Blog Descomplica

A banca do Enem está de cara nova?

FGV, Cesgranrio e Vunesp organizam a edição de 2017

Atualizado em

Compartilhe

Durante o ano de 2017, houve uma forte mudança em relação a banda do Enem. Na maioria das vezes, ela esteve sempre relacionada com a política brasileira.

Pra se ter uma ideia, Bolsonaro teria sido acusado, depois de ter sido eleito, de pedir pra que algumas questões da prova fossem alteradas, como quando ele pediu pra que o termo Ditadura Militar fosse trocado por Revolução de 64. 

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma das provas mais conhecidas que a gente tem hoje em dia e é através dela que se consegue entrar pro curso de ensino superior por uma ou mais formas disponibilizadas pelo governo.

A primeira que podemos citar é o ProUni, que pode ser usado concomitantemente com o Fies, caso a bolsa inicial não tenha sido de 100% do valor da faculdade particular. 

Vale apenas ressaltar que, pra conseguir ser um estudante com o respaldo do Prouni, você precisa ter renda mensal per capita familiar de até um salário mínimo e meio.

Em sequência, o Fies tem menos regras. Ou seja, por ser um financiamento feito através da Caixa Federal ou Banco do Brasil, ela tem juros mais baixos e condições facilitadas, como a não exigência de fiador. 

Além disso, você opta se quer iniciar os pagamentos imediatamente ou prefere se formar primeiro.

Já o Sisu é um pouquinho diferente. Por ser a porta de entrada pras graduações públicas (gratuito), ele é mais concorrido e exige de você mais determinação.

Agora que você conhece as portas, é hora de saber detalhes sobre a chave de entrada pra universidade e a banca é parte disso, viu?

O livro A arte da guerra diz que ninguém deve ir pra guerra, sem antes conhecer o adversário. E então, preparado?

Nova banca do Enem e realização da prova 

Imagem de uma sala de reunião para ilustrar um artigo sobre banca do enem

O Enem conta com 180 questões que servem pra testar os conhecimentos do estudante, ao mesmo tempo em que analisa mais sobre a sua escrita e formação. Visto que, no dia da prova, há a necessidade de escrever uma redação que possui o tema surpresa. 

Não precisa se assustar, afinal a única surpresa é o tema, pois o modelo é o mesmo: dissertativo-argumentativo.

Em suma, o tema da redação geralmente cobra alguns assuntos que são voltados pra programas sociais ou questões polêmicas em nosso país.

Por exemplo, durante o ano de 2020, um dos assuntos cobrados foi em relação à saúde mental e o que poderia ser feito pra entender o número de casos ainda maior que estava surgindo. 

A saúde mental é um problema que está sendo abordado por muitos ativistas que abordam sobre a importância do Ministério da Saúde criar incentivos pra busca de ajuda através do Sistema único de Saúde. 

Isso porque, ainda, o acesso a psicólogos e psiquiatras é muito escasso por intermédio destes postos. 

Desde o ano de 2009, praticamente todas as universidades do país estão usando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Por isso, é de suma importância que se tenha um bom desempenho no momento em que for realizar a prova. O Enem acaba sendo cobrado até mesmo pelas universidades privadas e pagas. Dessa forma, não tem como escapar!

Como são elaboradas as provas? 

Imagem de uma mulher segudando um blodo de folhas em branco para ilustrar um artigo sobre banca do enem

Atualmente, é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que faz a elaboração da prova do Exame Nacional do Ensino Médio. 

Ao todo, é ensinado que o instituto já conta com um banco que tenha ao menos 10 mil questões que podem ser utilizadas exatamente pra testar os conhecimentos dos estudantes tanto em exatas quanto em humanas. 

Basicamente, as questões devem seguir um padrão que conta com ao menos 5 alternativas que podem estar corretas e que devem ser escolhidas pelos estudantes. 

A Banca do Enem também determinou que durante toda a realização da prova o estudante não possa abrir embalagens que tenham alguma coisa escrita. 

O mesmo serve pra todos os rótulos de garrafas de água, que devem ser retirados pra que não se corra risco de colagem. 

Além disso, existem algumas regras que devem ser aplicadas pelos aplicadores da prova, como é o caso de retirar o estudante de dentro da sala caso ele comece a mexer no celular ou o relógio.

Se o celular não for desligado e estiver interrompendo algum estudante, também se pode retirar o estudante de dentro do ambiente. 

Assim como a redação, as questões que são elaboradas pelo Inep são de cunho sigiloso e não podem ser reveladas antes do momento da prova. 

A decisão ocorre porque isso daria espaço pra que os estudantes discutissem entre si os assuntos ao mesmo tempo em que saberiam sobre o tema da relação pra praticar com antecedência. 

Geralmente, essa prova está sendo divida em alguns níveis de conhecimento que permitem que haja o teste nas mais variadas áreas, sendo elas:

  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  •  Linguagem, Códigos e suas Tecnologias. 

Como é feita a escolha das questões pela banca do Enem?

Imagem de um auditorio para ilustrar um artigo sobre banca do enem

Lembra que a gente falou que existem mais de 10 mil atividades que existem dentro do banco do Inep? Então, a escolha delas é feita por intermédio de sorteio e elas são divididas entre fáceis, médias e mais difíceis. 

Quanto mais difícil for a questão que acertar, maior a quantidade de pontos que vai receber. Por isso, é importante dizer que elas não contam com o mesmo peso.

Bom, agora que você conhece sua banca, não tem porque não ir com tudo pra prova e dar o melhor de si. Lembre-se que é a sua faculdade que pode ser decidida naquelas 180 questões e naquela redação que a gente sabe que será de 1000 pontos.

Conte com a gente pra todas as fases, ok? E se tiver qualquer dúvida é só inserir nos comentários.

Ah, e claro, não se esqueça de vir nos conhecer mais em nosso portal oficial porque temos muitos artigos que falam mais sobre o que é o exame mencionado, sobre o ensino médio e dicas pra ir muito bem na sua prova.

Aproveite para conhecer o Cursinho Online Pré-Enem da Descomplica!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você