A estrutura do texto dissertativo argumentativo serve pra auxiliar o estudante quando o mesmo for realizar a prova do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio.
Deve-se saber como estruturar uma redação e colocar os argumentos pra mostrar ao avaliador que realmente entende do assunto e é apto pra falar sobre o tema e propor melhorias ao Brasil.
Pra isso, é de suma importância que o indivíduo tenha formação e conhecimento sobre sociologia, filosofia, história e letras. Visto que tudo está relacionado em uma grande rede.
O Enem, posteriormente, vai te ajudar a ingressar no ensino superior através de algumas modalidades de ensino. Tais como:
- FIES, que nada mais é do que um financiamento estudantil;
- Prouni, que permite que o estudante ingresse em uma universidade privada sem que tenha que pagar nada por isso, por causa da renda (tudo é financiado pelo governo federal);
- E o SISUque é a porta de entrada pras universidades públicas como é o caso da USP (Universidade de São Paulo) e UFSC (Universidade de Santa Catarina).
Enfim, no artigo de hoje a gente aqui do Descomplicapretende falar mais sobre como estruturar um texto dissertativo argumentativo, como fazer quando se trata de vestibular e Enem e muitos outros pontos importantes.
Portanto, se quiser saber mais sobre o assunto, basta que você continue a leitura aqui conosco porque preparamos um guia completo pra te ajudar com isso.
O que é dissertação?
Hoje em dia, a dissertação é um gênero textual que tem como base a argumentação de um determinado ponto de vista, seja ele a favor ou contra o que está sendo proposto. Pra que haja a argumentação, o estudante precisa dispor de dados e várias informações que comprovem que ele sabe o que realmente está falando.
Por exemplo, no ano de 2020, o tema da redação do Enem foi sobre a saúde mental. Alguns pontos que poderiam ser solicitados pelos estudantes seriam sobre a possibilidade do efeito Goethee até mesmo a pandemia que começou naquele ano. A pandemia que começou no ano de 2020 fez com que a venda de remédios aumentasse em mais de 17% quando se fala de calmantes.
O indicado, além de tudo, é que se faça a citação de fontes pra deixar o texto ainda mais recheado e cheio de sabedoria.
Pra que tenha um bom desempenho no momento em que for fazer a relação, você tem que estar, mais do que tudo, informado em assuntos que são polêmicos em nossa sociedade e que são de suma importância serem debatidos nas escolas.
Por exemplo, preste bastante atenção em seminários de surdez, inclusão, autismo, gênero e até mesmo de renda e classe social.
Hoje em dia, mais de 18 milhões de famílias recebem o Auxílio Brasil. E esse dado, que é fornecido pelo Ministério da Cidadania, pode vir a ser usado como forma de argumentação pra comprovar que o Brasil é realmente um país desigual.
Qual é a estrutura de um texto dissertativo argumentativo?
Qual aestrutura da dissertação? Em suma, esse tipo de texto poderá ser dividido em ao menos 3 estruturas básicas e que não podem fugir da ordem e que é considerada por muitos especialistas como rígida.
No momento em dar uma pontuação pro seu texto, também se vai levar em consideração pontos como é o caso da estrutura, ou seja, se os tópicos estão organizados e se há coerência e coesão no que se diz. A falta de coerência no momento de citar os argumentos também faz com que a sua nota da redação seja menor.
Introdução
A introdução é o primeiro ponto. Nela, se precisa começar a apresentar o assunto.
Por exemplo: se está falando sobre doença mental, vai ter que começar a apresentar sobre o assunto citando um livro ou algo que faça referência ao assunto. No entanto, apesar de começar a apresentá-la, ainda não é o momento de dizer de forma direta ou indireta a sua opinião.
As duas opiniões, contra e à favor, devem vir no segundo e terceiro parágrafos do texto através de argumentos. E argumentos que sejam baseados em fatos.
No ano de 2020, quando houve a redação com o tema de saúde mental, muitos alunos falaram que era falta de Deus e até mesmo frescura…No entanto, isso não conta com nenhum tipo de dado e acabaram perdendo tempo por envolver um problema social com a religião.
Um dado, por exemplo, seria o aumento de venda de remédios no ano de 2020 em ao menos 17% e o aumento cada vez mais expressivo de suicídios na cidade de Brusque.
Desenvolvimento
O desenvolvimento deverá vir com dados pra que haja a comprovação sobre a ideia que se está tentando passar. Neste caso, deve-se parar de “encher linguiça” para expor o máximo de dados concretos e oficiais que tiver em mãos sobre o tema.
E, o melhor de tudo é que no desenvolvimento pode-se citar obras literárias, notícias de jornais, dados de pesquisas. Até mesmo séries e filmes, caso tenham relação com o tema abordado ou se consiga fazer a criação de uma ponte de conteúdo.
Conclusão
Na conclusão, o estudante não pode adicionar fontes a mais do que já abordou anteriormente. Deve-se apenas concluir o texto e propor uma melhoria quando se fala sobre o conteúdo que está sendo abordado.
Se o tema é “inclusão do cinema”, como aconteceu no ano de 2019, você poderia incluir projetos pelo Ministério da Cidadania, por exemplo.
Por fim, outro aspecto que se deve ter em mente pra fazer uma conclusão forte é explicar de onde vai ser retirado verba pra isso. Todo mundo pode propor mil ideias, mas isso não quer dizer que elas sejam viáveis de se colocar em prática.
E então, tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Comente aqui com a gente e deixe as suas dicas pra montar um texto argumentativo. Caso queira se preparar ainda melhor para as provas, conheça o nosso curso completo para a sua preparação para o Enem.