Blog Descomplica
Pedagogia

Guia sobre a área de pedagogia: tudo que você precisa saber!

Conheça a área de Pedagogia, mercado de trabalho e tudo o que você precisa saber sobre o curso.

Atualizado em

Compartilhe

A graduação em Pedagogia é um dos cursos mais concorridos do Brasil e todos os anos forma profissionais em nosso país. Isso demonstra que o interesse pela área da educação é muito grande. 

E, pra demonstrar tudo isso, preparamos este guia completo sobre a profissão. Aqui, você irá aprender o que é pedagogia, quais as principais áreas de atuação desse profissional e muito mais. Bora lá? 

O que é Pedagogia?

A Pedagogia é uma área do conhecimento que procura entender os processos de aprendizagem. Ela reúne técnicas e métodos pra compreender as melhores práticas de ensino e assim pode ajudar jovens e crianças a alcançar o melhor aprendizado.

O ato de ensinar existe desde o início da humanidade, mas a ciência da Pedagogia só veio a ser estudada no século 19. Como a Pedagogia é uma ciência que atua na área da educação, ela lida com as questões humanas e tenta entender a melhor forma de explorar as capacidades de uma pessoa.

As primeiras ideias da Pedagogia nasceram há muito tempo, lá na Grécia Antiga. Os filósofos antigos debatiam entre si as melhores formas de ajudar seu povo a aprender mais e com qualidade. 

Esses vários debates se estendem até hoje, o que fez nascer diversas tendências pedagógicas. Entenda melhor o que elas são no próximo tópico.

Tendências pedagógicas

As tendências pedagógicas são um conjunto de pensamentos a respeito da educação. Elas foram criadas por filósofos que refletiram sobre o papel da educação na vida das pessoas.

Há duas vertentes desse pensamento: a progressista e a liberal. Bora conhecer um pouco mais sobre os assuntos? 

Tendência Pedagógica Liberal

Na Pedagogia liberal, o estudante deve se adaptar às regras e convenções da sociedade. Nesse caso, a escola tem a função de preparar os indivíduos pra desempenhar papéis sociais no mundo. Dentro dessa perspectiva há 4 tendências que você pode acompanhar na sequência.

Tradicional

Surgiu em nosso país com os Jesuítas no ano de 1549 e ficou em evidência até meados do século XIX. Tem como principal característica a figura do professor como único detentor de conhecimento.

O estudante é apenas o receptor da mensagem. O que vale como metodologia de ensino é a memorização e o conhecimento intelectual. Em resumo, não existe aprendizagem inovadora. Tudo apenas é repassado e memorizado.

Liberal Renovada Progressista

Essa perspectiva defende que o ensino deve ser pela ação e não somente pela instrução. Influenciada por John Dewey, chegou ao Brasil por volta de 1930.

O filósofo influenciou o movimento Escola Nova, liderado pela elite brasileira daquela época. Entre as bandeiras dessa corrente, há a defesa da escola pública pra todos e a aprendizagem ativa. O professor propõe atividades desafiadoras que instigam os alunos a pensar e aprender.

Liberal Renovada Não-Diretiva 

Nessa corrente de pensamento, o professor conduz o aluno sem interferência. As atividades visam trabalhar aspectos psicológicos, como realização pessoal, personalidade e autoconhecimento.

O movimento surgiu na Europa e América do Norte durante o fim do século XIX e início do século XX. Inspirados por Carl Rogers, mostraram a importância da psicologia no processo educativo.

Tecnicista

Na perspectiva tecnicista, a escola deve preparar o aluno pro mercado de trabalho. Nesse caso, o modelo empresarial e capitalista se faz presente na sala de aula. 

No Brasil, a partir dos anos 60, o regime militar implantou esse modelo de ensino nas escolas brasileiras. 

Tendência Pedagógica Progressista

A tendência progressista enxerga a educação a partir da análise crítica da realidade social. Questiona as formas de educar e propõe reflexões sociopolíticas sobre o ensino. Há 3 movimentos na tendência progressista. A seguir um pouco sobre cada uma.

Libertadora

Paulo Freire é o representante dessa tendência. Nela, o professor e o aluno coordenam as atividades intelectuais. As discussões são sobre temas sociais, políticos e culturais. Visam desvendar problemas e propor soluções.

Essa tendência surgiu a partir dos movimentos sociais dos anos 70 e 80, frente ao autoritarismo presente em nosso país. No entanto, a tendência progressista libertadora ocorreu em maior número nas escolas públicas do que nas privadas.

Libertária 

Voltada às questões institucionais, a tendência libertária defende a autogestão e estimula a inclusão de movimentos sociais e seus ideais na educação. 

Segundo o pedagogo francês Célestin Freinet, a vertente libertária forma o ser pra atuar de forma mais consciente na sociedade.

Histórico-crítica

Defende a inserção das classes populares nas escolas. A metodologia de ensino baseia-se no conhecimento científico e na construção de habilidades pra formar a consciência crítica. O ponto de partida do aprendizado é a reflexão da prática social.

Principais diferenças entre a concepção Libertadora e Libertária 

Na perspectiva Libertária, os assuntos são colocados à disposição dos alunos, mas não são cobrados. O importante é trazer a discussão e reflexão crítica. 

A Libertadora promove o protagonismo do professor e do aluno. A aprendizagem acontece por temas geradores de discussões em grupo. 

Enfim, agora que você já sabe as principais tendências pedagógicas, vem conhecer mais sobre o que faz o pedagogo!

Pedagogia

O que faz o pedagogo?

O pedagogo trabalha com ensino e aprendizagem. É especialista em métodos educacionais e identifica quais são os melhores caminhos pra levar educação de qualidade pros indivíduos.

Um profissional da Pedagogia pode ser professor e atuar no Ensino Infantil e Fundamental. No entanto, você sabia que há diversas áreas em que a presença do pedagogo é indispensável? 

Além do ambiente escolar, há outros setores que necessitam da atuação do pedagogo. Por isso, quem se forma nessa área tem um amplo leque de oportunidades.

Gestão Escolar

Embora seja comum atuar na sala de aula, o pedagogo pode desempenhar tarefas relacionadas à gestão da escola. Algumas dessas atividades são:

  • organização do calendário letivo anual;
  • planejamento das atividades de ensino;
  • definição dos horários dos professores em cada turno letivo;
  • criar e coordenar projetos de educação básica;
  • propor reformas curriculares;
  • liderar reuniões de pais e mestres.

Inclusive, durante a graduação você tem a oportunidade de entrar em contato com a gestão escolar e entender um pouco sobre as funções administrativas da escola. Bem legal, não é mesmo?

Educação Inclusiva

Também chamada educação especial, o pedagogo poderá lidar com crianças com alguma deficiência ou limitação. Entre elas estão a cegueira, surdez, autismo, hiperatividade, entre outros.

Pra executar o ensino e aprendizagem da melhor maneira possível, o profissional usa técnicas específicas pra que os alunos possam entender os conteúdos e se desenvolvam da melhor maneira. Inspirador, né?

Gestão de pessoas 

Também conhecida como Pedagogia Empresarial, essa área necessita do pedagogo pra realizar treinamentos e capacitar pessoas. 

Nesse caso, técnicas pedagógicas são aplicadas no ambiente corporativo pra auxiliar no comportamento dos colaboradores de uma empresa. 

Bem diferente da atuação em escolas e em sala de aula, não é? Assim, cursar Pedagogia traz um leque de possibilidades. Sabia que também é possível atuar em hospitais? Pra isso existe a Pedagogia hospitalar. Saca só!

Pedagogia Hospitalar

No ambiente de clínicas e hospitais, ter um profissional da educação auxilia no processo de cura e acolhimento de crianças enfermas. O pedagogo leva o ensino pras crianças hospitalizadas e promove o desenvolvimento intelectual através de diversas atividades.

Há também a opção de realizar atendimento domiciliar, além da aplicação de estratégias de ensino pra cada paciente, o pedagogo presta apoio emocional pra auxiliar na recuperação mais rápida do paciente.

Orientação educacional

O profissional da Pedagogia é um facilitador de aprendizagem. Ele pode orientar alunos e professores em diversas situações. No caso dos alunos, o profissional atua com os professores pra nortear o estudante quanto ao seu desenvolvimento intelectual. 

Já os professores podem ser orientados quanto às melhores técnicas pra conduzir suas aulas, aperfeiçoando o processo de ensino-aprendizagem.

Produção de material pedagógico

Você pode elaborar livros, apostilas e e-books. Editoras costumam contratar pedagogos pra elaborar seus materiais. Elas se interessam por materiais de qualidade e um profissional que tenha domínio sobre os temas relacionados à área educacional.

Nesse sentido, a pessoa formada em Pedagogia tem um diferencial, pois, possui legitimidade e expertise pra abordar certos assuntos.

Além disso, cursos online, vídeo aulas e podcasts também são infoprodutos que têm ganhado destaque atualmente. A elaboração de materiais digitais possibilita a atuação dos profissionais de educação em um nicho, até então, pouco ocupado.

Educação de Jovens e Adultos

Diversas pessoas não têm oportunidade de concluir seus estudos no tempo adequado e precisam acessar o modelo EJA — Educação de Jovens e Adultos. 

Embora a profissão de pedagogo seja associada, na maioria das vezes, a crianças, ele também pode atuar com jovens e adultos. Isso evidencia o caráter diverso da profissão, já que pode trabalhar com públicos diversos.

Afinal, o EJA é uma modalidade de ensino voltada pra pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar. Assim, a atuação do profissional em educação é transformadora e relevante pra sociedade.

Psicopedagogia

Os conhecimentos da Psicologia podem contribuir fortemente na área educacional. Os psicopedagogos podem atuar em instituições de ensino e também em clínicas e hospitais. 

Geralmente, atuam com crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem. O psicopedagogo busca entender como o ser humano aprende.

Através de técnicas da Psicologia da educação e da Pedagogia, os profissionais decifram as origens das dificuldades em assimilar conhecimento. Eles podem ser sociais, físicos e emocionais. Tudo isso só será possível através da avaliação do profissional.

Agora vamos conhecer um pouco sobre o perfil do pedagogo. Continue a leitura e veja se você se identifica.

Qual o perfil do profissional de Pedagogia?

Gostar de ensinar é um elemento essencial pra qualquer pessoa que pensa em trabalhar na área educacional. 

Além de dominar os conteúdos intelectuais, é importante agregar elementos que ajudem você a ser um profissional diferenciado no mercado, embora existam outros pontos interessantes que você deve saber.

1. Boa comunicação

A pessoa que almeja ser pedagoga precisa ser comunicativa. Ela deve saber se expressar de forma clara e simples. 

Você usará sua voz constantemente pra transmitir conhecimentos. Sendo assim, podemos dizer que a ótima capacidade de comunicação é uma característica obrigatória pra ser um profissional de Pedagogia. 

2. Saber ouvir 

Saber ouvir também é um atributo importante. Você deverá estar aberto a conselhos, sugestões e/ou críticas de seus alunos, chefe ou colegas de trabalho. O diálogo é importante no ambiente educacional. Isso proporciona uma atmosfera harmoniosa. 

Todos os profissionais devem trabalhar em sintonia, contribuindo pra um ambiente de trabalho saudável. 

3. Gostar de ler

Gostar de ler é uma característica essencial de um profissional de educação, tendo em vista que ele permanecerá em constante processo de aprendizagem. 

Deve estar se atualizando constantemente, adquirindo livros, cursos e treinamentos, buscando sempre seu aperfeiçoamento profissional. Tenha em mente que você será um eterno aprendiz.

4. Ter um bom relacionamento interpessoal

Ter facilidade em lidar com pessoas é outro atributo. Você estará sempre rodeado por pessoas de diversas idades e com trajetórias de vida diferentes. Empatia e solidariedade são atributos importantes independentemente da área em que o profissional está inserido.

5. Investir em criatividade e inovação 

A criatividade deve ser uma característica presente numa pessoa que quer ser pedagoga. Profissionais criativos motivam seus alunos e os estimulam a aprender mais e mais. 

Ele deve saber trabalhar em grupo, criar mecanismos pra se adequar ao ambiente ou solucionar problemas que venham ocorrer. Ser um profissional que costuma inovar fará você se sobressair no ambiente de trabalho.

6. Respeitar as diferenças

Respeitar as diferenças também é uma condição importante. O pedagogo lidará com pessoas de diversas classes sociais, gênero e raça. Ele deve estar atento pra isso, respeitando a individualidade de cada um. 

Precisa ter empatia pra compreender as características e necessidades dos educandos. Agora que você já sabe os principais pontos do perfil profissional de um pedagogo, aprenda quais são as vantagens de trabalhar com Pedagogia.

Quais são as vantagens de atuar nessa área?

Atuar na área da Pedagogia é impactar a vida das pessoas em diversos setores da sociedade. Afinal, você já sabe que os campos de atuação do profissional são variados.

Além de estar em constante aprendizado, há outros benefícios de ingressar na carreira pedagógica. Vamos conhecer um pouco mais sobre isso?

1. Campo de atuação diverso

Essa é uma das principais vantagens de se formar em Pedagogia. Você já sabe que diversos setores da sociedade necessitam da presença desse profissional. Por isso, esse é um grande benefício pra quem quer diversificar suas funções em uma mesma profissão.

A Pedagogia te dá a possibilidade de escolher ser professor ou consultor escolar. Você pode percorrer diversas áreas que trabalham com humanidade. Afinal, a educação deve ser levada a todas as esferas. Não é mesmo?

2. Formação dos seres humanos

Todo professor desempenha um papel importante na vida dos alunos. Tenho certeza que você lembra de algum professor que marcou a sua vida. É por conta disso que essa é uma das grandes vantagens de investir em uma graduação em Pedagogia.

Ao desempenhar o seu papel de educador e facilitador da aprendizagem, a sua contribuição pra formação de seres humanos não passará despercebida. 

Os impactos sociais, emocionais e culturais na vida dos alunos são pra sempre. Você tem a chance de despertar lados criativos e intelectuais que eles levarão ao longo da vida.

3. Ascensão profissional

A demanda por professores nunca diminui. Quanto mais qualificado você for, maiores são as chances de ascensão profissional. 

Investir em cursos e especializações garante maiores salários e quanto mais experiência você tiver, menores as chances de estar fora do mercado de trabalho.

4. Férias

Pros profissionais que atuam no ambiente escolar, as facilidades em tirar férias ao longo do ano são uma das grandes vantagens dessa profissão. Isso porque é possível se planejar e descansar durante os recessos escolares.

Em resumo, o profissional sempre estará em constante aprendizado, além de poder contribuir com a melhoria de vida das pessoas, sendo assim, essenciais na sociedade. 

O professor tem flexibilidade de horário de trabalho, que pode escolher seu turno de acordo com a atribuição.

Pedagogia

Quais são os desafios da Pedagogia?

Embora o ato de ensinar seja valoroso, muitas vezes, os profissionais de educação se deparam com certos obstáculos.

A desvalorização do professor se tornou um fator presente na nossa sociedade. A ausência de investimentos também é algo existente na área educacional. No entanto, o número de vagas pra área da educação só cresce a cada ano. 

Como ingressar na área pedagógica?

Pra atuar como pedagogo você deve cursar uma graduação em Pedagogia em uma instituição pública ou privada reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Você pode cursar de forma presencial ou à distância.

Como já falamos, a Pedagogia não se restringe apenas à educação de crianças. O profissional pode ingressar em diversas áreas, em diferentes setores do mercado de trabalho.

O que estuda na faculdade?

Você pode cursar Pedagogia de forma presencial ou à distância. Na maioria das faculdades, o curso de Pedagogia tem 8 semestres. 

Você vai aprender a ensinar o conteúdo aos futuros alunos aprendendo sobre didáticas e formas de ensino e terá que cursar disciplinas obrigatórias e optativas, aulas teóricas e práticas. 

Nas aulas teóricas, pensadores como Paulo Freire, Bourdieu e Piaget são abordados. Matérias como:

  • alfabetização e letramento;
  • política públicas;
  • filosofia;
  • sociologia;
  • antropologia;
  • história;
  • psicologia;
  • língua portuguesa;
  • matemática;
  • libras;
  • gestão escolar;
  • didática dentre outras, estão presentes nas grades curriculares. 

Já nas aulas práticas, os estudantes desenvolvem atividades como dinâmicas, brinquedoteca e jogos. 

As aulas práticas são essenciais na formação do estudante, pois os motivam a aplicar os conhecimentos teóricos em experiências concretas, estimulando seu aprendizado no ambiente acadêmico.

Outra forma de aplicar o conhecimento teórico é por meio dos estágios. Além de serem um ótimo instrumento de preparação pra vida profissional, os estágios são obrigatórios e enriquecem a trajetória acadêmica do estudante.

É por meio dos estágios que os alunos vivenciam a sala de aula e começam a se familiarizar com o ambiente de trabalho dos professores. 

Durante o estágio, ocorre o desenvolvimento de habilidades e a possibilidade de compreensão da atuação do profissional e também aumenta as chances de inserção no mercado de trabalho, pois traz experiência enquanto prepara o estudante de Pedagogia pra sua futura atuação.

Quanto ganha um pedagogo?

A média salarial de um profissional formado em Pedagogia é R$ 2.989,00, de acordo com o site vagas.com. Além disso, 10% dos profissionais iniciaram a carreira como professores.

Sabemos que vários fatores podem influenciar o salário do profissional de educação. Cidade, região, experiência, âmbito público ou privado e pós-graduação são elementos que devem ser observados.

Você pode se interessar: O que é pós-graduação? Descubra aqui!

Pedagogia

Como é o mercado de trabalho da Pedagogia?

A demanda por profissionais de educação é algo constante. O mercado de trabalho é amplo pros profissionais de Pedagogia, tendo em vista que podem atuar no âmbito da educação de crianças, jovens e adultos. Há muitas oportunidades de emprego tanto na esfera pública quanto privada.

O setor público é o que mais emprega profissionais de educação. Os concursos públicos, em âmbito municipal, estadual ou federal nunca deixam de ser ofertados regularmente na área educacional (são uma possibilidade de estabilidade).

Fora da sala de aula, o pedagogo também pode atuar em Organizações Não Governamentais (ONGs), editoras, hospitais, empresas de RH, entre outros. Todas essas esferas costumam contratar profissionais de educação pra trabalhar.

Portanto, o mercado de trabalho é bastante amplo e as oportunidades são bem interessantes. Por fim, o pedagogo é uma profissão com relevância e impacto social, pois a transmissão de conhecimento contribui muito na vida das pessoas e na sociedade. 

A Pedagogia é a base de todas as áreas, já que todos os profissionais passaram pela educação básica nos primeiros anos de vida. 

Além de um profissional em constante aprendizagem, o profissional de Pedagogia precisa amar estudar, tendo em que vista que sua área está sempre em evolução. 

Como vimos, o profissional de Pedagogia tem um campo vasto de atuação, seja no âmbito público ou privado, dentro ou fora do ambiente escolar. A demanda por pedagogos cresce a cada dia.

E aí gostou do conteúdo sobre a área de pedagogia? Se você estiver se preparando para o Vestibular ou Enem, pode contar com o curso preparatório da Descomplica.

Ainda na dúvida sobre qual curso fazer? Confira as opções de graduação digital da Descomplica.

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você