagem clara e objetiva.
- c) Tem por finalidade instruir o leitor/interlocutor, por isso o predomínio dos verbos no infinitivo.
- d) Trata-se de um texto da opinião, no qual as ideias são desenvolvidas com a intenção de convencer o leitor.
- e) Seu objetivo é explanar ou explicar um assunto, tema, coisa, situação ou acontecimento.
2. (ENEM)
Não somos tão especiais
Todas as características tidas como exclusivas dos humanos são compartilhadas por outros animais, ainda que em menor grau.
INTELIGÊNCIA
A ideia de que somos os únicos animais racionais tem sido destruída desde os anos 40. A maioria das aves e mamíferos tem algum tipo de raciocínio.
AMOR
O amor, tido como o mais elevado dos sentimentos, é parecido em várias espécies, como os corvos, que também criam laços duradouros, se preocupam com o ente querido e ficam de luto depois de sua morte.
CONSCIÊNCIA
Chimpanzés se reconhecem no espelho. Orangotangos observam e enganam humanos distraídos. Sinais de que sabem quem são e se distinguem dos outros. Ou seja, são conscientes.
CULTURA
O primatologista Frans de Waal juntou vários exemplos de cetáceos e primatas que são capazes de aprender novos hábitos e de transmiti-los para as gerações seguintes. O que é cultura se não isso?
BURGIERMAN, D. Superinteressante, n.º 190, jul. 2003.
O título do texto traz o ponto de vista do autor sobre a suposta supremacia dos humanos em relação aos outros animais. As estratégias argumentativas utilizadas para sustentar esse ponto de vista são
- a) definição e hierarquia.
- b) exemplificação e comparação.
- c) causa e consequência.
- d) finalidade e meios.
- e) autoridade e modelo.
GABARITO
1. D
Resolvendo passo-a-passo a questão:
O texto dissertativo-argumentativo é um texto opinativo que se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado tema. Quem o escreve fundamenta a sua tese por meio de argumentos consistentes e convincentes.
2. B
Resolvendo passo-a-passo a questão:
Ao enumerar as características humanas e de outros animais, o autor usou estratégias de exemplificação e comparação. A exemplificação ocorre quando fatos que contribuem para justificar a tese são apresentados; já no caso da comparação, há um confronto entre duas realidades diferentes.