Blog Descomplica

Como a Sociologia de Durkheim contribuiu para a evolução?

Acesse o material de monitoria de Sociologia sobre "A Sociologia de Durkheim". (:

Atualizado em

Compartilhe

Conhecido como o “pai da sociologia”,Durkheimtrouxe muitas contribuições importantes sobre o tema, principalmente, sobre o que seria o objeto de estudo da área. 

A sociologia é um dos temas mais importantes que você deve estudar dentro da área de Ciências Humanas, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. E dentro dessa área, é muito comum que sejam cobradas as ideias de grandes nomes.

Por isso, se você quer chegar preparadíssimo pra prova, confira este conteúdo #top que preparamos pra turbinar seus estudos. 

Nele você vai encontrar quem foi esse cara, as contribuições dele pra Sociologia, regras do método sociológico e muito mais. #partiu acompanhar?

Quem foi Emile Durkheim?

Imagem de pessoas lendo livros para ilustrar texto sobre a sociologia de durkheim

Emile Durkheim foi um grande sociólogo francês, mas não atuou só nessa área. Pois é, ele também foi antropólogo, cientista político, psicólogo social e filósofo! 

Ou seja, suas contribuições chegam a diversas áreas do conhecimento. É considerado o “pai da sociologia moderna”, sendo um dos fundadores da sociologia francesa.

Ele nasceu em 15 de abril de 1858, em Épinal, na França, e faleceu em 15 de novembro de 1917, em Paris, também na França. 

Foi muito influenciado pelas obras de Auguste Comte (pai do Positivismo) e, justamente por essa questão, foi que ele criou as bases do que seria uma cientificação da sociologia, trazendo regras de um método sociológico pra área.

Qual a importância dele para a sociologia?

Durkheim é considerado o “pai da sociologia” justamente porque ele foi o cara que formulou as regras do método sociológico

Inspirado no pai do Positivismo (Augusto Comte), ele pensou em uma forma de institucionalizar essa área do conhecimento como uma ciência formal (ou seja, que segue uma série de regras que permitem testar se uma hipótese, de fato, acontece na realidade).

Mas, claro, isso não impediu que Durkheim fizesse críticas a Augusto Comte, falando, justamente, do conceito que ele tinha sobre sociologia. 

Curiosamente, o modelo de Comte pra filosofia era muito mais filosófico do que científico e o francês queria trazer métodos precisos pra análise dos fatos sociais.

Por que você precisa estudar as contribuições dele?

Bom, Durkheim é um dos principais nomes da formação da sociologia como conhecemos hoje. 

Junto com outros autores importantes como Karl Marx e Max Weber, é considerado um dos grandes arquitetos da forma como entendemos as ciências sociais atualmente, influenciando diversos autores que vieram depois dele.

Por isso é tão importante conhecer suas contribuições e ideias e, também, é um tema bastante cobrado no Enem. Por isso, fique esperto, hein?

Qual a contribuição de Durkheim para a sociologia?

O objeto de estudo da sociologia pra Durkheim foi um dos pontos que o tornou conhecido. Pra além da formulação de métodos pra investigações na área: os fatos sociais. 

Segundo o autor, o ponto mais importante seria o entendimento de fatos gerais que marcam as sociedades, como leis gerais que se aplicam a determinados casos, de forma que eles explicam mais a realidade do que questões individuais psicológicas.

Pense que, nesse momento, estava formando os campos de ciências formais, como método científico, como biologia e psicologia. A sociologia, até então, estava muito mais próxima da filosofia, pelo seu caráter abstrato.

Pra deixar tudo ainda mais claro, vamos trazer primeiro a explicação do que são os fatos sociais e depois falar um pouco mais sobre as regras do método sociológico.

Fatos sociais

Pra Durkheim, o papel da sociologia, portanto, era compreender os fatos sociais. Ou seja, aqueles comuns que ocorrem de forma objetiva em um determinado lugar e podem se repetir, dentro das mesmas variáveis, em outros lugares.

O sociólogo deveria, portanto, compreender esses fatos de um determinado tempo e espaço, encontrando elementos em comum que pudessem ocorrer da mesma forma em outros lugares e momento histórico.

Assim, eles são maiores do que a consciência individual do sociólogo, criando o que ele chama de “consciência coletiva”. 

Segundo o próprio autor: “É fato social toda maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou então ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter”.

Regras do método sociológico

Durkheim queria tornar a sociologia estruturada como as ciências “duras” (como biologia, física e química), como uma forma de eliminar eventuais contradições e cair em conclusões/senso comum que poderiam dar explicações inadequadas pros fatos sociais.

Isso evitaria, assim, que determinados preconceitos existentes pudessem ser utilizados pra explicar determinadas situações e, assim, permitir uma questão importante: a possibilidade de falseabilidade da hipótese. Mas o que é isso?

No método científico, quando queremos testar algo, definimos uma hipótese. Vamos trazer um exemplo do senso comum: se você está buscando qual a melhor rota pra chegar na sua escola de carro e acha que um determinado trajeto é o mais rápido.

Pra que teste-se essa hipótese cientificamente, precisa existir a possibilidade de que você possa estar errado. Ou seja, você precisa testar mais de um caminho e compará-los. Caso outro seja mais rápido, refuta-se sua hipótese.

As regras do método sociológico de Durkheim trazem justamente essa possibilidade,tentando minimizar a interferência das ideias prévias do sociólogo pras suas pesquisas

Assim, seria possível, de fato, romper com crenças anteriores, caso a realidade se impusesse na pesquisa.

Contribuições para outras áreas do conhecimento

Outras áreas também se beneficiaram das ideias de Durkheim — e isso pode cair no Enem, sabia disso? Algumas delas foram:

  • considerar o suicídio como um fato social que é presente em todas as sociedades (influencia a área da psicologia);
  • sistematização teórica e metodologia de pesquisa que também atravessa as ciências sociais e afeta as ciências sociais aplicadas e da humanidade;
  • contribuiu com a obra “Divisão do Trabalho Social”, que influencia a área da economia.

A sociologia de Durkheim influência ainda muitas áreas até hoje. E, por isso, é um tema muito provável de cair no Enem! 

Então, se você quer saber mais sobre o assunto, não perca nossa aula exclusiva! Ah, vale lembrar que é exclusiva pra estudantes assíduos, então não deixe de se matricular no Descomplica, hein?

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de História - Ciências Humanas e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você