Blog Descomplica

Nacionalismos e Novas Doutrinas Sociais guia de estudos

O Século XIX veio para causar: saiba mais sobre esse período tão importante para a História e para os seus conhecimentos na hora de prestar vestibular!

Atualizado em

Compartilhe

O que século XIX significou para o mundo?

Com a Revolução Francesa, no século XVIII houve a transição da Idade Moderna para a Idade Contemporânea, com o fim do absolutismo e o início do iluminismo. Além disso, o princípio liberal inglês criticava veementemente o absolutismo, o clericalismo e deu ensejo para muitos movimentos que viriam a acontecer. Após esse cenário surge a figura de Napoleão numa tentativa de dar cabo à instabilidade política e financeira da França. Napoleão Bonaparte expande sua influência por toda a Europa, propagando as ideias liberais. O liberalismo floresce e movimenta então uma série de movimentos no mundo no século XIX.

 

Novas nações: independências na América

Foi no início do século XIX que o Brasil, por exemplo, lutou de alguma maneira por sua independência, já que a crença da elite brasileira que apoiou a independência possuía uma expectativa liberal. Na América espanhola os criollos lutaram também pela independência e estavam preocupados em acabar com as restrições mercantilistas. Isso demonstra o momento revolucionário do século XIX e o reflexo do liberalismo na América.

O Século XIX e suas repercussões: nações, nacionalismos e as novas doutrinas sociais

 

Revoluções de 1820, 1830 e 1848: Europa

Por mais que o Congresso de Viena tenha tentado manter o Antigo Regime, a Europa já tinha absorvido os ideais revolucionários. A população camponesa, por exemplo, absorve enormemente os ideais que pregavam maior igualdade e redistribuição. As revoluções tinham a cara presença do liberalismo e do nacionalismo.

  • Revolução de 1820: Revolução do Porto (Portugal), Revolução de Cádis, Independência da Grécia
  • Revolução de 1830: Início do Processo de unificação italiana, Independência da Bélgica, Franceses derrubam Carlos X, Manifestações contra D. Pedro I no Brasil
  • Revolução de 1848 (Primavera dos Povos): Derrubada de Felipe de Orleans na França, início do processo de unificação da Alemanha, além disso tem o surgimento do capitalismo em meio a revolução

O Século XIX e suas repercussões: nações, nacionalismos e as novas doutrinas sociais

 

O Nacionalismo

O nacionalismo está muito ligado ao liberalismo. O nacionalismo pode ser também um princípio liberal , por exemplo, como foi a derrubada de um governo absolutista, que a sociedade que não tinha direito aos privilégios se une. A ideia de nação é uma ideia de pertencimento, então, um Estado nem sempre é uma nação. Para que haja um Estado Nacional deve haver um governo como referência de representatividade para a sociedade, o que nos faz poder questionar a formação do Estados Modernos como nação.

O Século XIX e suas repercussões: nações, nacionalismos e as novas doutrinas sociais

 

Novas Doutrinas Sociais

É nesse momento que determinados cientistas políticos passam a acreditar que a sociedade capitalista não é o ideal para o mundo.

  • Comunismo: abolição da propriedade privada e do Estado, que é visto como uma instituição que serve para garantir a propriedade privada e as diferenças sociais.
  • Socialismo Utópico: o proletariado “utópico” acreditava que a burguesia no poder perceberia que precisava do proletariado e a distribuição de riquezas aconteceria “naturalmente” com a mudança da mentalidade da burguesia.
  • Socialismo Científico (Marxista): Marx afirmava que o que enriquece a burguesia é o sistema de exploração do trabalho do proletariado (a mais valia), sendo assim os burgueses não deixarão de explorar o trabalhador. O Nacionalismo é um problema para o socialismo, já que “unifica” a sociedade de um país, que é diferente. Para Marx, a classe do proletariado era mundial e não local. Para derrubar a burguesia do poder deveria ser feita a revolução e implementar a ditadura do proletariado.
  • Anarquismo: os anarquistas acreditavam que nenhum governo seria capaz de geral igualdade, então o Estado deveria acabar, já que o poder corrompe.

O Século XIX e suas repercussões: nações, nacionalismos e as novas doutrinas sociais

 

Exercícios

1. (FUVEST) As revoluções de 1848 na Europa:

a) tentaram impor o retorno do Absolutismo, anulando as conquistas da Revolução Francesa.
b) foram marcadas pelo caráter nacionalista e liberal, incluindo propostas socialistas.
c) provocaram a união das tropas de Bismarck e Napoleão III para destruir o governo revolucionário.
d) conduziram Luís Felipe ao trono da França e deram origem à Bélgica como estado independente.
e) foram vitoriosas e completaram as unificações nacionais na Itália e Alemanha.

 

 

2. (FUVEST) Qual dos países a seguir, não passou por nenhuma das várias revoluções políticas que marcaram a Europa no século XIX?

a) Itália
b) Espanh
c) Inglaterra
d) Alemanha
e) França

 

Gabarito

1. B

2. C

Comentários

Isabele
Isabele
06/06/2023 às 15:23

Eu gostaria de vcs me ajudasse com um resumo da América anglo saxônica

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Descomplica
Descomplica
07/06/2023 às 10:01

Eii, Isabele! Estamos aqui para te ajudar mesmo, viu! 😊 Que bom que você achou a gente aqui e partir de agora não tem desculpa, vamos reagir e começar a estudar já? Olha, 👉 http://bit.ly/CentralDeAjudaDescomplica (canto inferior direito) que iremos conversar para te ajudar melhor na escolha do plano ideal pra você começar a estudar logo, combinado? Vamos te esperar! 💚


Leonardo Cunha
Leonardo Cunha
07/05/2015 às 18:49

Seria possível disponibilizar um documento em PDF ou outro formato desses resumos feito por vocês?

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Má Dias
Má Dias
08/05/2015 às 19:30

Oi, Leonardo! Os nossos materiais são feitos especialmente para você acompanhá-los juntinho com a gente aqui no blog! Nossos materiais que possuem gif, por exemplo, não podem ser transformados em pdf, perde toda a magia! :( Posso te ajudar de alguma outra forma? :)


ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de História - Ciências Humanas e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você