Blog Descomplica
moedas lado a lado e um gráfico ilustrando queda para ilustrar texto com exercícios crise de 1929

Lista com exercícios de crise de 1929 para gabaritar no Enem

Aprenda, pratique e gabarite com exercícios comentados sobre a histórica Crise de 1929.

Atualizado em

Compartilhe

O estudo da crise de 1929  desempenha um papel fundamental no preparo para exames como o ENEM e vestibulares, pois esse evento histórico marcou profundamente o século XX e tive repercussões globais de longa duração.

Compreender as causas e as consequências da quebra da Bolsa de Valores de Nova York em 1929 é essencial para analisar as dinâmicas econômicas, políticas e sociais que moldaram o mundo contemporâneo.

Para auxiliar os estudantes na fixação do conteúdo, elaboramos uma lista de exercícios sobre crise de 1929 que oferece a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e habilidades.

Faça os exercícios e depois confira o Gabarito para verificar os erros e acertos. Bom estudos!

Exercícios Crise de 1929

Questão 1

 (ENEM) Texto I

A Europa entrou em estado de exceção, personificado por obscuras forças econômicas sem rosto ou localização física conhecida que não prestam contas a ninguém e se espalham pelo globo por meio de milhões de transações diárias no ciberespaço.

ROSSI, C. Nem fim do mundo nem mundo novo. Folha de São Paulo, 11 dez. 2011 (adaptado).

Texto II
Estamos imersos numa crise financeira como nunca tínhamos visto desde a Grande Depressão iniciada em 1929 nos Estados Unidos.

Entrevista de George Soros. Disponível em: www.nybooks.com. Acesso em: 17 ago. 2011 (adaptado).

A comparação entre os significados da atual crise econômica e do crash de 1929 oculta a principal diferença entre essas duas crises, pois

a) o crash da Bolsa em 1929 adveio do envolvimento dos EUA na I Guerra Mundial e a atual crise é o resultado dos gastos militares desse país nas guerras do Afeganistão e Iraque.

b) a crise de 1929 ocorreu devido a um quadro de superprodução industrial nos EUA e a atual crise resultou da especulação financeira e da expansão desmedida do crédito bancário.

c) a crise de 1929 foi o resultado da concorrência dos países europeus reconstruídos após a I Guerra e a atual crise se associa à emergência dos BRICS como novos concorrentes econômicos.

d) o crash da Bolsa em 1929 resultou do excesso de proteções ao setor produtivo estadunidense e a atual crise tem origem na internacionalização das empresas e no avanço da política de livre mercado.

e) a crise de 1929 decorreu da política intervencionista norte-americana sobre o sistema de comércio mundial e a atual crise resultou do excesso de regulação do governo desse país sobre o sistema monetário.

Questão 2

(FUVEST) Da Grande Depressão, ocorrida no mundo capitalista com a crise econômica de 1929, resultou:

a) o desemprego, o reforço do liberalismo e a modernização do setor industrial.

b) a arte expressionista, um avanço dos movimentos anarquistas e o Nazi-Fascismo.

c) o intervencionismo estatal, múltiplos problemas sociais e nova corrida armamentista.

d) o surgimento do neoliberalismo, o fim da hegemonia europeia e a popularidade das correntes culturais existencialistas.

e) o sucesso dos partidos socialistas ocidentais, o recuo do desemprego e o início de uma aproximação com a União Soviética.

Questão 3

(Enem 2014)

Ao deflagrar-se a crise mundial de 1929, a situação da economia cafeeira se apresentava como se segue. A produção, que se encontrava em altos níveis, teria que seguir crescendo, pois os produtores haviam continuado a expandir as plantações até aquele momento. Com efeito, a produção máxima seria alcançada em 1933, ou seja, no ponto mais baixo da depressão, como reflexo das grandes plantações de 1927-1928. Entretanto, era totalmente impossível obter crédito no exterior para financiar a retenção de novos estoques, pois o mercado internacional de capitais se encontrava em profunda depressão, e o crédito do governo desaparecera com a evaporação das reservas.

FURTADO, C. Formação econômica do Brasil. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1997 (adaptado).

Uma resposta do Estado brasileiro à conjuntura econômica mencionada foi o(a)

a) atração de empresas estrangeiras.

b) reformulação do sistema fundiário.

c) incremento da mão de obra imigrante.

d) desenvolvimento de política industrial.

e) financiamento de pequenos agricultores.

Questão 4

(Enem 2014)

Texto:

A crise de 1929 foi um evento decisivo na história do século XX. Ela provocou uma forte recessão econômica mundial, com graves consequências sociais e políticas. No Brasil, a crise teve um impacto significativo sobre a economia cafeeira, que era a principal fonte de divisas para o país.

De acordo com o texto, a crise de 1929 teve como consequência para a economia cafeeira brasileira:

a) a queda do preço do café no mercado internacional;

b) o aumento da produção de café no Brasil;

c)  a expansão das exportações de café para novos mercados;

d) a redução dos impostos sobre a exportação de café;

e) a melhora da infraestrutura de transportes para escoar a produção de café.

 Questão 5

(Enem 2016- com adaptações)

Texto:

A crise de 1929 foi um evento que teve impactos significativos na economia mundial. Entre as causas da crise, destacam-se:

(I) a superprodução de bens e serviços, que levou à queda dos preços e aumento do desemprego. (II) a especulação financeira, que provocou uma queda abrupta na Bolsa de Valores de Nova York. (III) a redução do consumo, que foi causada pela diminuição da renda das famílias.

Quais das afirmações acima são corretas?

Questão 6

(Enem 2018 – com adaptações)

Texto:

A crise de 1929 teve impactos significativos na política brasileira. Entre os principais impactos, destacam-se:

(I) a queda da popularidade do presidente Washington Luís. (II) a ascensão do fascismo no Brasil. (III) o fortalecimento da oposição ao governo.

Quais das afirmações acima são corretas?

Questão 7:

Texto:

O fascismo foi um movimento político que surgiu na Itália na década de 1920. Ele se caracterizou por um regime autoritário, nacionalista e anticomunista.

A crise de 1929 contribuiu para o surgimento do fascismo na Itália?

Questão 8:

Texto:

Os regimes totalitários foram uma característica da Europa na década de 1930. Eles se caracterizavam por um governo autoritário, que controlava todos os aspectos da vida social e política.

A crise de 1929 contribuiu para a ascensão dos regimes totalitários na Europa?

GABARITO

  1. B

Comentário da questão 1:

Podemos perceber que a letra B nos retrata bem o ocorrido nas duas crises, sendo superprodução e supercrédito. A opção A nos remete a guerras ocorridas após segunda guerra mundial, portanto, está errada. As questões C, D e E fazem associações errôneas no que se refere ao mercado atual e apresenta falhas nas afirmações da crise de 1929.

  1. C

Comentário da questão 2:

Os itens incorretos na letra A e B, respectivamente, são a citação do liberalismo e arte expressionista. A correta seria a letra C, principalmente por conta de sua afirmação sobre o intervencionismo estatal, que passa a ocorrer após a crise. Os erros mais impactantes nas questões D e E são, respectivamente, a citação do neoliberalismo, quando na verdade surge o Keynesianismo, e a aproximação com a URSS, que só ocorre em 1991.

3. D

Comentário da questão 5:

Antes mesmo da Revolução de 1930 com a ascensão de Getúlio Vargas ao poder o Brasil já percebia que uma nova postura deveria ser adotada no que se referia a economia, visto a crise de 1929 ter prejudicado tanto os tradicionais acordos do Convênio de Taubaté. Washington Luís, mesmo no final de seu mandato proporciona algumas intervenções afim de valorizar e incentivar a indústria nacional.

4. A

Comentário da questão 4:

O texto afirma que a crise provocou uma forte recessão econômica mundial, que teve como consequência a queda do preço do café no mercado internacional.

5.  Todas estão corretas

Comentário da questão 5:

Todas as afirmações são corretas. A superprodução de bens e serviços, a especulação financeira e a redução do consumo foram as principais causas da crise de 1929.

6. As afirmações (I) e (III) são corretas.

Comentário da questão 6:

A crise de 1929 contribuiu para a queda da popularidade do presidente Washington Luís, que foi acusado de não ter conseguido evitar os impactos da crise no Brasil. A crise também fortaleceu a oposição ao governo, que se organizou para exigir medidas para enfrentar os problemas econômicos.

7. Sim

Comentário da questão 7:

A crise de 1929 contribuiu para o surgimento do fascismo na Itália. A crise provocou um aumento do desemprego e da pobreza na Itália, o que gerou insatisfação popular. O fascismo, que prometia restaurar a ordem e a grandeza da Itália, aproveitou-se dessa insatisfação para ganhar apoio popular.

8. Sim.

Comentário da questão 8:

A crise de 1929 contribuiu para a ascensão dos regimes totalitários na Europa. A crise provocou uma instabilidade política e social na Europa, o que gerou um clima favorável ao surgimento de regimes autoritários. Os regimes totalitários prometiam restaurar a ordem e a segurança, o que atraiu o apoio de muitos setores da população.

Confira também a revisão do nosso canal sobre Crise de 1929

 

Gostou da nossa lista de exercícios sobre Crise de 1929? aproveite para fazer questões antigas de provas do Enem e melhore sua preparação!

E se você estiver procurando um curso preparatório para o Enem, confirma o cursinho da Descomplica!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de História - Ciências Humanas e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você