Blog Descomplica

Conheça os 7 cursos de pós-graduação em Nutrição mais procurados

porDescomplica| 07/06/2021

Compartilhe

Os nutricionistas têm ganhado cada vez mais reconhecimento por ajudarem na promoção e manutenção da saúde de todos. No entanto, apenas a faculdade não é o suficiente pra ter sucesso na carreira, por isso, muitos profissionais têm decido fazer uma pós-graduação em Nutrição

A especialização faz com que nutricionistas se tornem mais capacitados e com um maior nível de conhecimento no mercado de trabalho para encontrarem mais oportunidades.

Se você é um desses profissionais e ainda não sabe em que se especializar, continue a leitura que a gente vai mostrar algumas opções promissoras!

Caso queira saber um pouco mais sobre a profissão, conheça a página de Nutrição no nosso Guia de Carreiras.

Quais os principais cursos de pós-graduação em Nutrição?

O Conselho Federal de Nutrição (CFN) reconhece 34 especialidades. A seguir, conheça algumas que estão em alta entre os profissionais da área!

1. Nutrição Clínica e Esportiva

Esse curso tem como foco o atendimento do público em geral e de atletas que necessitam de um plano alimentar especial pra manter ou aprimorar o desempenho nos esportes e garantir uma boa saúde.

O profissional pós-graduado em Nutrição Clínica e Esportiva pode atuar tanto no âmbito clínico — em hospitais, postos de saúde, ambulatórios, consultórios, por exemplo — como em clubes, academias e, é claro, no seu próprio negócio.

2. Nutrição com ênfase em Oncologia

A Nutrição com ênfase em Oncologia é uma pós-graduação que prepara os nutricionistas pra prestarem assistência aos pacientes oncológicos. Esse atendimento faz toda a diferença na resposta do organismo ao tratamento de neoplasias, pois evita a piora do estado nutricional e fortalece o sistema imunológico.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil deve registrar 625 mil novos casos de câncer por ano até 2022. Dessa maneira, é de extrema importância a formação de profissionais da Nutrição capacitados na área oncológica.

3. Nutrição Funcional

Na pós-graduação em Nutrição Funcional, o profissional vai obter o conhecimento necessário pra fazer intervenções nutricionais personalizadas, baseadas no estudo da fisiologia e metabolismo.

Com isso, é possível propor mudanças no estilo de vida — com base no funcionamento do organismo e características particulares do paciente — que resultarão em mais saúde e bem-estar.

4. Nutrição infantil

Como o próprio nome sugere, esse curso capacita profissionais pro atendimento e acompanhamento nutricional das crianças, em suas diferentes fases de desenvolvimento, até a adolescência.

O principal objetivo do nutricionista infantil é proporcionar condições nutricionais adequadas aos pequenos e estimular bons hábitos alimentares desde cedo. Desse modo, ele está apto a atuar em lugares como escolas, ambulatórios de pediatria, creches.

5. Nutrição Hospitalar

A pós-graduação em Nutrição Hospitalar habilita o profissional pra atuar em hospitais, prescrevendo a dieta de pacientes internados — inclusive, intravenosa — que necessitam de alimentação adequada, favorável à recuperação de um bom estado de saúde.

A partir do seu trabalho, esse especialista consegue amenizar efeitos colaterais e potencializar os tratamentos, visto que fortalece o sistema imunológico de pessoas doentes ao garantir todos os nutrientes necessários ao corpo.

6. Nutrição Estética

O nutricionista especialista em estética orienta de forma individualizada seus pacientes, visando o efeito positivo da alimentação na saúde e, principalmente, na estética.

Entretanto, nesse caso, o profissional visa não só o desenvolvimento de um físico bonito, mas também a melhoria do aspecto da pele, cabelo e unhas, evitando problemas como queda capilar, acne, celulite, estrias e envelhecimento precoce.

Trata-se de um ramo bastante promissor, tendo em vista que o Brasil foi considerado o terceiro país com o maior mercado de estética e que a busca por uma aparência atraente aumentou entre homens e mulheres.

7. Nutrição aplicada à terceira idade

Essa pós-graduação dá ênfase à Geriatria, e também tem ganhado bastante espaço no mercado, visto que o número de idosos no Brasil já ultrapassa os 30 milhões, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A função do nutricionista atuante nessa área consiste em promover um envelhecimento saudável e longevidade, por meio da alimentação.

Assim, o profissional prescreve uma dieta que ajuda a prevenir doenças e fortalecer o sistema imunológico, bem como está apto a fazer manejos nutricionais pra auxiliar no tratamento de problemas de saúde já existentes em pacientes da terceira idade.

Pessoa vestindo um jaleco branco digitando em um notebook que está apoiado em uma mesa branca. Ao lado algumas frutas.

Como escolher uma pós-graduação em Nutrição?

A seguir, confira algumas dicas valiosas que vão ajudar você a acertar na decisão da sua pós-graduação!

Considere o seu perfil profissional

O primeiro passo pra definir qual pós-graduação fazer é compreender que a escolha deve se basear no seu perfil profissional. Desse modo, avalie seus interesses e expectativas, de modo a descobrir a área mais compatível com seus objetivos.

Essa etapa tem grande importância, pois trabalhar em uma carreira que você não se identifica vai gerar frustração, perda de tempo e dinheiro.

Analise o mercado

Analisar como está o mercado pra determinada área vai ajudar você a ter noção da concorrência, das oportunidades e do salário, por exemplo. A partir disso, é possível concluir se vale a pena apostar na carreira pretendida.

Procure uma boa instituição de ensino

Após ter certeza sobre o curso escolhido, é hora de encontrar uma instituição de ensino pra se matricular. Primeiramente, você deve verificar se a faculdade tem reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), visto que o seu diploma depende disso pra obter validade nacional e aceitação no mercado de trabalho.

Em seguida, avalie os seguintes aspectos:

  • grade curricular;
  • corpo docente; 
  • metodologia de ensino; 
  • mensalidade;
  • reputação da instituição.

Avalie sua rotina

O profissional da nutrição que pretende fazer uma especialização precisa analisar sua rotina pra identificar qual modalidade de ensino é a ideal. Isso porque, geralmente, esse profissional já atua no mercado e não tem muito tempo disponível.

Sendo assim, um curso EaD é uma alternativa bastante interessante, que oferece vários benefícios. Confira alguns:

  • requer um investimento menor;
  • permite flexibilidade nos estudos;
  • possui a mesma qualidade de ensino que uma pós presencial;
  • proporciona acesso ilimitado aos conteúdos.

Como você pôde notar, existem diversos cursos de pós-graduação em Nutrição que podem contribuir com o seu desenvolvimento profissional. Portanto, quem deseja se diferenciar no mercado e ter mais oportunidades deve se especializar quanto antes.

E aí, gostou deste post? Então, aproveite pra conhecer as pós-graduações da Pós Descomplica e comece a alavancar sua carreira agora mesmo!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica