Manter a produtividade no home office nem sempre é fácil, mas há formas de facilitar esse caminho.
Em vias gerais, o home office é uma forma de trabalho que permite conectar, remotamente, pessoas e empresas.
Com a pandemia do novo coronavírus, a necessidade de manter o distanciamento físico levou muitas empresas a adotarem esse esquema de trabalho.
O objetivo era manter o funcionamento dos negócios, sem colocar em risco a saúde dos trabalhadores e das pessoas de seu círculo social. Pra tanto, saber como melhorar a produtividade home office é essencial.
Assim, a gente resolveu apresentar 4 dicas valiosas de como aumentar a produtividade no home office. Veja quais são as ações práticas que ajudam a qualquer um atingir as metas mais desafiadoras dessa modalidade de trabalho. Bora ler!
1. Seja organizado
Em primeiro lugar, vale ressaltar que, pra melhorar a produtividade no home office das equipes, quem é líder precisa desenvolver habilidades específicas.
Contextualmente, um dos aspectos mais relevantes é entender como funcionam as rotinas administrativas e, a partir disso, manter a organização e a distribuição das tarefas a fim de atingir as expectativas tanto da empresa quanto das equipes.
Logo, a organização no home office pode ser melhorada com um bom planejamento, disciplina e comprometimento. Pra isso, é necessário reservar tempo pra planejar as atividades propostas pro dia seguinte.
2. Estabeleça limites pra amigos e familiares
Um dos maiores desafios que envolvem o trabalho em casa é conseguir estabelecer limites em relação aos contatos com as pessoas que moram com você.
Por conta disso, converse abertamente com eles e explique que você tem compromissos e responsabilidades a cumprir.
Assim, ao estabelecer limites pra amigos e familiares, você terá bem mais condições de trabalhar tranquilo e sem preocupações, pois isso vai ajudar a evitar interrupções em momentos inapropriados.
Portanto, a atenção a esses detalhes pode influenciar bastante o seu desempenho e a qualidade de sua rotina.
3. Reserve um lugar confortável pra trabalhar
A boa produtividade no home office depende de diferentes fatores. Nessa perspectiva, um dos mais relevantes é a infraestrutura do seu local de trabalho em casa.
Sendo assim, o ideal é reservar um espaço confortável, limpo, arejado e, de preferência, silencioso. Isso pode ser crucial pra obtenção de bons resultados.
4. Maximize a sua produtividade no home office
Mesmo trabalhando em casa, é possível atingir as metas mais desafiadoras que envolvem essa metodologia de trabalho. Porém, pra maximizar os resultados, é necessário adotar algumas medidas.
Desse modo, procure evitar distrações: manter, por exemplo, as notificações do celular e de redes sociais silenciadas ajuda a manter a concentração e o foco nas atividades.
5. Estabeleça um horário de trabalho
Claro que isso vai depender de qual é a sua função e se há necessidade de interação com o pessoal da empresa ou de seus clientes em determinados períodos.
Caso a função que você exerça só depende de você, dá pra escolher um horário que você consiga produzir mais.
De qualquer forma, é bom estabelecer hora pra começar, pra encerrar o trabalho, tempo de pausa e pra as refeições. Usar o horário comercial é muito útil quando você trabalha com outras pessoas.
6. Faça um planejamento das atividades
A dica de ouro aqui é fazer uma boa gestão de tempo no home office.
Pra isso, você precisa ter um planejamento de todas as tarefas que devem ser cumpridas em um período. O ideal é que você tenha uma agenda que contemple eventos mensais e semanais. Dessa forma, o trabalho rende muito mais.
7. Tenha períodos de descanso
Sabia que pra render mais você também precisa descansar? Exato, quando você inclui pausas programadas no seu dia, a produtividade no home office melhora. Da mesma forma que você faria na empresa, permita-se um tempinho pra ir ao banheiro ou tomar café.
A vantagem é que em casa dá até pra tirar um cochilo após o almoço.
O método pomodoro ajuda a dividir períodos de produtividade e descanso. Ele consiste em intercalar 25 minutos de concentração total com pequenas pausas pra descanso de 5 minutos.
A cada 4 ciclos você pode ter uma pausa maior de cerca de 15 a 30 minutos antes de recomeçar o processo.
8. Arrume-se pra trabalhar
Não é porque você está trabalhando em casa que vai ficar o dia todo de pijama, né? Dar aquele tapa no visual e ficar em dia com a aparência ajuda a espantar a preguiça e a melhorar a produtividade no home office.
Além do mais, as ligações em vídeo já fazem parte da rotina das empresas. Portanto, é melhor estar com a cara em ordem, caso precise participar de uma reunião de última hora com os colegas ou algum cliente.
9. Crie uma rotina de comunicação
Estabeleça metas de interação com as pessoas com quem trabalha. Afinal, o contato com outros indivíduos é bom pra manter a rotina e a produtividade no home office.
Você pode informar ao time o seu cronograma de tarefas e, assim, fortalecer a comunicação com todos.
10. Garanta uma internet de qualidade
Uma boa conexão é fundamental pra garantir a sua produtividade no home office. Na verdade, você precisa checar também a capacidade do roteador, caso use os aparelhos conectados pelo WiFi.
Pode parecer óbvio, mas o tempo perdido — sem contar o estresse — que um problema de conexão causa, pode atrapalhar todo o seu dia.
Se você costuma fazer muitas ligações, procure utilizar o WhatsApp ou outro aplicativo com a mesma função, a fim de não comprometer sua conta de celular. Com uma boa internet, a qualidade das ligações está garantida .
Como você percebeu, é possível adotar algumas estratégias em sua rotina de trabalho e melhorar a produtividade no home office. Pra tanto, o ideal é avaliar quais são os fatores que mais atrapalham a sua produtividade.
Certamente, a identificação desses pontos será essencial pra tomada de decisão quanto às mudanças necessárias à superação de seus objetivos profissionais.
Gostou deste artigo? Então aproveite a visita e conheça o curso grátis do Descomplica: Sprint Inteligência Emocional e Produtividade no Home Office!