Blog Descomplica

Publicidade: tudo sobre o curso e a carreira

Atualizado em

Compartilhe

O profissional de Publicidade e Propaganda é quem promove produtos, serviços e ideias para um público. Entre as atividades que um publicitário faz, podemos citar o planejamento de campanhas, criação de identidade visual impresso e digital, pesquisa de público-alvo e muitas outras possibilidades.

Para que uma empresa tenha um bom posicionamento no mercado, é preciso que ter uma equipe composta por alguns profissionais da área de comunicação, incluindo o publicitário. Há muitas organizações bem posicionadas no mercado atualmente e todo esse sucesso se deu através da Publicidade. Como por exemplo a Coca-Cola, criada em 1886, e que hoje tem um reconhecimento de nível mundial resultante de suas campanhas publicitárias.

Hoje nós vamos responder suas principais dúvidas sobre as áreas de atuação, universidades públicas que ofertam o curso, como anda o mercado de trabalho e qual é a média salarial atualmente. Mas antes, você sabia que celebramos o dia do profissional em Publicidade?

? 1º de Fevereiro – Dia do Publicitário

Nós comemoramos anualmente, no dia 1º de Fevereiro, o Dia do Publicitário. Quem convive com um vai dizer que nunca escutou um:

  • “Preciso de um feedback
  • “Esse brainstorm tem que rolar”
  • “Me chamaram pra um freela
  • “Tive um feeling aqui agora e acho que vai dar bom”

O decreto de Lei nº 57.690 foi criado para regulamentar a profissão, assim como o Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária (CONAR) que busca garantir os direitos e deveres do publicitário e impedir campanhas enganosas e abusivas, assegurando a liberdade de expressão comercial.

?  Como funciona o curso de Publicidade e Propaganda?

Primeiro, é importante que saiba que o curso pode ser ofertado de duas maneiras: como Publicidade e Propaganda ou Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. Contudo, mesmo com nomenclaturas um pouco diferentes, ambos são o mesmo curso e possuem 4 anos de duração.

Se optar por se graduar no curso, você provavelmente irá estudar um pouco de psicologia, legislação, marketing, teorias da comunicação, produção textual, fotografia publicitária e por aí vai. No curso de publicidade você irá aprender as técnicas e ferramentas de persuasão e, também, as relações sociais e culturais que o profissional precisa estabelecer com os seus públicos.

Separamos as 7 Universidades Públicas com melhores índices de qualidade de ensino no curso de Publicidade e Propaganda no Brasil em 2021 de acordo com a avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC).

  • 1º Universidade Federal De Minas Gerais (UFMG)
  • 14º Universidade Estadual Do Centro Oeste (Unicentro)
  • 37º Universidade Federal De Santa Maria (UFSM)
  • 39º Universidade Federal Do Pampa (Unipampa)
  • 43º Universidade Federal De Mato Grosso (UFMT)
  • 44º Universidade De Brasília (UnB)
  • 45º Universidade Do Estado Do Rio Grande Do Norte (UERN)

Saiba que existem diferenças entre Universidade, Centro Universitário e Faculdade, por isso, é importante que você entenda quais são as áreas acadêmicas de cada uma para que possa fazer uma boa escolha para os seus objetivos.

? Você sabia que existe diferença entre Publicidade e Propaganda?

A propaganda promove ideologias que podem ser religiosas, políticase de muitas outras maneiras para influenciar um comportamento, ela se aplica mais a produtos e serviços. Já a publicidade é o que torna algo público e comercial, ou seja, o compartilhamento de ideias.

? Que tal exemplificarmos o que é cada coisa?
Propaganda: Campanha contra o tabagismo e prevenção à Covid-19.

Publicidade: Divulgação de um novo sanduíche do Burger King e Campanha “Aqui a natureza é a estrela” do Hortifruti.

A partir da década de 2000, a publicidade teve um crescimento e passou a movimentar todos os anos 10 bilhões de dólares. Isso se dá pelo grande número de investidores em mídias e nas agências, que por sua vez, estão aumentando ainda mais o nível de qualidade das suas entregas.

Nesse sentido, temos dois momentos da publicidade, a pré internet e a pós. Ou seja, foi preciso que as marcas, junto com suas agências, reinventassem seu modo de comunicar, não dá mais para utilizar apenas os meios tradicionais de comunicação.

? Principais áreas de atuação do profissional formado em Publicidade e Propaganda

O curso oferece uma gama enorme de opções para escolher, pois a área é bem ampla. Além das agências publicitárias, o publicitário poderá atuar nos setores abaixo em empresas prestadoras de serviços, consultoria, setor público, empresas privadas, ONG’s e muito mais!

Atendimento

Nesse setor se realiza a comunicação entre cliente e agência. O profissional que optar por essa área precisa ter algumas habilidades como dedicação, paciência, boa comunicação, pois estará lidando sempre com diferentes públicos.

Planejamento

Nessa área, o publicitário cuidará de todos os planejamentos de campanha e projetos internos. É necessário ter habilidades analíticas, por tratar de dados, mas também, é preciso ter uma boa comunicação para a troca de informações entre as áreas.

Pesquisa

Aqui é o momento em que o profissional buscará todas as informações que são necessárias para que o projeto ou campanha do cliente funcione. É preciso ser responsável e ter boa capacidade de pesquisa e interpretação.

Mídia

O que envolve a mídia da campanha ou projeto é tratado pelos funcionários desse setor. É necessário saber interpretar números, ser organizado, ter noção de planejamento e, principalmente, gostar do que faz.

Criação

Pode ser dividida em arte e redação. Ambos tiram o que vem sendo falado em papéis e começa a dar vida com imagens, vídeos, colagens, etc.

Social Media

O profissional irá cuidar, monitorar e gerenciar as redes sociais do cliente, tentando ao máximo criar uma relação com o público, firmar o posicionamento da marca na internet e criar autoridade. Além disso, irá analisar as métricas das redes, interagir com o público, planejar, produzir e postar conteúdos, entre outras funções. 

? Mercado de trabalho para Publicidade e Média salarial

Caso você seja do tipo que não quer trabalhar para alguém, que tal colocar seu espírito empreendedor para jogo? Invista em seu próprio negócio dentro do ramo! Lembre-se que se especializar em algum tema que gosta mais se torna um diferencial.

A experiência é chave fundamental para te ajudar a conseguir boas vagas, busque ao máximo estágios para fazer, mesmo que seja não-remunerado, adquira novas vivências e aproveite para fazer bons networkings, no futuro eles muitas portas podem se abrir através deles.

O salário do profissional de Publicidade pode variar de acordo com o tamanho da empresa e o tempo de experiência profissional:

Empresa de pequeno porte: Mín. R$1.297,10 e Máx. R$3.166,74

Empresa de médio porte: Mín. R$1.686,22 e Máx. R$4.116,75

Empresa de grande porte: Mín. R$ 2.192,09 e Máx. R$5.351,79

Esses valores vão depender de qual função o publicitário estará inserido na empresa: estágio, trainee, junior, pleno, senior ou master.

Agora que você já sabe a diferença entre publicidade e propaganda, como o curso funciona e o que você vai estudar, conheceu algumas universidades públicas que oferecem a graduação e como anda o mercado de trabalho atualmente. Escolha um de nossos planos pré-vestibulares e comece a se preparar para ser aprovado em Publicidade e Propaganda. Estamos prontos para embarcar nessa jornadacom você!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você