O profissional de Publicidade e Propaganda é quem promove produtos, serviços e ideias para um público. Entre as atividades que um publicitário faz, podemos citar o planejamento de campanhas, criação de identidade visual impresso e digital, pesquisa de público-alvo e muitas outras possibilidades.
Para que uma empresa tenha um bom posicionamento no mercado, é preciso que ter uma equipe composta por alguns profissionais da área de comunicação, incluindo o publicitário. Há muitas organizações bem posicionadas no mercado atualmente e todo esse sucesso se deu através da Publicidade. Como por exemplo a Coca-Cola, criada em 1886, e que hoje tem um reconhecimento de nível mundial resultante de suas campanhas publicitárias.
Hoje nós vamos responder suas principais dúvidas sobre as áreas de atuação, universidades públicas que ofertam o curso, como anda o mercado de trabalho e qual é a média salarial atualmente. Mas antes, você sabia que celebramos o dia do profissional em Publicidade?
? 1º de Fevereiro – Dia do Publicitário
Nós comemoramos anualmente, no dia 1º de Fevereiro, o Dia do Publicitário. Quem convive com um vai dizer que nunca escutou um:
- “Preciso de um feedback”
- “Esse brainstorm tem que rolar”
- “Me chamaram pra um freela”
- “Tive um feeling aqui agora e acho que vai dar bom”
O decreto de Lei nº 57.690 foi criado para regulamentar a profissão, assim como o Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária (CONAR) que busca garantir os direitos e deveres do publicitário e impedir campanhas enganosas e abusivas, assegurando a liberdade de expressão comercial.
? Como funciona o curso de Publicidade e Propaganda?
Primeiro, é importante que saiba que o curso pode ser ofertado de duas maneiras: como Publicidade e Propaganda ou Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. Contudo, mesmo com nomenclaturas um pouco diferentes, ambos são o mesmo curso e possuem 4 anos de duração.
Se optar por se graduar no curso, você provavelmente irá estudar um pouco de psicologia, legislação, marketing, teorias da comunicação, produção textual, fotografia publicitária e por aí vai. No curso de publicidade você irá aprender as técnicas e ferramentas de persuasão e, também, as relações sociais e culturais que o profissional precisa estabelecer com os seus públicos.
Separamos as 7 Universidades Públicas com melhores índices de qualidade de ensino no curso de Publicidade e Propaganda no Brasil em 2021 de acordo com a avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC).
- 1º Universidade Federal De Minas Gerais (UFMG)
- 14º Universidade Estadual Do Centro Oeste (Unicentro)
- 37º Universidade Federal De Santa Maria (UFSM)
- 39º Universidade Federal Do Pampa (Unipampa)
- 43º Universidade Federal De Mato Grosso (UFMT)
- 44º Universidade De Brasília (UnB)
- 45º Universidade Do Estado Do Rio Grande Do Norte (UERN)
Saiba que existem diferenças entre Universidade, Centro Universitário e Faculdade, por isso, é importante que você entenda quais são as áreas acadêmicas de cada uma para que possa fazer uma boa escolha para os seus objetivos.
? Você sabia que existe diferença entre Publicidade e Propaganda?
A propaganda promove ideologias que podem ser religiosas, políticase de muitas outras maneiras para influenciar um comportamento, ela se aplica mais a produtos e serviços. Já a publicidade é o que torna algo público e comercial, ou seja, o compartilhamento de ideias.
? Que tal exemplificarmos o que é cada coisa?
Propaganda: Campanha contra o tabagismo e prevenção à Covid-19.
Publicidade: Divulgação de um novo sanduíche do Burger King e Campanha “Aqui a natureza é a estrela” do Hortifruti.
A partir da década de 2000, a publicidade teve um crescimento e passou a movimentar todos os anos 10 bilhões de dólares. Isso se dá pelo grande número de investidores em mídias e nas agências, que por sua vez, estão aumentando ainda mais o nível de qualidade das suas entregas.
Nesse sentido, temos dois momentos da publicidade, a pré internet e a pós. Ou seja, foi preciso que as marcas, junto com suas agências, reinventassem seu modo de comunicar, não dá mais para utilizar apenas os meios tradicionais de comunicação.
? Principais áreas de atuação do profissional formado em Publicidade e Propaganda
O curso oferece uma gama enorme de opções para escolher, pois a área é bem ampla. Além das agências publicitárias, o publicitário poderá atuar nos setores abaixo em empresas prestadoras de serviços, consultoria, setor público, empresas privadas, ONG’s e muito mais!
Atendimento
Nesse setor se realiza a comunicação entre cliente e agência. O profissional que optar por essa área precisa ter algumas habilidades como dedicação, paciência, boa comunicação, pois estará lidando sempre com diferentes públicos.
Planejamento
Nessa área, o publicitário cuidará de todos os planejamentos de campanha e projetos internos. É necessário ter habilidades analíticas, por tratar de dados, mas também, é preciso ter uma boa comunicação para a troca de informações entre as áreas.
Pesquisa
Aqui é o momento em que o profissional buscará todas as informações que são necessárias para que o projeto ou campanha do cliente funcione. É preciso ser responsável e ter boa capacidade de pesquisa e interpretação.
Mídia
O que envolve a mídia da campanha ou projeto é tratado pelos funcionários desse setor. É necessário saber interpretar números, ser organizado, ter noção de planejamento e, principalmente, gostar do que faz.
Criação
Pode ser dividida em arte e redação. Ambos tiram o que vem sendo falado em papéis e começa a dar vida com imagens, vídeos, colagens, etc.
Social Media
O profissional irá cuidar, monitorar e gerenciar as redes sociais do cliente, tentando ao máximo criar uma relação com o público, firmar o posicionamento da marca na internet e criar autoridade. Além disso, irá analisar as métricas das redes, interagir com o público, planejar, produzir e postar conteúdos, entre outras funções.
? Mercado de trabalho para Publicidade e Média salarial
Caso você seja do tipo que não quer trabalhar para alguém, que tal colocar seu espírito empreendedor para jogo? Invista em seu próprio negócio dentro do ramo! Lembre-se que se especializar em algum tema que gosta mais se torna um diferencial.
A experiência é chave fundamental para te ajudar a conseguir boas vagas, busque ao máximo estágios para fazer, mesmo que seja não-remunerado, adquira novas vivências e aproveite para fazer bons networkings, no futuro eles muitas portas podem se abrir através deles.
O salário do profissional de Publicidade pode variar de acordo com o tamanho da empresa e o tempo de experiência profissional:
Empresa de pequeno porte: Mín. R$1.297,10 e Máx. R$3.166,74
Empresa de médio porte: Mín. R$1.686,22 e Máx. R$4.116,75
Empresa de grande porte: Mín. R$ 2.192,09 e Máx. R$5.351,79
Esses valores vão depender de qual função o publicitário estará inserido na empresa: estágio, trainee, junior, pleno, senior ou master.
Agora que você já sabe a diferença entre publicidade e propaganda, como o curso funciona e o que você vai estudar, conheceu algumas universidades públicas que oferecem a graduação e como anda o mercado de trabalho atualmente. Escolha um de nossos planos pré-vestibulares e comece a se preparar para ser aprovado em Publicidade e Propaganda. Estamos prontos para embarcar nessa jornadacom você!