Cada vez mais, as empresas se preocupam em olhar com cuidado pros funcionários. Afinal, eles são peças-chave pro crescimento da instituição. Nesse contexto, um dos novos desafios profissionais é entender o que é comportamento organizacional.
Afinal, as ações das equipes são guiadas por esse conceito que se torna fundamental no ambiente corporativo. Pensando em tirar todas as suas dúvidas, a gente elencou alguns esclarecimentos sobre o tema. Não perca essas dicas!
O que é comportamento organizacional?
Comportamento organizacional é o estudo sobre as condutas individuais e coletivas praticadas no ambiente corporativo e as suas implicações no desenvolvimento do negócio. Em outras palavras, é o conhecimento sobre todo o conjunto de hábitos e ações realizadas e os seus reflexos diretos e indiretos nos projetos da empresa.
Vale lembrar que o objetivo desse estudo não é apenas identificar os comportamentos, mas também aplicar estratégias e estabelecer metas alcançáveis pra adequar as condutas aos princípios do negócio, fortalecendo a identidade interna e alinhando o trabalho das equipes.
Qual a sua importância para a empresa?
Em primeiro lugar, como você já deve ter deduzido, o estudo da conduta permite fortalecer a cultura organizacional e melhorar a interação entre as equipes. Outra consequência relevante é o fortalecimento de políticas internas e externas da empresa.
Afinal, uma vez que os colaboradores estão alinhados aos propósitos institucionais, a tendência é que as decisões tomadas sejam mais acertadas e eficazes. Isso, é claro, proporciona uma melhor experiência tanto pro público interno quanto pro externo.
Confira outros aspectos positivos que você pode perceber a partir da adequação do comportamento organizacional:
- auxilia na gestão de pessoas;
- melhora a comunicação interna;
- fortalece a imagem da empresa;
- melhora o clima organizacional;
- aumenta a produtividade.
Fundamentos do comportamento organizacional
Dentro do ambiente profissional, o conceito do comportamento organizacional envolve a influênciaque se tem sobre outros indivíduos.
Sendo assim, existem alguns grupos que gostam de usar essas técnicas pra melhorar seus processos internos de gerênciae de forma organizacional.
Portanto, o estudo sistemático da organização está fundamentado no próprio comportamento humano. Ao aprender isso, é possível começar a direcionar ações e até mesmo algumas atitudes perante as pessoas.
Além disso, a principal finalidade de melhorar o comportamento organizacional é melhorar também a produtividade. O que aumenta o lucro, aumenta a rotatividade, melhora e promove também o convívio dentro da empresa.
Cabe ao gestor da empresa organizar, controlar, planejar e dirigir o que precisa ser feito durante o processo produtivo. Dentro de uma empresa, é importante saber como aplicar essas habilidades e técnicas pra melhorar os resultados.
Entre as principais habilidades técnicas pro ambiente organizacional, ter conhecimentos especializados facilita bastante, principalmente quando se fala em processos físicos e materiais. Portanto, habilidades em contabilidade, em produtividade, em computação, entre outras coisas.
Quais os tipos de comportamento organizacional?
Existem tipos diferentes de comportamento organizacional que variam de acordo com o tipo de aplicabilidade em que ela acontece dentro da empresa. Portanto, o que determina como ela será implementada são os objetivos.
Embora não haja umconceito exato sobre os tipos de comportamento, eles variam de acordo com algumas opções, veja abaixo.
Comportamento organizacional da ética
Em primeiro lugar, quando se tem um comportamento voltado pra ética, as tarefas do grupo ou individuais têm uma conduta voltada pros valores tradicionais. É comum ver padrões de conduta dessa maneira dentro do ambiente profissional.
Ao falar em ética, é comum esperar um comportamento mais honesto, com regras entre os colegas, que garanta uma maior transparência com clientes e com os superiores.
Comportamento organizacional de responsabilidade
No ambiente de trabalho, a responsabilidade é uma qualidade que pode ser atribuída de forma ampla. Portanto, existem esforços que podem ser pensados, levando em consideração vários comportamentos.
Em relação ao que diz respeito às obrigações, é importante que prazos e resultados sejam respeitados. Inclusive, isso se torna algo totalmente individual ou conjunto, dependendo do tipo de organização.
Comportamento organizacional de competitividade
Dentro de um ambiente profissional que estimula a competitividade entre colaboradores, os tipos de comportamentos são variados. Um exemplo disso está baseado no lucro maior.
Algumas instituições financeiras têm esse tipo de comportamento organizacional, pra queos funcionários consigam competir de forma intensa. Ainda assim, os trabalhos em equipe não são valorizados. São as metas que tocam o objetivo a ser atingido.
Comportamento organizacional autocrático
Diferente dos demais comportamentos,quando há dentro da empresa uma hierarquia clara, em que existem pessoas em cargos mais altos e os subalternos, esse tipo de comportamento é chamado de autocrático.
Esse modelo envolve a liderança ditatorial, já que existe uma linha de comando. Sendo assim, quem conduz o que deve ser feito e o caminho que a empresa deve seguir é o líder, dono ou gerente.
Muitas vezes, nesse estilo de comportamento organizacional pode até haver projetos em equipe, mas não existe margem pra que os colaboradores participem dos processos.
Como analisar o comportamento organizacional?
Por fim, diante dos inúmeros benefícios de compreender o que é comportamento organizacional, é possível que você questione como é possível analisá-lo pra identificar os pontos de melhoria. Em primeiro lugar, vale esclarecer que cada empresa tem características próprias e desafios que precisarão ser enfrentados individualmente.
Por outro lado, existem alguns indicadores que podem ser adotados por todas, por exemplo, o próprio feedback dos colaboradores sobre relacionamento interpessoal. As avaliações do cliente também podem apontar detalhes nesse sentido. Também é possível verificar:
- taxa de absenteísmo;
- tempo pra execução de projetos;
- produtividade das equipes;
- quantidade de erros nos processos.
Sem dúvidas, levar em consideração o comportamento organizacional pode contribuir pro bom desempenho da sua empresa. Por outro lado, pra que os resultados sejam efetivos e se prolonguem no tempo é importante buscar um aprofundamento no tema.
Nesse sentido, a Pós-Graduação em Psicologia Organizacional da Faculdade Descomplica é uma grande aliada. Além de melhorar o seu posicionamento profissional no mercado, a formação permitirá entender em detalhes o que é comportamento organizacional e fazer a gestão de pessoas a partir dos diferentes perfis de colaborador e de equipe.
E aí? O que achou do conteúdo? Pra se aprofundar ainda mais em gestão de pessoas, não deixe de se inscrever na Pós-Graduação Online em Psicologia Organizacional da Faculdade Descomplica!