Blog Descomplica

Estudos: Otimize seu tempo para o Enem 2022!

porDescomplica| 07/06/2022

Compartilhe

Tá querendo se preparar para o Enem e vestibulares e quer confirmar o quão boa é nossa preparação? Se você possui total disponibilidade para os estudos, fique com a gente até o final desse texto. Quem vai responder essa pergunta vai ser a nossa aluna Júlia Trevisan!

Ah, mas caso você precise conciliar os estudos com o estágio e/ou tarefas domésticas, leia nosso artigo “Estudos e trabalho: aprenda a conciliar os dois!

Julia tem 19 anos, conheceu a Descomplica através do irmão, que também estudou com a gente e, em 2020, decidiu contratar um plano. Desde então, ela faz parte da família Descomplica em busca da aprovação para o seu curso dos sonhos, que é Psicologia. Hoje vamos contar para você como ela otimiza o seu tempo ao se preparar para a USP, Mackenzie e Enem estudando em tempo integral somente pela nossa plataforma. Vamos nessa?

Julia Trevisan, 18 anos. Aluna Descomplica.

Tenha uma rotina de estudos organizada!

Para ter um cronograma de estudos mais realista, Julia acredita que você precisa se conhecer e ser sincero consigo mesmo. Quando ela entendeu quais são seus objetivos e qual o tempo que ela iria se dedicar para alcançá-lo, ela criou a sua rotina de preparação.

Julia tem seu cantinho de estudos dentro do quarto com uma mesa e diversos post-its colados ao redor. Ela possui disponibilidade em tempo integral para ter um estudo ativo e nos contou que estuda de manhã por 2 horas, à tarde por 3 horas e a noite finaliza com 5 horas. Totalizando 10 horas todos os dias de segunda a sexta, no sábado a rotina é um pouco diferente.

Aos fins de semana eu tento estudar um pouco, mas ainda acaba sendo o meu maior desafio porque não consigo focar muito. Então pego 2 horinhas da parte da manhã ou da tarde do sábado para revisar conteúdos ou refazer exercícios que tive dificuldade. Em alguns domingos do mês eu pego para fazer simulado”.

Como você pode perceber, a intensidade de treinos de exercícios da Julia é grande! Por isso, o Guia de Estudo Perfeito é seu grande aliado, já que ele a ajuda relaxar com aulas de bem-estar e de saúde mental. Afinal, é sempre bom manter o equilíbrio!

Conheça o Guia do Estudo Perfeito e veja como ele vai se tornar uma ferramenta indispensável para sua preparação.

? Aprenda a distribuir seu tempo de estudos na plataforma

Devido a disponibilidade de tempo que nossa aluna Julia tem, ela decidiu estudar pela Aba ao Vivo através do site. Essa forma de estudo possui um cronograma em tempo integral montado pelo nosso time pedagógico com todos os assuntos que você deve estudar até o Enem 2022!

“Minha rotina funciona assim: de manhã eu divido meu tempo entre atividades físicas e lista de exercícios. Mas procuro não acordar muito cedo senão não consigo render até a noite. À tarde eu faço pesquisas sobre alguns conteúdos e à noite eu assisto às aulas e fico um pouco mais tranquila.”

Julia optou por ter um estudo mais ativo na parte da manhã e da tarde, onde ela precisa praticar com exercícios e treinar seu raciocínio. À noite ela busca se dedicar apenas em assistir às aulas e prestar atenção nas explicações dos professores.

Em nossa plataforma, temos diversas listas de exercícios para você poder testar seus conhecimentos e treinar para o Enem e demais vestibulares. Você encontra nossas listas anexadas nas respectivas aulas, tanto na aba ao vivo, quanto na biblioteca e plano de estudos, que irá assistir e em nossa aba “Exercícios”. Temos mais de 90 mil questões para você se preparar e mandar bem nas provas que for realizar.

? Crie hábitos que te ajudem manter o ritmo nos estudos

Me manter organizada e focada já ajuda muito, mas tem dias que eu realmente preciso de um empurrãozinho, para esses momentos eu criei um hábito de recompensação. Por exemplo: “se eu estudar por 2 horas eu poderei assistir um episódio de uma série, sair em um final de semana e coisas nesse sentido”. 

Além disso, Julia também busca refazer todos os exercícios feitos no dia anterior de acordo com as suas dúvidas, inclusive disse que: “As listas de exercícios me ajudam na organização dos estudos, tudo é muito bem organizado”. Em caso de dúvidas, usa as monitorias, que “mesmo sendo em grupo me ajudam bastante” e usa as resoluções dos exercícios como uma forma de tirar dúvidas.

Bem como, para praticar a escrita, envia redação toda semana. “Eu tenho dias e horários específicos para me dedicar a enviar redação e, particularmente, eu gosto muito da correção da Descomplica, esse para mim é um grande diferencial”.

Para que você tenha o melhor desempenho nas redações, contamos com um time exclusivo e especializado nas correções, que as devolvem comentadas detalhadamente para que você saiba onde precisa melhorar e no que já está mandando bem!

Agora, se você ainda não sabe como fazer uma redação para o Enem, não tem problema! Nós te explicamos tudinho aqui. Após a leitura, você já terá uma ideia de como escrever a sua próxima redação, certo? Coloque em prática seus conhecimentos e sendo nosso vestibulando, ainda tem direito a créditos de correção de redação, entenda como funciona!

? De vestibulando para vestibulando, se liga aqui:

Perguntamos qual conselho a Julia daria para vestibulandos que tem uma rotina similar a dela e ela nos deu dois:

Para os estudos: “Busque sempre praticar exercícios na parte da tarde porque as provas de vestibulares geralmente acontecem nesse período e ao exercitar sua mente nesse horário, você acaba se acostumando, evitando sono e cansaço no dia do vestibular. Entenda como você funciona, quais são seus horários, use o Google Agenda ou One Note caso seja preciso, assim conseguirá se organizar para ter uma preparação mais efetiva.”

Para se manter motivado: “Tenha sempre em mente qual é o seu objetivo e pense que o processo é só mais uma etapa da sua vida. A vida continua após a aprovação, na verdade, ela começa depois da aprovação. Dessa forma, aproveite o apoio de quem está ao seu redor que isso pode te ajudar muito!

Afinal, que tal se inspirar na Julia e começar sua trajetória agora mesmo? Conheça nossos planos e veja qual é o melhor para os seus objetivos!

Comentários

Reila
Reila
12/07/2022 às 06:27

Bom

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Descomplica
Descomplica
11/08/2022 às 16:26

Gostouuu, Re? Planejamento e organização são muito importantes para ter sucesso nos estudos e a gente ensinou tudinho sobre o GEP, você viu? Não perde nadinha, Re!! 💪💚


ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica