Um dos temas com presença garantida nas provas de física no Enem é o movimento retilíneo uniforme. E, acredite, ele é mais simples do que parece. Porém, como todos os demais conteúdos, exige que você tenha atenção aos conceitos e fórmulas pra se sair bem.
Neste post, vamos apresentar a você, de maneira descomplicada, o que é o movimento retilíneo uniforme. Então, bora lá! Acompanhe com atenção e fique preparado pra arrasar no Enem.
O que é movimento retilíneo uniforme?
Movimento retilíneo uniforme é aquele em que um objeto se desloca em linha reta a uma velocidade constante. Isso significa que a velocidade e a aceleração do objeto não se alteram durante o percurso.
Muitas aplicações reais envolvem objetos que se movem em linha reta a uma velocidade constante. E também é uma questão certa no Enem. Nesse conceito da física, basta ter atenção às palavras utilizadas pra compreender como ele funciona.
Assim, o movimento é retilíneo porque precisa, obrigatoriamente, ser feito em uma trajetória reta. E o uniforme, que significa constante, sem alteração, está referindo a velocidade. Ela não vai mudar, do início ao fim do trecho observado.
É bem importante compreender a relação entre a ausência de aceleração e a trajetória retilínea. Pra que um corpo mude de direção e realize uma curva, é preciso que outra força atue sobre ele, gerando, necessariamente, uma aceleração, o que nunca acontece no movimento retilíneo uniforme.
Resumindo: um objeto está em movimento retilíneo uniforme quando se move em linha reta, em velocidade constante. Você pode calcular a velocidade de um objeto em movimento retilíneo uniforme dividindo a distância percorrida pelo tempo que levou pra percorrer essa distância
Fórmulas do movimento retilíneo uniforme
Estudar (e entender) os fenômenos físicos, como você sabe, envolve entender e aplicar suas fórmulas. E não é diferente quando o assunto é movimento retilíneo uniforme. Então, agora vamos falar de algumas delas.
Uma dica: decorar as fórmulas é importante. Mas tente também entender a sua lógica, a forma com que são aplicadas. Assim, você não passa aperto caso bata aquele branco na hora da prova.
Velocidade média
Pra encontrar a velocidade média de deslocamento de um corpo é preciso dividir o espaço percorrido pelo tempo gasto. Ou seja:
Vm = Δs/t, onde:
Vm: velocidade média
Δs: variação do espaço
t: intervalo de tempo
Variação de espaço
A variação de espaço mostra a distância que o corpo percorreu em um deslocamento. Pra descobri-la é bem simples: basta subtrair a posição inicial da posição final. Dessa forma, temos:
Δs = s – s0, onde:
Δs = variação do espaço
s = posição final
S0 = posição inicial
Variação do tempo
Pra calcular a variação do tempo, a fórmula que você precisa usar é também bastante simples. É só subtrair o tempo inicial do tempo final. Assim, temos:
∆t = tf – t0, onde:
∆t = variação do tempo
Tf = tempo final
T0 =tempo inicial
Função horária
Pra descobrir a posição de um móvel com velocidade constante em um determinado momento usamos a função horária. Ou seja, se um corpo se desloca a 20 km/h, em velocidade média constante, em uma hora ele estará a 20 quilômetros do ponto de partida.
A fórmula pra encontrar a posição de um objeto em um ponto futuro que se desloca em movimento retilíneo uniforme é:
S = S0 + v.t
onde:
S =posição final
S0 = posição inicial
v = velocidade
t= tempo
Quais são as características do movimento retilíneo uniforme?
Existem três características do movimento retilíneo uniforme: velocidade constante, trajetória em linha reta e intervalos de tempo iguais. Todas devem ser atendidas pra que algo seja considerado movimento retilíneo uniforme.
Velocidade constante significa que não há variação de velocidade no deslocamento. E essa velocidade pode ser positiva, quando o objeto está se move pra direita, ou negativa, ele se movendo pra esquerda.
Trajetória em linha reta significa que o objeto se move de forma retilínea, sem alterar sua direção.Ele não vai virar, desviar do curso ou ziguezaguear – ele se moverá em uma linha perfeitamente reta até chegar ao seu destino.
Intervalos de tempo iguais significam que quantidades iguais de tempo passam entre cada movimento do objeto. Portanto, se um objeto se mover 5 metros em 10 segundos, ele também se moverá 10 metros em 20 segundos.
O que é o movimento retilíneo uniformemente variado
No movimento retilíneo uniforme variado (MRUV) o objeto também se move em uma linha reta. Neste caso, porém, a sua velocidade variade forma uniforme. Ou seja, o corpo terá a mesma aceleração em intervalos de tempos iguais.
E esta é a diferençaentre o movimento retilíneo uniforme e o variado. No segundo (MRUV), a aceleração será diferente de zero. Ou seja, a velocidade deixa de ser uma constante, à medida que o objeto acelera.
Quando medimos a velocidade de um corpo que se desloca em MRUV, encontraremos sempre o mesmo valor, independentemente dos pontos inicial e final do percurso. A fórmula pra calcular o MRUV é a seguinte:
V = Vo + a. T
onde:
v: velocidade (m/s)
Vo: velocidade inicial (m/s)
a: aceleração (m/s²)
t: tempo (s)
Movimento acelerado ou retardado?
O movimento retilíneo uniformemente variado pode ser acelerado ou retardado. O primeiro caso ocorre quando a velocidade do deslocamento aumenta de forma em uma mesma proporção ao longo do tempo.
Caso a velocidade seja reduzida, também de forma constante ao longo do tempo, o movimento retilínio será uniformemente retardado. A aceleração, neste caso, terá sinal negativo.
Depois de ler o nosso post sobre o movimento retilíneo uniforme, como está se sentindo? Mais tranquilo, pois domina ou assunto, ou ansioso pra mergulhar nos exercícios pra testar seus conhecimentos?
O que a gente quer é ajudar você a encontrar o melhor caminho pra dominar esse conteúdo. Então, bora seguir nos estudos pra garantir mais uns pontos importantes no Enem! Conheça o Pré-Enem da Descomplica!