Blog Descomplica
Imagem de uma mão para ilustrar o texto o que acontece se eu faltar o enem

O que acontece se faltar o Enem? E se eu for isento?

Quem falta no exame do Enem pode sofrer algumas consequências, estabelecidas pelo Ministério da Educação. Vale a pena conhecê-las.

Atualizado em

Compartilhe

O que acontece se eu perder o Enem é a pergunta óbvia e necessária de quem se preparou por meses pra garantir um bom desempenho na prova. 

É triste, mas, infelizmente, acontece com algumas pessoas. Afinal, ninguém tá livre de imprevistos, mesmo em um dia tão importante.

Essa dúvida é acompanhada por outra: Posso sofrer alguma punição ou ter algum prejuízo no futuro? Na verdade, a ausência pode, sim, causar alguns transtornos. Principalmente para quem depende da isenção da taxa de inscrição para realizar o exame.

Mas, neste post vamos esclarecer como tudo funciona e ajudá-lo a se preparar para enfrentar algum contratempo.

Punição aos faltosos

O Ministério da Educação estabelece algumas punições para quem não comparecer ao Enem. O objetivo é reduzir o número de faltas no dia da prova.

É claro que a gente sabe que podem ocorrer imprevistos. Porém, o Enem é um exame bastante concorrido e que mobiliza milhares de pessoas em todo o Brasil. 

Por isso, é bastante importante comparecer ao exame na hora certa, especialmente quem obteve isenção da taxa de inscrição.

A seguir, explicamos o que acontece com quem faltar ao Enem. Vale a pena entender!

O que se perde?

Se um candidato que pagou pela taxa de inscrição faltar ao Enem, não é preciso enviar justificativa. Ele apenas precisará se inscrever novamente no ano seguinte.

Vale destacar que a prova do Enem é realizada apenas uma vez por ano, em dois dias. Por isso, se você perder o exame, não será possível reagendá-lo.

Então, se eu paguei a taxa de inscrição fica tudo bem se eu perder a prova? 

Na verdade, não é bem assim. Lembre-se que você só terá uma nova oportunidade de fazer o Enem no ano seguinte. Ou seja, a chance de obter a vaga na universidade por meio do exame vai atrasar em 365 dias.

Aqui, você tem que lembrar de todo o seu empenho e dedicação dos últimos meses. Quantas horas de estudo, noites mal dormidas etc. E talvez você tenha investido em algum curso preparatório para chegar no dia da prova “na ponta dos cascos”.

Também pode ser que você esteja muito bem preparado e possa perder a melhor prova da sua vida. 

Assim, dizer que não tem problema é desvalorizar o seu próprio esforço. E, dependendo da situação, também desvalorizar a confiança e ajuda que amigos e familiares podem ter te dado.

Só repetindo um ponto que falamos no início do texto: imprevistos acontecem com todos e não temos como controlar essas situações (do contrário, o nome nem seria imprevisto). Mas evite normalizar uma falta, pois ela atrapalha, sim!

Candidatos isentos de taxa que não fizeram o Enem

Mas vamos entender direitinho como as regras funcionam. 

Estudantes que conseguirem isenção na taxa de inscrição do Enem e faltarem à prova podem ser punidos. Caso não apresentem alguma justificativa para sua ausência, não conseguirão o mesmo benefício no ano seguinte.

Essa justificativa deve ser feita no ato da nova inscrição para o exame, no ano seguinte. Então, o MEC determinará se o candidato terá ou não o benefício da isenção novamente.

É preciso que a justificativa para não comparecer ao Enem contenha documentos que comprovem o motivo da ausência. Todos devem estar datados e assinados e nos formatos PDF, PNG ou JPG.

Confira a seguir os principais documentos aceitos pra justificar as ausências:

  • Assalto ou furto: boletim de ocorrência policial;
  • Acidente de trânsito: boletim de ocorrência policial;
  • Casamento: certidão de casamento;
  • Morte na família: certidão de óbito do cônjuge ou familiar próximo;
  • Maternidade ou paternidade: certidão de nascimento ou de adoção legível;
  • Privação de liberdade: mandado de prisão ou documento que ateste privação de liberdade nos dias da prova;
  • Emergência médica: atestado médico ou odontológico legível;
  • Trabalho, deslocamento a trabalho: declaração de atividade profissional;
  • Intercâmbio acadêmico: documento oficial da instituição de ensino.

pessoa pesquisando em um notebook o que acontece se faltar no enem

Cuidado com os atrasos

Você já deve ter visto aqueles vídeos de candidatos correndo para entrar no local da prova. Alguns se atiram e rolam pelo chão antes do portão fechar. Algumas pessoas até se divertem com essas cenas, mas não tem nada de engraçado ali. 

Perder a prova por atraso é ainda mais doloroso.

Por isso, tomar alguns cuidados para evitar essa situação também deve fazer parte da sua preparação. Confira algumas dicas para não ter problemas.

Local da Prova

O primeiro passo é conferir direitinho o local da prova. As informações estão no cartão de confirmação, emitido pelo Inep. Com antecedência, cheque o endereço e o horário previsto para prova.

Não confie apenas na sua memória. Mesmo que o local seja uma instituição conhecida, verifique se nada mudou. Uma troca de endereço pode comprometer seu planejamento. Anote direitinho a identificação do prédio e o número da sala.

Deslocamento

Confirmado o endereço, é hora de planejar o seu deslocamento. Analise qual o melhor meio de transporte. Pode ser de ônibus, aplicativo, metrô ou mesmo a pé. Você prefere ir no seu próprio carro? Nesse caso, verifique também as opções de estacionamento.

Se você não conhece o local ou a região, o ideal é fazer o trajeto alguns dias antes, para se familiarizar. Mas fique atento, pois, no dia da prova pode haver mudanças no trânsito. Informe-se sobre essa possibilidade!

Leia também o texto: O que precisa levar para fazer a prova do Enem

Antecedência

Por fim, chegue cedo! Em geral, os portões de acesso ao local da prova são abertos uma hora e meia antes do exame. E fechados 30 minutos antes da prova. Programe-se pra estar lá bem antes disso. Assim, se houver algum imprevisto no caminho, você não se prejudica.

Faltar no Enem, seja pagando ou não pelo exame, não é algo legal. Afinal de contas, você estudou e se esforçou por um tempão até chegar o dia da prova. Mas com essas dicas você estará melhor preparado para enfrentar contratempos. 

E se você perder o Enem, saiba que isso não precisa ser o fim do mundo. O que você aprendeu durante sua preparação já está guardado. Ano que vem você poderá chegar na prova ainda mais preparado!

Confira o cursinho preparatório para o Enem e outros vestibulares.

Acompanhe o Gabarito do Enem 2024, que a gente divulga logo depois da prova!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você