Blog Descomplica
Globalização

Globalização: Entenda esse Fenômeno de uma vez com esse guia

Globalização é um tema que sempre cai no Enem. Entenda seus pontos positivos, negativos e como ele impacta nossa sociedade.

Atualizado em

Compartilhe

Apostamos que você já ouviu falar de globalização muitas e muitas vezes, já que é um assunto super atual e é bem importante em Geografia. Não é de se espantar que ele caia todo ano no Enem – é um daqueles assuntos que a gente te diz logo de cara que vai-cair-com-certeza!

Para te preparar para acertar todas as questões de Globalização no Enem, a gente preparou um baita resumo, viu. Tem todas as características da Globalização, conceito, pontos positivos e negativos, além de exercícios pra já ir treinando. 

Qual é o conceito de Globalização

Embora muitos autores digam que a globalização teve início nas grandes navegações, foi na década de 70, com as inovações tecno-científicas, que a velocidade no fluxo de informações e mercadorias deu o salto para o que conhecemos hoje. 

Contudo, não foram apenas os campos da economia e da informação que foram atingidos pela globalização. A política também teve sua agenda profundamente afetada, proliferaram os blocos e os organismos supranacionais, assim como a cooperação internacional entre ONG’s e de cidadãos compartilhando dados – fator importante para aumentar a visibilidade dos governos e de suas ações. 

Quais foram os atores da Globalização

Os avanços tecnológicos da década de 60 e 70 foram cruciais para o desenvolvimento da Globalização. Inovações como a internet, os cabos de fibra ótica e os satélites possibilitaram o maior fluxo de informações em um menor período temporal. Com eles, o mundo conseguiria comunicar-se com todas as suas partes em tempo real. 

Além da tecnologia, outros fatores foram determinantes para o surgimento da Globalização. Cada um deles tem sua importância e suas características singulares no processo da mundialização. 

A infra-estrutura técnica, típica da 3ª Revolução Industrial, é entendida como um ator da Globalização, porém ela não é a única. Os Estados Nacionais, as Empresas, as ONG’s, os Organismos supranacionais e o Mercado Financeiro também são importantes agentes deste fenômeno. 

Os Estados Nacionais possuem soberania territorial no país, assinam tratados econômicos e decidem o que entra ou sai daquele território, o controle alfandegário, as taxas de importação/exportação e o controle migratório são algumas das ações de um Estado que influenciam a Globalização. As empresas estão presentes no nosso cotidiano através de seus produtos, investimentos, propaganda e empregos. 

No mundo globalizado, elas têm um importante papel ao criar um padrão de consumo e desfragmentar a sua produção ao redor do globo, criando uma rede de produção global, típica da terceira Revolução Industrial.

Os organismos não governamentais são importantes grupos que não surgiram com a Globalização, mas certamente ela alterou suas estratégias de atuação. Hoje, as ONG’s, assim como as empresas, organizam-se em redes globais de atuação, demandas e de troca de informações, principalmente as voltadas para o meio ambiente, como a WWF e o Greenpeace.

Os organismos supranacionais como os blocos econômicos, OMC, OMS e os fóruns internacionais são importantes para a criação de uma escala acima da nacional, a escala global, para tomada de decisão, mediação e deliberação.

Outro ator relevante é o Mercado Financeiro, pois é através dele que o fluxo de capital atinge proporções inimagináveis. O capital financeiro possui uma relativa liberdade para transitar pelo globo e, por isso, o mercado financeiro constitui-se em um dos principais agentes da globalização, gerando impactos espaciais, sociais e econômicos em diferentes escalas. 

Pontos positivos e negativos da Globalização

A Globalização tem como característica positiva a integração das tecnologias e dos produtos oferecidos. Entretanto, seu lado ruim é que, com a integração da economia mundial, muitos países acabam também por compartilhar as crises econômicas.

De forma geral, podemos resumir a Globalização assim:

Pontos positivos 

  • Acesso a produtos que não são produzidos nacionalmente;
  • Mercados mais competitivos e inflação bem controlada;
  • Maior fluxo de capitais e investimentos entre os países;
  • Maior desenvolvimento tecnológico;
  • No aspecto social, a globalização permitiu o encontro entre diferentes culturas e o desenvolvimento de setores, como o do turismo.

Pontos negativos

  • Maior propagação de crises financeiras e econômicas;
  • Alguns setores da economia podem não se adequar à competição, elevando o desemprego;
  • Em países em desenvolvimento, pode ser difícil o investimento em novas indústrias que já existam em países desenvolvidos com custos reduzidos e com melhor tecnologia;
  • Em países de pequena dimensão, a entrada de multinacionais pode afetar produtores menores, criando monopólios na economia;
  • Exploração de matéria-prima e mão de obra barata por empresas de países desenvolvidos.

E aí? Acha que está pronto pra falar sobre Globalização no Enem e resolver questões referentes a esse tema? Que tal testar seus conhecimentos com a gente? Conheça, ainda, o cursinho para vestibular da Descomplica e vem aprender com quem manja do assunto!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você