Quer saber mais sobre o governo Collor e um resumo completo sobre sua história à frente do Brasil? Então chegou ao lugar certo. Ao longo do artigo, será possível entender melhor como funcionou sua Nova República. Confira!
Governo Collor: resumo
O governo Collor, em resumo, marcou positiva e negativamente o Brasil. Afinal, foi o primeiro presidente eleito por meio do voto direto obrigatório. Em hipótese, era uma nova era pro país, pondo um fim efetivo à ditadura militar instaurada até anos anteriores.
No entanto, as coisas não saíram como esperado, e seu governo foi marcado com muitos pontos negativos, o que levou a sofrer um impeachment. Assim, ficou no poder de 1990 até 1992, período que é conhecido como Era Collor.
Fim da ditadura militar
O fim da ditadura militar no Brasil aconteceu realmente na eleição anterior, quando José Sarney assumiu a república em 1985. Desde 1964 quem comandava o país eram os líderes militares, que deixaram um nível de inflação altíssimo. E Sarney também não conseguiu por fim a esse problema.
Fernando Collor venceu em 1990, através do voto obrigatório, com o objetivo de pôr um fim na inflação, que no período era de 1972,91%. Pra isso, ele tomou medidas severas, que não agradaram em nada a população, como o congelamento do dinheiro retido nas poupanças dos brasileiros.
No fim das contas, ele reduziu a inflação pra 1119,91%, um nível ainda extremamente fora dos padrões. Escândalos de corrupção, como o esquema PC Farias, no entanto, o levaram a perder o cargo 2 anos após o início do mandato.
Câmara dos deputados aprova o fim do governo Collor
O impeachment do presidente aconteceu após o registro de uma série de ilegalidades e a comprovação do esquema de corrupção. Em 1991, Fernando Collor, vendo que iria ser cassado, pediu o apoio da população, e que eles saíssem nas ruas com a cor verde e amarela em seus rostos.
Como forma de mostrar o descontentamento, milhares de estudantes e outros cidadãos fizeram o contrário, saindo pras ruas pra protestar pela sua saída. Assim, além do verde e amarelo, pintaram a cara também com uma faixa preta. Esse é o movimento dos Caras Pintadas. Sua cassação foi aprovada pela câmara dos deputados, e o Governo Collor, em resumo, teve fim com dois anos de mandato.
Governo Collor resumo: quais são as principais características?
De uma forma geral, o governo Collor se caracteriza por uma forte impopularidade após assumir a presidência. O que foi totalmente o oposto de sua popularidade e otimismo da população até o início do seu período à frente do país. Suas principais características são:
- Plano Collor: que visava pôr um fim na inflação alta no país;
- Confisco do dinheiro dos brasileiros na poupança: o objetivo era provocar a quantidade dinheiro em circulação, mas com uma devolução posterior;
- Esquema PC Farias
- Impeachment;
- Marcado pelo movimento dos caras pintadas;
Exercícios
Enem 2018
Considerando o funcionamento do regime democrático, o episódio retratado na imagem está associado ao(à)
a) legalidade dos partidos políticos.
b) valorização das políticas afirmativas.
c) esgotamento do movimento sindical.
d) legitimidade da mobilização popular.
e) emergência das organizações não governamentais.
Enem 2015
Na imagem, encontram-se referências a um momento de intensa agitação estudantil no país. Tal mobilização se explica pela
a) divulgação de denúncias de corrupção envolvendo o presidente da República.
b) criminalização dos movimentos sociais realizada pelo Governo Federal.
c) adoção do arrocho salarial implementada pelo Ministério da Fazenda.
d) compra de apoio político promovida pelo Poder Executivo.
violência da repressão estatal atribuída às Forças Armadas.
Gabarito
- D
- A
E aí, gostou do conteúdo que trouxemos? Então, que tal conhecer o cursinho preparatório para o Enem da Descomplica?