Blog Descomplica

Provas EAD: como funcionam e dicas de como estudar pra ir bem

porDescomplica| 15/06/2021

Compartilhe

Os cursos a distância se tornam cada vez mais uma opção popular em várias áreas. Então, é natural que alguns alunos tenham dúvidas sobre como funcionam as provas EaD. Esse é o seu caso?

O objetivo das provas EaD é comprovar que o aluno absorveu os conhecimentos necessários daquela etapa do curso. Ou seja, têm o mesmo papel que as avaliações aplicadas em cursos convencionais, mas com algumas diferenças.

Nem sempre elas são feitas de forma remota. Apesar disso, também há casos em que você pode fazer a avaliação a distância ou até mesmo ter a sua nota vinda de outras atividades.

Então, é preciso conhecer as particularidades das provas EaD pra ter chances de obter bons resultados. Quer aprender mais? A seguir, você descobrirá tudo o que precisa saber sobre esse assunto. Aproveite!

Como funcionam as provas EaD?

Como funcionam as provas EaD?

As datas das provas EaD geralmente já ficam previstas no cronograma do curso a distância. Em outros casos, os alunos têm um prazo determinado pra fazer a avaliação. As turmas costumam receber avisos com antecedência sobre essas datas pra se anteciparem.

Elas podem ter questões dissertativas ou de múltipla escolha. Em alguns casos, podem até contar com perguntas que envolvam recursos multimídias. Tudo depende da área do curso e dos temas estudados naquele ciclo.

O método remoto está disponível pra alguns tipos de provas EaD. Nesse caso, o aluno acessa a avaliação usando seu próprio dispositivo e tem um tempo limitado pra responder às questões. Além disso, podem existir alguns casos que impedem o acesso a outras abas e o recurso de copiar e colar.

Por outro lado, também é possível fazer provas EaD de maneira presencial. Aí, a instituição de ensino determina um local físico pra receber os alunos que farão a avaliação.

Como se dar bem nas provas EaD?

Como se dar bem nas provas EaD?

Como você viu até agora, não há muitas diferenças entre as provas EaD e as tradicionais. Mesmo quando são feitas de maneira remota, ainda se parecem bastante com as que costumam se aplicar nos tempos de colégio.

No entanto, existem alguns pontos que exigem a sua atenção pra se dar bem nas provas EaD. Pra começar, é bom ficar de olho no contador de tempo pra não se distrair e perder o prazo. Distrações podem ser grandes vilãs nessa hora, então se afaste delas.

Aliás, é muito importante separar um espaço tranquilo da casa pra fazer sua avaliação. O celular também precisa estar desligado pra evitar aquelas notificações chatas.

Enfim, neste artigo de hoje, a gente vai te dar algumas dicas de como estudar pra a prova de faculdade EaD. 

Portanto, se quiser saber mais sobre o assunto, basta que você continue a leitura aqui conosco porque temos uma série de dicas super fáceis! 

1. Nada de usar o Google 

Tem muita gente que faz uso do Google como forma de estudar pras provas EAD. Entretanto, isso não é recomendado porque os professores podem descobrir e zerar o seu trabalho. 

Não há outra forma: se você entrar pro seu curso de ensino superior, vai ter que estudar e tirar a reposta dos conteúdos através da sua mente. 

Sem contar ainda que muitos portais e sites do Google que irão promover a resposta pronta pra sua pergunta podem estar errados

É isso mesmo! Você pode estar achando que é uma coisa e no final vai ser outra completamente diferente, dando, assim, a resposta errada pra questão solicitada. 

2. Separe tempo para estudar 

Assim como nas graduações que são presenciais, você também vai ter uma determinado tempo pra realizar a sua prova.

Por isso, é importante que tenha estudado com antecedência pra garantir que não vai ter nenhum problema quanto a ficar nervoso por estar em cima da hora e até  mesmo sem ter aquele branco porque não se sente preparado. 

Se você sabe que a sua prova está agendada pra semana que vem, não deixe pra estudar um ou dois dias antes, comece a estudar ainda agora. 

Uma forma pra automatizar a sua aprendizagem é que você primeiro descubra qual é o seu formato de conhecimento. Muitas pessoas aprendem através de desenhos enquanto conseguem aprender de uma forma completamente diferente. 

Em suma, é crucial que você estude de várias formas possíveis pra descobrir qual é o método que mais se adequa ao seu perfil. Ou seja, faça mapas mentais e até mesmo resumos sobre o conteúdo. 

3. Durma bem 

Meu querido, você sabia que dormir bem vai resolver uma grande parte dos problemas da sua vida? É, muita gente não sabe disso, mas é verdade! 

Muitos cientistas estão comprovando que o ato de dormir  uma boa noite de sono vai ajudar você a ficar melhor concentrado na sua prova e, assim sendo, garantir que não vai ter nenhum problema quanto ao esquecimento e dificuldade de aprendizagem. 

A sua noite de sono deve ser ótima ainda mais no dia em que for à prova.

Nada de deixar de descascar pra ficar estudando sobre o conteúdo porque isso pode fazer com que você fique nervoso ou cansado e, assim sendo, não consiga prestar mais atenção sobre o conteúdo. 

O recomendado pros adultos é que durmam na faixa e 8 horas por dia enquanto só os mais novos devem dormir na faixa de 10 a 12 horas. 

4. Afaste a cabeça do assunto

Às vezes você pode não estar indo muito bem nas suas provas EAD porque estava muito estressado com os conteúdos. 

Por isso, é crucial que você afaste um pouco a cabeça do assunto pra que consiga relaxar um pouco e, assim sendo, depois voltar ao ponto inicial com tudo! 

Por fim, determinados cursos extraem a nota do que seriam as avaliações finais de atividades realizadas pelos alunos. Então, o segredo está em se esforçar ao máximo em todas as tarefas recebidas no curso EaD.

As provas EaD podem representar um desafio pra quem não se preparar

Então, aproveite o tempo que você tem pra saber o máximo sobre os critérios dessas avaliações. Procure entender como elas funcionam em seu curso e converse sobre isso com os seus professores pra se dar bem.

Já que o assunto é sobre cursos EaD, aproveite pra conhecer as novidades da Faculdade Descomplica! Bora lá?!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica