Blog Descomplica
Armazém de distribuição para ilustrar o texto sobre o que é Logística

O que é logística, sua importância e seus objetivos?

Saiba o que é logística, como funciona esse setor e qual a sua real importância dentro das operações de uma empresa. Acesse e confira!

Atualizado em

Compartilhe

Se você já se imaginou trabalhando em um dos setores mais dinâmicos do mercado e encarando desafios diários com as mais variadas operações de armazenagem e distribuição, projetou o ramo da logística.

Isso mesmo! Mas é necessário saber que antes de encontrar as maiores empresas e disputar as melhores vagas, é preciso começar por conhecimentos básicos.

Se em algum momento passou pela sua cabeça estudar e se especializar nessa área, saiba que, hoje, a logística vai muito além de estoques e entregas e cada vez mais se torna um setor estratégico e fundamental pro sucesso de qualquer negócio.

Sendo assim, sem mais delongas, bora conferir essas dicas e conhecer, de fato, o verdadeiro significado de logística nos dias de hoje?

Na real, o que é logística?

Podemos definir logística como uma especialidade da Administração responsável por todo o planejamento, organização e realização de inúmeros processos de uma cadeia de abastecimento.

Logo, como bem destacamos no início, a definição de logística está longe de ser algo meramente atrelado ao estoque e às entregas de uma empresa, apesar dessas etapas fazerem parte de suas atividades.

Porém, na prática, o conceito vai muito além disso! Em outras palavras, a logística engloba processos de ponta a ponta em uma cadeia de Supply Chain, desde a chegada dos materiais ou insumos nas docas de um armazém, até a chegada do produto final às mãos do consumidor.

Além disso, a logística ainda pode se fazer presente mesmo após a conclusão de uma entrega. É o caso, por exemplo, de devoluções ou logística reversa, quando a empresa precisa coletar e retornar aquele produto ao seu ponto de origem.

Quais são os tipos de logística?

Você sabia que, hoje em dia, existem ao menos 5 tipos de logísticas? Abaixo, separamos e colocamos uma breve descrição sobre cada uma pra te ajudar a entender melhor sobre o assunto! 

Logística de produção

Como o próprio nome já diz, trata-se dos processos de produção de um determinado produto. Ou seja, as filas de espera que precisa ter, o tempo de cada etapa e muitos outros aspectos.

Por exemplo, a logística de produção do cacau em pó seria a retirada dos grãos da terra, secagem e moagem, pra somente então, serem empacotados. 

No entanto, o processo de levar o cacau em pó pras casas e supermercados de todo o Brasil faria parte de um outro tipo de logística, que é a chamada distribuição, pois faz parte do transporte.

Logística de distribuição

A logística de distribuição é o processo de levar os produtos até as casas ou supermercados. 

Por exemplo, quando você compra um livro na Amazon, a empresa deve levar até os Correios e vários carros dos Correios são responsáveis por fazer o transporte do livro até chegar na sua casa. 

Os carros vão de cidade pra cidade e trocam de administrações pra que cheguem, por meio de um sistema completo de logística ao seu destino, garantindo maior economia de combustível e agilidade de tempo. 

Um motorista não precisa sair de Santa Catarina pra São Paulo sozinho. Ele leva uma parte, depois a compra fica a encargo de outro pólo e assim por diante. Neste processo, consegue-se entregar bem mais produtos. 

Alguns sistemas semelhantes à logística de distribuição estão presentes no momento em que você compra uma passagem aérea. 

Usa-se um completo sistema de logística vindo de um computador — não é um humano que faz — pra decidir quais são os locais que o avião vai passar e que estejam conectados a outros voos para garantir economia e praticidade de tempo. 

Logística reversa

A logística reversa nada mais é do que devolver ou (RE)desenvolver um produto depois de já ter sido usado.

Seja pra receber o valor de volta, pra ganhar algum desconto, seja pra cuidar do meio ambiente, atribuir uma nova função a ele também faz parte do esquema de logística reversa. 

Veja, abaixo, alguns exemplos práticos que mostram mais sobre como funciona na prática: 

  • Reciclagem de garrafas PET: as embalagens que são formadas por politereftalato de etileno, são grandes poluidoras. Tendo isso em vista, muitas empresas aceitam a devolução da garrafa pet como forma de as reutilizar na logística das instituições e garantir mais economia na fabricação;
  • Devolução da lâmpada: sabe quando a lâmpada pra de funcionar e você precisa devolver pro estabelecimento que comprou? Muitas empresas farão o reuso de alguns materiais que fazem parte da lâmpada pra que seja reaproveitada no mercado e haja mais economia no processo, sem contar que você estará agindo de forma correta com o meio ambiente ao não jogar em um lixo comum.

Logística

Logística sustentável

A logística sustentável é aplicada quando há sustentabilidade no processo de logística de um determinado produto. Ela se preocupa com o meio ambiente e os rejeitos que uma determinada produção pode eliminar sobre um determinado espaço.

As empresas estão cada vez mais preocupadas com a sustentabilidade pra que haja o cumprimento dos países pras suas metas climáticas até o ano de 2030. 

Algumas, inclusive, estão pesquisando novas tecnologias pra deixar os processos mais verdes e equilibrados. 

Um exemplo claro disso é a empresa Dux que anunciou, por intermédio de uma matéria publicada pela jornalista Daiane de Souza, ao portal Click Petróleo e Gás, que desenvolveu um sistema capaz de fazer a amônia tornar-se atóxica pro ser humano e, assim, ser utilizada como transporte marítimo (clique pra ler a pesquisa).

A amônia é um dos materiais estudados pra serem utilizados como transporte marítimo, porque permitiria que houvesse redução exponencial das emissões de dióxido de carbono, um problema presente na logística marítima.

Entretanto, a matéria ainda é tóxica pros seres humanos e era crucial desenvolver um produto capaz de fazer com que ela fosse decomposta em caso de vazamento no mar e meio ambiente. 

Viu só com a ciència está, a cada dia que passa, desenvolvendo mais e mais tecnologias pra tornar as experiências dos seres humanos mais favoráveis e sustentável? 

Logística de suprimentos

A logística de suprimentos acaba sendo confundida com a logística de produção. Ela é utilizada nas indústrias por intermédio das estratégias de just in time. Ou seja, todo o tempo  é controlado de modo a aumentar a produtividade e eficácia das ações dentro da instituição. 

Quais são os fundamentos da logística?

Existem alguns fundamentos da logística que você precisa ter na ponta da língua para garantir profissionalismo na realização dos seus projetos, sendo eles: 

  • previsão da demanda;
  • gestão de estoques;
  • transportes;
  • armazenagem;
  • design de redes de distribuição e outros.

Outra dúvida muito comum é como fazer um planejamento logístico. No entanto, isso é mais fácil do que parece e basta seguir algumas dicas primordiais. Assim sendo, separamos algumas delas pra te ajudar logo abaixo! 

Faça com que os prazos sejam cumpridos rapidamente 

As pessoas gostam de agilizar os processos. Por isso, se você garantir que os seus prazos serão cumpridos antes do esperado pelos clientes, vai os pegar de surpresa e fará com que tenham interesse em continuar comprando com sua empresa. 

Não deixe pra fazer igual muitos estudantes que começam a fazer o projeto um dia antes do prazo, sendo que tiveram o mês inteiro pra isso.

Se você tem o prazo de um mês, comece a fazer no primeiro dia pra entregar o mais rápido possível, não deixe pra começar um dia antes de entregar. 

Tenha boas parcerias com transportadoras

Outra dica de ouro! Esteja sempre fazendo o monitoramento do transporte dos seus produtos pra garantir que estão tendo uma boa logística e entrega. 

Não deixe tudo nas mãos da empresa parceira, esse é um erro cometido por muitas instituições que contratam transportadoras e não analisam o desempenho. 

Caso a transportadora não consiga entregar, o prazo da qual promete pra mais de 5% dos clientes, feche a parceria e opte por outra concorrente. 

Tecnologia nunca é gasto 

A tecnologia nunca é um gasto, ela sempre estará a favor da sua marca. Pra tal, é crucial que você esteja sempre investindo em sistemas mais avançados e rápidos e conte com uma empresa terceira pra isso. 

Muitas empresas acabam ficando pra trás justamente porque não investem em tecnologia de ponta e isso é extremamente perigoso. 

Destine uma parte do seu faturamento de caixa pra investir neste ramo e você verá que os seus sistemas ficarão mais rápidos e efetivos.

Sem contar, ainda, que o sistema de tecnologia funciona 24 horas por dia, nunca falham, não ficam doentes e nem precisam descansar diariamente. 

Justamente por isso que muitas profissões estão sendo substituídas por máquinas que produzem 24 horas por dia e não tiram férias. 

Aproveite para conferir o post salário da área de logística

Qual a importância da logística para as empresas?

Separamos uma lista com as principais vantagens que você terá ao fazer este tipo de investimento da forma correta. 

Você verá, agora, que investir em logística de mercadoria é uma forma de aumentar o lucro e diminuir os cursos com a ajuda de tecnologia, que estão fazendo com que o mundo fique cada vez mais simplificado. 

Aumento da eficiência nos atendimentos

Quando se tem um melhor sistema, às entregas via Correios ou até mesmo dentro da empresa privada com clientes acontece de forma mais rápida porque se sabe exatamente onde estão e onde encontrar. 

Ou seja, os funcionários não correm o risco de se perderem dentro de uma loja com milhares de mercadorias. Hoje em dia, está sendo cada vez mais comum que as empresas falem sobre o uso de software que auxiliam a controlar os estoques e logística.

Os softwares devem ser desenvolvidos por programadores, que entendem sobre códigos e conseguem reduzir algo que seja efetivo e com a experiências do usuário pra garantir que os seus colaboradores consigam navegar sem nenhuma complicação. 

Logística

Um dos lados positivos é que você não gasta quase nada pra manter um software. Por exemplo, se você pagar alguém, o valor médio seria de R$ 10mil, pra mais ou menos, tudo dependendo da complexidade e do profissional. 

Maior agilidade entre a empresa e o cliente 

Com um sistema de atendimento e entrega padronizado, há a garantia de que haverá maior agilidade entre a empresa e o cliente que está interessado em realizar a contratação de um determinado produto ou serviço prestado. 

Você estará garantindo uma experiência muito mais nova e rica pros seus usuários, de forma a permitir mais eficácia na experiência de compra e, assim sendo, fidelizar mais leads e pessoas interessadas na sua marca. 

Quando alguém faz uma compra com a sua empresa e tem uma boa experiência, você está fidelizando um cliente que terá chances de vir a comprar de novo, de novo e de novo.. 

A Google mostra que os usuários esperam o tempo máximo de 3 segundos antes de sair de uma página lenta. E isso também vale pra empresas lentas no geral, não somente em sites.

Por exemplo, se a sua empresa é lenta nos processos, se enrola demais e empurra o cliente de um lado pro outro sem destino, ele tende a trocar sua marca pelo concorrente quando precisar de outro produto que poderia ser vendido pela sua empresa. 

O atendimento rápido e humanizado deve acontecer em todos os formatos, desde o site da sua empresa até mesmo presencialmente ou na entrega do produto. 

Mostre que você está disposto a melhorar a experiência do usuário e faça com que ele se sinta confortável e bem atendido neste processo. 

Redução de custos e centralização de atividades

Outro aspecto que se deve expor é que há a redução de custos e centralização das atividades de forma simplificada. 

Ou seja, ao ter tudo centralizado dentro de um software, você paga apenas um valor por mês de hospedagem e depois não se preocupa mais com gastos de papel e nem mesmo desgaste.

Assim, a informação dentro de um computador não sofre desgaste e nem corre o risco de estragar, como acontece com as folhas físicas. 

Um dos lados positivos é que, sempre que você precisar de alguma informação, fará o uso de computadores e celulares pra localizar, diminuindo o tempo que gastaria caso tivesse que usar folhas de papel tradicionais. 

Com os dados mais centralizados, você tem a alternativa de arrecadar mais dados que poderão automatizar o marketing da sua empresa, isso porque será mais fácil saber:

  • Quais são os produtos mais vendidos pra focar neles?
  • O que os clientes não compram?
  • Quais são os gatilhos que fazem os seus clientes comprarem?
  • ou até os resultados de uma campanha na prática: Quantas compras tiveram depois de uma boa campanha de marketing?

Métricas

As métricaspermitem que você saiba se a sua clientela está, ou não, satisfeita com a entrega de determinado serviço ou produto. 

Tudo isso pode ser realizado por intermédio de dados que poderão auxiliar a criar métricas variadas, inclusive pra ajudar a desenvolver o seu plano de marketing especializado e humanizado pra seu persona. 

Quando se deixa tudo registrado no papel, você tem mais dificuldade pra conseguir ter um bom controle do que está acontecendo de forma clara. 

Sem contar que demora muito mais tempo pra fazer os cálculos (que o computador poderia fazer caso contasse com um software) e entender os dados. 

Contar com um bom sistema de logística é uma forma pra diminuir o tempo gasto pela sua equipe de marketing na hora de interpretar os resultados obtidos pela instituição.

Rentabilidade e rendimentos

Lembra no tópico anterior que a gente falou que, ao contar com um bom sistema de software, você consegue aumentar a rentabilidade do tempo da equipe por que eles investem um período menor, interpretando dados e calculando por que é o computador que está fazendo isso? 

Ao diminuir o tempo gasto pela sua equipe, você garante mais rentabilidade nos processos porque os profissionais gastarão o restante do tempo livre pra elaborar e pesquisar estratégias eficazes pra melhorar as vendas da sua empresa. 

Mais tempo livre pelos seus profissionais de marketing pode significar que eles poderão se dedicar a várias outras atividades, como é o caso do marketing de conteúdo, criação de novas campanhas e design

Quais os processos logísticos mais comuns de uma empresa?

Pra entender melhor como funciona essa área em uma empresa, podemos destacar uma série de processos e etapas que este setor engloba dentro de uma organização.

Listamos alguns exemplos de atividades comuns que os profissionais e empresas precisam cumprir dentro da rotina de distribuição e armazenagem:

  • recebimento de materiais;
  • identificação e endereçamento de estoque;
  • rastreamento de itens no armazém;
  • picking (separação de pedidos);
  • packing (embalamento e montagem de kits);
  • expedição;
  • faturamento;
  • distribuição;
  • monitoramento de cargas;
  • logística reversa.

Veja também o post sobre a faculdade de logística

Objetivos da logística em uma empresa

Agora que você sabe o que é logística, podemos pular pra uma etapa mais prática desse setor. Afinal, qual o objetivo de sua existência em uma empresa?

E aí, reforçamos aquela ideia de que um Supply Chain eficiente vai muito além de estoques organizados e entregas dentro do prazo. Quer entender melhor? Então, vamos lá!

Na posição de um comprador, se você se interessa por um produto qualquer na internet e encontra duas opções de lojas, certamente alguns fatores — além do preço — influenciarão a sua decisão de compras, certo?

Estamos falando, por exemplo, de diferenciais como: frete grátis, prazos mais curtos de entrega, garantias de devolução, etc.

Ou seja, a logística tem, hoje, papel fundamental na diferenciação de qualquer negócio e é fator estratégico, inclusive pra alavancar mais vendas. Sendo assim, podemos considerar como objetivos da logística em uma empresa, os seguintes fatores:

  • atender aos prazos estipulados nas entregas;
  • garantir os níveis de estoques adequados;
  • influenciar a decisão de compra do consumidor;
  • oferecer suporte em casos de devoluções;
  • manter a integridade do produto até o ponto de chegada;
  • proporcionar experiências diferenciadas ao cliente;
  • reforçar a qualidade e a credibilidade da marca;
  • evitar custos e prejuízos com operações mal sucedidas.

Ao responder o que é logística mais acima, vimos perfeitamente que este setor engloba inúmeros processos dentro de uma cadeia de suprimentos.

Logo, ele é fundamental não apenas pra eficiência das operações, como também pra sustentabilidade do negócio como um todo.

E, para isso, basta, por exemplo, tentar imaginar uma empresa que consiga atender a todos os seus prazos de entrega, mas operacionalmente tem custos elevados ou até prejuízos financeiros.

Dessa forma, pra que uma logística faça sentido dentro de uma organização, antes de tudo, ela precisa ser eficiente!

O que faz um profissional de logística? 

Em síntese, este especialista é responsável por cuidar de todo o armazenamento, estoque, controle de entrada e saída de mercado, assim como a compra de mercadorias que mais estão saindo da instituição e que trazem melhor retorno de caixa. 

O profissional de logística é cada vez mais procurado e vem se destacando no mercado de trabalho. 

Sem ele, a empresa pode não conseguir ter o estoque necessário pra satisfazer as necessidades dos clientes, ao mesmo tempo em que acaba perdendo lucro ou espaço pro concorrente, que sabe exatamente o que os clientes querem comprar e quanto estão dispostos a pagar por um determinado produto. 

O profissional de logística deve ter um perfil analítico pra enxergar os problemas e prevenir que a empresa sofra com falta de estoque ou estoque demais de mercadorias que não são adquiridas.

Essa é uma área extremamente dinâmica e ampla, que abrange os mais variados processos e operações.

Logo, é possível se especializar em logística, tanto no âmbito mais operacional, como no mais estratégico e gerencial. Só pra ter uma ideia maior, podemos enumerar alguns exemplos de profissionais do ramo existentes hoje no mercado:

  • Gestor de Logística;
  • Analista de Logística;
  • Supply Chain Manager;
  • Gerente de Compras;
  • Coordenador de Comércio Exterior;
  • Gerente de PCP (Planejamento e Controle de Produção);
  • Chefe de Armazém;
  • Controller.

Além disso, as atividades do setor também são muito variáveis, podendo haver diversas especializações e áreas de atuação para profissionais de logística investirem, tais como:

  • planejamento logístico;
  • armazenagem e estocagem;
  • distribuição e transporte;
  • monitoramento de cargas;
  • comércio exterior (exportações e importações);
  • gestão de entregas;
  • gestão de frotas;
  • logística reversa (devoluções).

Logística

Leia também o post sobre a formação de tecnólogo em logística

E aí gostou do conteúdo sobre o que é logística? Se você estiver se preparando para o Vestibular ou Enem, pode contar com o curso preparatório  da Descomplica.

E se ainda estiver em dúvida de qual faculdade fazer, conheça as opções da Faculdade EAD da Descomplica.

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você