Você sabia que os projetos educacionais têm um papel fundamental para os processos pedagógicos? Pois é! Eles são essenciais para educadores, pedagogos, gestores e coordenadores de escolas, grupo de profissionais da educação, entre outros, para auxiliar sobre como realizar suas atividades.
Por isso é tão importante que os especialistas na área dominem esse tema! E, claro, ainda temos a abertura de uma possibilidade bem bacana de atuação, já que há essa demanda no setor. Então vem com a gente e descubra como fazer projetos educacionais incríveis! Boa leitura!
O que são projetos educacionais?
Os projetos educacionais também podem ser chamados de projetos pedagógicos. Eles têm a ideia de realizar um processo de planejamento de todo o processo educacional, como os seus objetivos, concepções, metodologias e diretrizes.
Um projeto educacional mescla questões de teoria e prática e tem uma duração finita. Também, analisa problemas atuais, oportunidades de melhoria e auxilia no planejamento e coordenação de mudanças no ambiente educacional.
Dessa forma, pode ser implementado em escolas, faculdades e, até mesmo, em instituições de cursos voltados para o mercado e ONGs.
Esse é um documento obrigatório para todas as escolas, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Por isso é tão importante ter um profissional especializado pra elaborá-lo.
Qual a importância de um bom projeto educacional?
O projeto educacional é uma espécie de mapa do processo pedagógico naquela instituição. Pense que ele orienta todos os profissionais sobre a situação atual, os objetivos a serem cumpridos e de que forma é possível alcançar esses resultados.
Ele é uma forma de unificar as visões de todos os envolvidos em um objetivo comum. Com isso, basicamente, todos os pedagogos e demais profissionais falam a mesma língua e auxiliam na gestão administrativa da escola.
Quais os tipos de projetos educacionais?
Há diversos tipos de projetos educacionais e cada um deles atende a objetivos específicos. Vamos conhecer mais sobre cada um deles? Vamos juntos!
- projetos de intervenção: planeja uma intervenção que traz uma alteração na estrutura ou dinâmica do sistema educacional atual;
- projetos de pesquisa: visa realizar uma investigação por meio da experimentação;
- projetos de ensino: auxilia na melhoria do processo de ensino-aprendizagem;
- projetos de trabalho: são projetos educacionais feitos dentro de uma disciplina (em graduação ou pós-graduação), pra aperfeiçoar os conhecimentos dos estudantes.
Como elaborar um bom projeto educacional?
Um bom projeto educacional tem por base a ideia de um roteiro. Ou seja, ele mostra o ponto de partida e o de chegada.
Além disso, ele deve ter um conjunto de informações que auxiliem a planejar a estrutura educacional da instituição, seja ela uma escola, faculdade, ONG ou empresa na área de educação empresarial.
Alguns dos pontos que precisam estar presentes no projeto pedagógico são:
- missão da instituição;
- identificação da missão no dia a dia;
- composição do organismo da instituição;
- divisões internas;
- recursos de ensino;
- contexto no qual a instituição está inserida;
- planos de ação a serem adotados;
- metodologias e métodos pedagógicos específicos;
- referências de base, modelos de gestão, entre outros pontos.
Os projetos educacionais possuem um tempo de validade e precisam ser revistos periodicamente. Afinal, objetivos e métodos mudam ao longo do tempo.
E por ser um documento tão importante, cada vez mais há demanda por quem saiba elaborá-los de forma adequada. Por isso, a capacitação do profissional para gestão de projetos educacionais é fundamental.
E se quer ser um expert no desenvolvimento e gestão de projetos educacionais, temos a pós perfeita! Conheça os cursos de pós – graduação que a Descomplica oferece em educação e dê aquela turbinada no seu futuro!