Blog Descomplica

O que é pós-graduação? Descubra aqui!

Saber o que é pós-graduação ajuda os alunos a lidar com a importante escolha profissional: estender a formação ou parar no primeiro diploma?
porDescomplica| 11/10/2021

Compartilhe

Com tanta gente falando de formação acadêmica, a dúvida sobre o que é pós-graduação fica comum, né? Embora o ensino superior já aparecesse na Antiguidade, em lugares como Grécia, Roma e China, a pós só surgiu alguns anos depois.

A origem pinta nas universidades europeias da Idade Média, principalmente as italianas. Se os bacharelados originalmente duravam 6 anos, a pós chegava aos 12.

As formações eram amplas, com a graduação explorando as “sete artes liberais”: retórica, música, gramática, lógica, astronomia, geometria e aritmética.

Assim, com a certificação de bacharel em artes em mãos, era possível se estender a formação pra Direito, Teologia ou Medicina. Mas as coisas mudaram ao longo dos anos, a pós-graduação evoluiu e você já vai saber como o assunto funciona hoje. Bora?

o que é pós-graduação - estudante segurando apostilas e livros

O que é pós-graduação e para que serve?

Embora seja parte do ensino superior, a pós-graduação é um curso voltado pra quem já tem um diploma anterior. Originalmente, é dividido em dois graus: o mestrado e o doutorado.

Assim, os termos eram equivalentes quando surgiram, com o título de “mestre” sendo favorecido em Paris, e o de “doutor” em Bolonha.

O doutorado passou a ocupar um papel mais avançado que o mestrado apenas alguns anos depois. Desse modo, os primeiros cursos tinham o foco no ensino, o que no Brasil passaria a se chamar “stricto sensu” — um termo que você já vai descobrir o que significa.

“Doutor”, por exemplo, vem do latim “docere”, que significa “ensinar”. Em alguns países, o mestrado é uma etapa posterior, exigindo formações intermediárias como o mestre em artes, mestre em ciências e mestre em filosofia.

o que é pós-graduação - estudante com livros e notebook sobre a cama

Qual a diferença entre graduação e pós-graduação?

A principal diferença entre as duas formações é a titulação. Na graduação, a única coisa que você precisa é da conclusão do Ensino Médio. Mas a pós-graduação é diferente, exigindo um diploma. A graduação ainda é um curso abrangente, dando uma base de vários campos do conhecimento diferentes.

Já a pós, é bem mais específica, explorando pesquisa, ensino ou atuação prática. Na graduação, você vai precisar passar por processos seletivos em vestibulares. Por exemplo, o Enem.

Outra possibilidade é apostar em bolsas de estudo, fazendo as formações com desconto. Já a pós, é feita pra aprofundar os estudos na área de atuação da graduação original. Mas é possível ser formado em um campo e escolher outro no curso.

o que é pós-graduação - estante de livros antigos

Quanto tempo dura uma pós-graduação?

O tempo de uma pós varia de acordo com o curso, tendo uma duração mínima de 360 horas. Mas esse tempo é dividido em períodos, de acordo com o tipo de formação. Os doutorados, por exemplo, ficam entre os 24 e os 48 meses (entre 2 e 4 anos).

Já os cursos de MBA, costumam passar das 480 horas. Os “Master In Business Administration” são específicos pra quem quer se desenvolver no universo de Gestão e Negócios. Embora os Estados Unidos apontem como um título de mestre, aqui é uma especialização.

Por fim, os mestrados podem chegar às 500 horas. As especializações mais simples, podem entregar a carga horária mínima de 360 horas distribuídas entre nove meses e dois anos.

o que é pós-graduação - pessoa escrevendo com lapiseira

Quais são os tipos?

No Brasil, existem dois modelos principais de pós-graduação desde os anos 1960: o lato sensu e o stricto sensu. O primeiro tem mais apelo à atuação profissional, tendo os cursos de aperfeiçoamento, especialização e MBAs como principais exemplos.

Assim, atualizam as formações originais: bacharelados, licenciaturas e tecnólogos. Já os stricto sensu, se relacionam com o mundo acadêmico, sendo os primeiros exemplos de pós-graduação. Aqui, entram os mestrados e doutorados.

O primeiro dá o título de mestre e a qualificação pra pesquisador e professor. Já o segundo, é como um mestrado mais restrito, em que você vai precisar defender uma tese inédita. Desse modo, os alunos contam com uma formação científica, com menos apelo à rotina profissional.

o que é pós-graduação - estudantes em sala de aula

E o que fazer antes da pós?

Antes da pós, a principal questão pros estudantes é se perguntar se a formação é a escolha certa. Assim, vale reparar no que você espera do curso e quais são os resultados que quer trazer pra sua carreira.

Por isso, procure analisar bem as faculdades. Às vezes, uma instituição atende sua área de interesse, mas não tem um campus próximo de onde você mora ou o preço é pouco acessível. Pra esses casos, existem opções EaD que podem servir como alternativa.

Outro desafio é a organização do tempo. Isso porque existem cursos que exigem dedicação exclusiva. Mas se você tem uma atividade profissional, pode dar prioridade aos que têm horários mais flexíveis ou ocupam uma fatia menor de tempo dos estudantes.

o que é pós-graduação - formando com capelo de formatura

O que vem depois da pós-graduação?

Embora a pós-graduação seja a formação mais avançada do ensino superior, isso não significa que não exista vida depois dela. Uma forma de adquirir cultura, por exemplo, é por meio de um intercâmbio.

Além da experiência internacional ser um plus no currículo, também é uma forma de aprender um novo idioma.

Você também pode rechear o currículo com capacitações extras e cursos livres. O modelo é menos exigente que as faculdades e ocupa menos tempo, complementando a formação com certificados.

Por fim, ainda há a possibilidade de apostar em uma segunda graduação ou nova especialização.

Pros formados em MBAs ou cursos ligados à gestão, ainda é possível usar as lições da faculdade pra abrir o próprio negócio. O empreendedorismo é um caminho pra fazer o que gosta e interagir com o mercado tendo mais autonomia.

Com tanto papo sobre ensino superior, saber o que é pós-graduação dá uma noção de como montar a carreira profissional, né?! O diploma mostra que você dedicou muito mais horas ao assunto do que uma pessoa apenas com a graduação comum.

Nas formações a distância, a transmissão das aulas é digital. Assim, podem ser transmitidas ao vivo ou ficar gravadas e armazenadas na plataforma. Aqui, basta fazer a matrícula e acessar.

O modelo tem uma estrutura parecida com os cursos presenciais, com provas e avaliações. Mas a vantagem é a arbitrariedade geográfica: afinal, você pode ver o curso de qualquer lugar. Está a fim de investir na pós online? Então, conheça os cursos de pós-graduação da Descomplica.

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica