Se está em busca de um resumo completo sobre as projeções cartográficas, então chegou ao lugar certo. Isso porque o Descomplica elaborou um conteúdo perfeito pra você, com a explicação dos principais tipos de projeções existentes.
Aproveite, e pratique seus conhecimentos com um exercício sobre o tema, que ajudará a fixar melhor o aprendizado. Confira!
Projeções cartográficas: resumo
As projeções cartográficas, em resumo, são representações ou sistemas das próprias coordenadas geográficas nos mapas. Assim, as linhas de latitude e longitude, com os paralelos e meridianos é que formam essas projeções.
O objetivo desse sistema é justamente representar a superfície da terra, em sua forma esférica, planificando essa área e transformando-a em um mapa preciso. Há tipos diferentes de planificações existentes, e cada uma cumpre papéis distintos.
No entanto, antes de entender essas diferenças, é preciso compreender os conceitos de dois pontos fundamentais deste estudo: paralelos e meridianos. Dessa forma, será possível ter uma noção mais completa dessas projeções.
O que são paralelos e meridianos?
De uma forma simples, os meridianos e os paralelos são as linhas que cobrem, de forma imaginária, o planeta. Os paralelos ficam dispostos de forma horizontal, enquanto os meridianos estão traçados verticalmente.
Elas têm um papel fundamental dentro da compreensão do globo da Terra, e são indispensáveis em diversas áreas, como a geolocalização. Devido ao formato, essas linhas acabam se cruzando entre si, o que permite indicar uma localização exata de um ponto.
Paralelos
Sendo linhas horizontais, os paralelos estão ligados a latitude, formando circunferências completas no planeta. O mais relevante a se considerar é a Linha do Equador, que divide a Terra entre os hemisférios Norte e Sul.
As latitudes que ficam na parte no hemisfério Norte vão de 0º até 90º; já as presentes no hemisfério Sul vão de -90º até 0º. Um ponto importante a se considerar, é que a Linha do Equador passa também pelo território brasileiro.
Meridianos
Já os meridianos, como mencionado, são verticais, formando semicircunsferências ao redor da Terra. Eles estão ligados à longitude, seguindo de um polo a outro do planeta.
O mais relevante de todos é justamente o Greenwich, que fica na linha de 0º, dividindo o hemisfério novamente, mas agora em Leste e Oeste, ou de forma respectiva o oriente e ocidente.
Quanto aos graus, eles vão de 0º até 180º, no lado leste, e de -180º até 0º, na parte oeste. Outro fator relevante é que os meridianos servem pro ajuste do fuso-horário, e a linha oposta a Greenwich marca a linha internacional da data, indicando a alteração entre um dia e outro.
Tipos de projeções cartográficas: resumo
Agora, com um conhecimento mais claro sobre essas linhas, fica muito mais simples entender quais são os tipos de projeções cartográficas, e como elas realmente atuam na representação da Terra.
Projeção Cilíndrica ou projeção de Robinson
A forma cilíndrica de projeção deve-se justamente à ideia de um cilindro envolvendo o globo. Assim, todas as linhas relacionadas aos meridianos e também aos paralelos ficam dispostas de forma reta e convergente.
Essa é a forma mais conhecida, já que contou com a utilização de Arthur Robinson pra representar a superfície, e atualmente é o modelo convencional do Mapa Mundi.
Isso não significa, porém, que seja a forma mais real de representação, apresentando ainda distorções, principalmente com relação às áreas mais perto dos polos.
Projeção Cônica
Se na cilíndrica era um cilindro que envolve a Terra, na projeção cônica, quem cumpre essa ideia é um cone. Assim, tem mais utilidade pra representações em áreas com menor latitude, como continentes.
Nele, as linhas meridianas convergem diretamente pra região polar, com as paralelas atuando de forma concêntrica circular. Quando aplicadas em uma planificação maior, apresenta deformações ainda mais significativas.
Projeção Plana ou projeção azimutal
Recebe esse nome porque a projeção acontece sobre uma superfície disposta de forma plana ao globo. Assim como na cômica, os paralelos continuam de forma concêntrica circular, e os meridianos também saem do polo.
É muito comum em representações das áreas polares, permitindo uma visualização melhor desses pontos, que normalmente são mais distorcidos em outras projeções. Divide-se em três tipos: equatorial, polar e oblíqua.
Qual a finalidade da projeção cartográfica?
Tendo por base as explicações dadas acima, a projeção cartográfica tem como objetivo principal representar a superfície do planeta em uma área plana. Como todo mundo sabe, a Terra é como um esfera, sendo preciso que haja esse tipo de processo pra que ela se encaixe em uma mapa, como é o caso do Mapa Mundi.
Além da sua utilidade pra essa compreensão, há também a questão relacionada às localizações, que se tornam mais precisas devido ao traçado das linhas paralelas e meridianas, bem como a própria divisão hemisférica do planeta.
Exercícios sobre projeções cartográficas
Agora que já foi possível observar todo o resumo sobre as projeções cartográficas, que tal praticar um pouco? Então confira uma questão relacionada ao conteúdo, pra ficar o aprendizado. A resposta correta já está escrita em negrito, indicando o verdadeiro gabarito.
Questão 1:
Considere o enunciado nos itens abaixo, pra responder a questão que se segue:
I – os paralelos são horizontais, dividem o hemisfério em Norte e Sul, e vão de 0º a 180º;
II – os meridianos são linhas verticais, dividem o hemisfério em Leste e Oeste, e vão de 0º a 90º;
III – na projeção azimutal, a representação ocorre em uma superfície disposta de forma plana ao globo;
IV – a projeção cônica é a mais conhecida, sendo a utilizada no Mapa Mundi;
V – na projeção cilíndrica, é como se um cilindro estivesse englobando o planeta;
Em relação ao que apresenta cada um dos itens, é possível afirmar que:
- A) apenas os itens I, II e V estão corretos.
- B) somente os itens II, III e IV estão corretos.
- C) apenas os itens II e V estão corretos.
- D) somente os itens III e V estão corretos.
- E) apenas os itens I e IV estão corretos.
Deixe um comentário com suas dúvidas sobre o tema! Aproveite também e confira mais conteúdos de geografia e de outras matérias relevantes no Cursinho Pré-Enem Descomplica!