O que é prolactina?
A prolactina é um hormônio polipeptídico de cadeia única, com 198 aminoácidos e peso molecular de 23.000 Da, sintetizado e secretado pelo nosso organismo. A principal função deste hormônio é estimular a fabricação de leite pelas glândulas mamárias.Apesar de estar presente tanto em homens quanto em mulheres, a prolactina é produzida principalmente na mulher durante a gravidez e se estendendo após o parto. Assim, há a produção de leite materno para o bebê, garantindo assim a fonte de alimento para a sua sobrevivência.[caption id="attachment_178162" align="aligncenter" width="223"]
representação esquemática da prolactina[/caption]
Síntese e inibição da prolactina
A produção de prolactina ocorre nas células lactotróficas da adenoipófise, uma glândula que se localiza na base do cérebro. O gene que codifica a produção de prolactina está localizado no cromossomo 6.Apesar de o número absoluto de células lactotróficas não ser alterado com o passar da idade, há hiperplasia dessas células durante a gravidez e a lactação. Durante a gestação, o tamanho da hipófise pode dobrar ou até mais que dobrar, deixando os níveis de Prolactina de 10 a 20 vezes superiores ao basal (antes da gestação).[caption id="attachment_178163" align="aligncenter" width="600"]
produção de prolactina é fundamental para amamentação[/caption]
Funções da prolactina
A prolactina pode exercer algumas funções no corpo humano:- Leite materno 🡪 a principal função da prolactina é a produção do leite materno durante a gestação e após o parto, garantindo assim a fonte de alimento para a prole.
- Libido 🡪 este hormônio atua inibindo a libido, impedindo assim que haja desejo sexual durante o momento de amamentação. Também é relatado que altos níveis de prolactina no homem também pode inibir a sua libido.
- Ciclo Menstrual 🡪 altos níveis de prolactina acabam por inibir os hormônios hipofisários FSH e LH, interrompendo o ciclo menstrual na mulher.
- Metabolismo 🡪 a prolactina aumenta a sensibilidade das células a insulina e as funções dos adipócitos. Porém, o excesso desse hormônio auxilia no desenvolvimento de diabetes mellitus e obesidade.
- Excreção 🡪 A prolactina causa diminuição da excreção renal de sódio e potássio e aumento da liberação de cloreto de sódio no suor. Além disso, aumenta a absorção intestinal de água e íons.
- Imunidade 🡪 A prolactina tem a função de diminuir a imunidade da mãe durante a gestação, o que impede que seus anticorpos ataquem o bebê.
Problemas relacionados à prolactina
Apesar da sua grande importância, a prolactina é um hormônio que deve ser controlada a sua produção por meio de feedbacks negativos, evitando uma exagerada produção.Abaixo se encontram os valores normais encontrados no corpo humano:- Mulheres não grávidas e fora do período de amamentação: 2,8 a 29,2 ng/mL;
- Mulheres grávidas: 9,7 a 208,5 ng/mL;
- Mulheres pós-menopausa: 1,8 a 20,3 ng/mL;
- Homens: abaixo de 20 ng/mL
Hiperprolactinemia
É o aumento de produção da prolactina a valores acima dos normais, que provoca nas mulheres alteração no ciclo menstrual e infertilidade. Já no homem, está relacionado a impotência sexual e perda de libido por prejudicar a produção de testosterona e também o aumento das mamas (ginecomastia).[caption id="attachment_178164" align="aligncenter" width="494"]
Quadro de ginecomastia à esquerda causado pelo aumento de prolactina[/caption]
[caption id="attachment_178165" align="aligncenter" width="563"]
Ultrassonografia mostrando o ovário policístico[/caption]
Hipoprolactinemia
É a diminuição de produção da prolactina a valores abaixo dos normais, que provocará em mulheres grávidas a baixa produção de leite materno.Uma das causas para a hipoprolactinemia, pode estar relacionada com o hipopituitarismo (doença caracterizada pela diminuição da secreção de um ou mais dos 8 hormônios normalmente produzidos pela hipófise).E aí, o que achou do conteúdo sobre o que é prolactina? Muito bom, né? O que acha de continuar estudando sobre diferentes matérias com o cursinho da Descomplica? Corre!
