Para responder essa questão de Física, assista uma aula sobre Equilíbrio.
1. (UFRJ) Um jovem e sua namorada passeiam de carro por uma estrada e são surpreendidos por um furo dos pneus. O jovem, que pesa 750 N, pisa a extremidade de uma chave de roda, inclinada em relação à horizontal, como mostra a figura a, mas só consegue soltar o parafuso quando exerce sobre a chave uma força igual a seu peso.
A namorada do jovem, que pesa 510N, encaixa a mesma chave, mas na horizontal, em outro parafuso, e pisa a extremidade da chave, exercendo sobre ela uma força igual a seu peso, como mostra a figura b.
Supondo que este segundo parafuso esteja tão apertado quanto o primeiro, e levando em conta as distâncias indicadas nas figuras, verifique se a moça consegue soltar esse parafuso. Justifique sua resposta.
GABARITO
E aí, pessoal, já resolveram? A resposta é: sim, ela vai conseguir girar o parafuso. Você deve estar se perguntando, mas por quê?
Você já sabe que:
M=F. d. senϴ
Esse seno entra na formula quando a força não é perpendicular ao corpo, como é o caso da figura a; tem um ângulo ali entre a força aplicada e o corpo. O seno desse ângulo será cateto oposto sobre a hipotenusa, que nesse caso é 2/3. Então o momento que o jovem vai fazer no parafuso será igual a:
M = F.d.senϴ = 750 x 0.3 x (2/3) = 150N.m.
E o momento que a namorada irá fazer será de:
M = 510 x 0.3 = 153N.m.
Então se ele consegue girar o parafuso, ela também conseguirá, já que aplicarará um momento maior que o dele.
Essa questão foi selecionada e resolvida pelo monitor de Vitor Logullo.