• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Dicas de redação: 5 filmes para uma redação melhor

Com as mudanças do vestibular e os boatos de que as provas serão mais voltadas para o conhecimento de mundo tomando forma, o Desconversa Redação inaugurou uma série de posts que tem como intenção maior oferecer dicas para incrementar o lado cultural dos seus leitores.

Assim, conseguiremos atacar em duas frentes: nas referências que você ganhará para incluir no texto e na formação do seu senso crítico

Começamos na semana passada com uma lista de 5 livros para ajudar na Redação.

Agora, farei uma lista de 5 filmes que podem ser considerados imperdíveis e a justificativa de sua inclusão. A ordem é cronológica, não de preferência. 

É claro que, como toda lista, essa será parcial, tendenciosa e polêmica. Na pior das hipóteses, servirá como palco de muita discussão. Mas quem não gosta de um bom debate?

1. Doze homens e uma sentença (“12 Angry Men”, Sidney Lumet, 1957)

Praticamente passado todo o tempo em uma sala de juri, mostra doze jurados debatendo um caso de suspeita de assassinato. Todo o processo de discussão e de chegada à unanimidade é uma aula de como argumentar. Você vai estudar sem nem notar que o está fazendo e terminar surpreso com como uma dúvida pode ser mais forte do que muitas certezas.

2. Todos os homens do presidente (“All the President’s Men”, Alan J. Pakula, 1976) 
Elenco e atuações espetaculares a parte (Robert Redford fazendo Bob Woodward e Dustin Hoffman como Carl Bernstein impressionam qualquer um), o filme aparece na lista por mostrar como um bom trabalho de pesquisa e de associação de idéias pode produzir feitos grandiosos. Baseado no escândalo Watergate, famoso episódio em que um repórter do jornal Washington Post, a partir de uma densa investigação, levou à queda do presidente Nixon. E ainda é aula de história, veja só.

3. A vila (“The Village”, M. Night Shyamalan, 2004)

Apesar de feito pelo mesmo diretor de O sexto sentido e Sinais, a história de uma comunidade que se isola em um vilarejo para conseguir formar a sociedade perfeita foge ao pastiche e agrada em cheio àqueles que conseguem enxergar as entrelinhas da trama. Com clara intenção de parábola, o filme exige pensamento crítico e postura ativa na interpretação. Assista sem se distrair.

4. Boa noite e boa sorte (“Good night and good luck”, George Clooney, 2005)

Outro filme sobre a atuação da mídia, outra referência à história dos EUA. Um âncora de TV entra em confronto com o senador Joseph McCarthy ao expôr as táticas e mentiras por ele usadas em sua caça aos supostos comunistas. Diálogos fortes, argumentação e contra-argumentação notáveis. Grande exercício de táticas de convencimento. 

5. Melinda e Melinda (“Melinda and Melinda”, Woody Allen, 2005)

Woody Allen é sempre Woody Allen. Porém, como isso pode não soar o suficiente, veja como é possível contar uma mesma história sobre duas visões completamente diferentes, dependendo apenas de quem e de como se conta. Para aprender a defender posições antagônicas sem perder a força persuasiva.

Outras indicações:

6. Cidadão Kane (Orson Welles)
7. 8/12 (Federico Fellini)
8. Bem me quer, mal me quer (Laetitia Colombani)
9. Dogville (Lars Von Trier)
10. Adaptação (Spike Jonze)

Compartilhe

Avatar

Eu recomendo Monty Python: Em busca do Cálice Sagrado, Space Jam – O jogo do Século, Aquateen Hunger Force – O Filme, Cowboy Bebop – O Filme e, por último, mas não menos importante, Eight Crazy Nights! Não que realmente eles te ajudem a escrever uma redação, mas, caso você tire uma nota muito baixa, esses filmes podem animar o seu astral : D

responder
Avatar

Professor; o que o senhor acha do filme “Match Point” de Woody Allen?

responder
Avatar

Parabéns pelos postados. Acabei de conhecer sua página e achei muito interessante. Tenho muito desejo de escrever sobre minhas experiências como professora. Sua linha de raciocínio se parece com a minha, mas não tenho tempo de mantê-las on line. Usarei seu material como recurso didático, sem desmerecer-lhe os créditos

responder
Avatar

Olá, Rosaria!

Que bom que gostou de nosso blog! Ele é atualizado 2 vezes por semana, então, toda semana temos post novinhos para ajudar alunos no vestibular!

E é claro que pode usar nosso conteúdo, sem problemas! Muito obrigado pelos elogios!

responder
Avatar

Recomendo o filme “O que é isso, companheiro?”, filme brasileiro que trata da ditadura militar, um tema pode ser cobrado devido à Comissão da Verdade.

responder