Blog Descomplica

Perguntas Frequentes sobre o Enem

porDescomplica| 28/06/2022

Compartilhe

Posso alterar meus dados de inscrição no Enem?

Pode, mas apenas durante o período de inscrição. Ou seja, você só pode alterar os dados de inscrição no Enem 2017 entre os dias 8 e 19 de maio. Faça a sua inscrição o quanto antes e tenho tempo de sobra para verificar se está tudo certinho com o seu cadastro.

É importante saber que caso você mude de município ou de estado durante o ano, o local de sua preferência indicado para realizar o exame não poderá ser mudado.

O MEC entra em contato comigo para me passar informações sobre minha inscrição no Enem?

Não! É totalmente sua a responsabilidade de acessar o sistema do Inep e verificar se os seus dados de inscrição estão corretos e se ela foi concluída com sucesso. Além disso, o MEC também não manda mais cartão de confirmação de inscrição através dos correios – você deve confirmá-la na internet.

Existe prazo extra para realizar a inscrição no Enem?

O MEC não disponibiliza um prazo extra para realizar a inscrição, portanto, fique ligado: você deve fazer a sua inscrição no Enem 2017 entre os dias 8 e 19 de maio.

Fiz Inscrição No Enem E Esqueci Minha Senha. E Agora?
Calma, nada está perdido: você pode pedir a recuperação da senha no site do Inep. Você receberá por e-mail ou celular, via SMS, uma nova senha.

Posso chegar atrasado no meu local de prova do Enem?

Não, de jeito nenhum. Os portões serão fechados às 13h em ponto e, se você chegar depois desse horário, perderá o dia de prova :/

Por isso, saiba seu local de prova de cor e salteado e se programe para sair de casa com antecedência!

Posso levar comida para o local de prova do Enem?

Sim, está liberado levar comida e água para o local de prova!

Preciso pular uma linha para começar a escrever minha redação do Enem?

Não é preciso pular uma linha para começar a redação depois do título – não existe uma regra quanto a isso, é opcional. Mas pensa bem: você tem um limite pequeno de linhas para o texto do Enem, por que desperdiçar uma linha inteirinha deixando-a em branco?

Minha redação do Enem precisa de título?

Não. Sua redação do Enem não precisa ter título e você não perderá pontos por isso na hora da correção.

A redação do Enem deve ser escrita em letra vursiva?

O Enem não faz nenhuma exigência quanto ao jeitinho da sua letra – pode ser de forma ou cursiva, tanto faz!

O que é importante mesmo é escrever sua redação em uma letra legível! Caprichar na escrita vai facilitar e muito a vida dos corretores. Eles com certeza vão valorizar a facilidade que terão em ler sua redação, sem precisar fazer esforço para entender o que está escrito ali. ?

O que é TRI (Teoria de Resposta ao Item)?

A TRI é o algoritmo escolhido pelo Enem para corrigir e dar a nota final da prova de múltipla escolha. Imagina milhões de pessoas fazendo uma prova de 180 questões: se fosse só certo e errado, muita gente teria nota igual, né?

TRI significa teoria de resposta ao item e é um modo de legitimar a prova do Enem porque impede o chute. As questões vêm pré calibradas em níveis FÁCIL – MÉDIO – DIFÍCIL para que o algoritmo consiga ver pelo seu padrão de acertos se há coerência em o ponto inteiro da questão. Vamos a um exemplo bobo:

Maria acertou a questão fácil, a média e a difícil. João errou a fácil, errou a média,
acertou a difícil.

Hmmm, há algo estranho aqui, né? Pelo histórico de João, o algoritmo enxerga que ele provavelmente chutou a questão difícil. João até ganha pontos, mas não vai ser a pontuação cheia como a da Maria.

Quais objetos não são permitidos no local de prova do Enem?

No local de prova, é proibido estar com máquinas calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3, gravadores, relógios, alarmes, receptores ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens. Além de tudo isso, você também não pode portar armas de qualquer tipo, mesmo que você tenha o documento de porte, ok?

Vale lembrar também que lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações e dispositivos eletrônicos são totalmente proibidos durante a prova.

Que documento preciso levar no dia da prova do Enem?

No dia da prova do Enem, você precisa levar um documento de identificação original com foto e dentro da validade. Pode ser sua identidade, carteira de trabalho, passaporte, certificado de reservista ou carteira de habilitação. Fique atento: não vale xerox, nem documento autenticado!

Como solicito atendimento diferenciado na prova do Enem?

O atendimento diferenciado é a inclusão de pessoas com necessidades especiais ou que estejam passando por situações específicas no Exame Nacional do Ensino Médio. Por exemplo: pessoas com baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, dislexia, surdo-cegueira, déficit de atenção, autismo ou com outra necessidade especial podem fazer pedido de Atendimento Diferenciado no momento da inscrição e solicitar o recurso ou auxílio necessário no dia da prova. Prova em Braile, prova com letra ampliada, tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), guia-intérprete para surdo-cego, auxílio para leitura, auxílio para transcrição, leitura labial, sala de fácil acesso e mobiliário acessível são as opções disponíveis para solicitação.

Além disso, há o atendimento específico, oferecido para pessoas em situações não-convencionais: gestantes, lactantes, idosos, estudantes que recebem aulas formais na condição de internado para tratamento e saúde. O atendimento específico também só pode ser solicitado durante o processo de inscrição.

Como usar nome social na prova do Enem?

Travestis e transsexuais que quierem ser identificados por seu nome social nos dias e locais de realização do exame devem fazer a solicitação por telefone. É só ligar, dentro do prazo de inscrição, para 0800-616161.

O cartão de confirmação do Enem ainda é enviado pelo Correio para a minha casa?

Não. A confirmação de inscrição e o local de prova, que antes eram enviado através do correio para o endereço do candidato, só podem ser consultados online através do site do Inep.

Posso receber meu dinheiro de volta se eu desistir de fazer o Enem?

Não. Não há reembolso da taxa de inscrição do Enem em hipótese alguma, exceto em caso de cancelamento do exame.

Tenho que acompanhar a minha inscrição do Enem pelo site?

Sim. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar o status da sua inscrição pelo site do Inep. Use seu número de inscrição e senha para acessar o sistema, e verifique se está tudo certo – até mesmo depois de pagar a taxa de inscrição. Caso encontre algum problema, contate o Inep para que tudo possa ser resolvido o mais rápido possível e sem prejuízos. É válido lembrar que, próximo à prova, você deve consultar o seu local de prova no site no Inep.

Ainda não terminei o Ensino Médio. Posso me inscrever no Enem?

Pode. É possível se inscrever no Enem na categoria treineiro. Assim, a sua nota na prova não valerá de fato para entrar na universidade, mas para você ter uma avaliação do seu desempenho. O resultado do Enem para treineiros costuma ser divulgado em data diferente da que é divulgado o resultado dos candidatos oficiais; fique de olho!

Como consulto o meu local de prova do Enem?

O local de prova no Enem pode ser consultado no Cartão de Confirmação da Inscrição, que não é mais enviado através do correio e só pode ser consultado através da Página do Participante, no site do Inep. Para acessar, esteja com seu número de inscrição e senha em mãos! Não é possível solicitar a mudança do local de prova.

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica