Blog DescomplicaInscreva-se

Licenciatura ou bacharelado em pedagogia: O que fazer?

Na dúvida entre fazer licenciatura ou bacharelado para pedagogia? Veja a principal diferença entre as formas de graduação e as áreas de atuação. Confira!

Atualizado em

Em dúvida se vai fazer licenciatura ou bacharelado em pedagogia? A carreira é interessante para as pessoas que querem ficar por dentro dos assuntos ligados à educação e ao ensino. Por isso, tem um foco maior em Ciências Humanas e Sociais.

Os cursos costumam contar com uma formação generalista. Isso inclui pontos relacionados à estrutura do sistema de ensino e aos métodos de administração das escolas. Assim, você pode complementar as formações com cursos de pós-graduação.

A duração média de cada curso é de quatro anos. Mas talvez você ainda esteja em dúvida sobre qual é o melhor tipo de graduação. A gente fez este post justamente para responder às dúvidas que estão na sua cabeça. Bora?

Como a Pedagogia funciona?

O foco do pedagogo é garantir a qualidade da educação. Por isso, entende de boa parte dos assuntos ligados ao ensino. Assim, a primeira área de atuação que costuma pintar é a boa e velha sala de aula.

Mas os profissionais formados em Pedagogia também podem atuar na coordenação e direção das escolas. Outra opção é a educação especial, dedicada aos alunos com necessidades especiais.

Um campo relacionado é o da Psicopedagogia, em que os profissionais se debruçam sobre as dificuldades no desempenho escolar dos estudantes. Pedagogos ainda podem encontrar espaço no mercado editorial e na criação de tecnologia pedagógica.

Qual é a diferença entre bacharelado e licenciatura?

Bacharelado e licenciatura têm suas diferenças. O bacharelado é um tipo de graduação generalista e abrangente. Geralmente, é o modelo que dá origem a boa parte das profissões. Os formados são chamados de “bacharéis” e sua duração varia de quatro a seis anos.

Já a licenciatura é voltada a quem quer dar aula. É similar ao bacharelado, mas com disciplinas específicas para professores. Assim, dá a capacitação paras aulas desde o ensino fundamental até o técnico.

Por isso, traz uma base para questões pedagógicas mesmo em cursos que não são de Pedagogia. Aqui, a formação dá o título de “licenciado” e é obrigatória para a maior parte das vagas de professor.

Leia também o post sobre pós-graduação em pedagogia

Devo fazer Pedagogia licenciatura ou bacharelado?

A grande diferença entre os dois modelos é que só os licenciados podem ser professores. Já os bacharéis, encontram espaço nos cargos administrativos e de assessoria, mas não podem atuar em sala de aula.

Aqui, as duas formações têm a mesma base. Embora o bacharelado tenha restrições para os cargos de ensino, costuma ter um número de matérias menor. Por isso, vale avaliar se faz sentido para o seu perfil.

Escolher Pedagogia licenciatura ou bacharelado pode envolver suas expectativas em relação à carreira e às matérias que quer estudar na formação. O mercado de trabalho costuma servir bem os estudantes pacientes, comunicativos e preocupados com o ensino.

Você ainda pode apostar em uma opção de graduação EaD. Assim, fica mais fácil consumir as aulas em rotinas apertadas e aprender no seu próprio ritmo. Mas não se esqueça de reparar se a faculdade é credenciada pelo MEC.

Aproveite para conferir o vídeo do nosso canal sobre a faculdade de pedagogia da Descomplica

Ainda na dúvida sobre qual curso fazer? Conheça os cursos de Graduação da Descomplica. Dá pra consumir de forma 100% online e com mensalidades que cabem no bolso. Vem estudar com a gente!