Mapa Mental: um resumo sobre Propriedades Coligativas

Estude ainda mais com um resumo sobre Propriedades Coligativas e continue se preparando para o vestibular:

mapa-qui-propriedades-coligativas

Um efeito coligativo é uma modificação que ocorre em certas propriedades de um solvente quando adicionamos nele um soluto não volátil. Essa modificação só depende do número de partículas (moléculas ou íons) dissolvidas – e não de suas naturezas. Usamos a expressão soluto não volátil quando o ponto de ebulição do soluto for superior ao do solvente.

Em virtude dos efeitos coligativos dependerem do número de partículas presentes, e não da natureza dessas partículas (um mol de íons exerce o mesmo efeito que um mol de moléculas), o efeito será proporcional ao número de íons originados por fórmula do composto iônico (para solutos iônicos).

Em síntese, faz-se necessário que o leitor considere a seguinte situação:
a) Compostos moleculares, quando em solução, apresentaram o número de partículas dispersas, iguais à quantidade molar dos compostos dissolvidos.

b) Compostos iônicos, quando em solução, apresentaram o número de partículas dispersas, iguais à quantidade molar dos íons dissolvidos.

Exemplo:
Para estudar tais propriedades, vamos a algumas definições fundamentais:

Solução – são misturas homogêneas em que uma substância (em estado sólido, líquido – e até mesmo gasoso) é dissolvida num líquido.

Solvente – é normalmente, o componente – líquido – de uma solução que dissolve um soluto.

Soluto – é normalmente, o componente de uma solução que é dissolvido por um solvente.

Pressão máxima de vapor – é a pressão do equilíbrio entre duas fases (líquido e vapor) medidas a 20° C. A pressão de vapor varia com a temperatura.

Ebulição – quando a pressão máxima de vapor se iguala à pressão atmosférica (o líquido ferve) a uma certa temperatura. A adição de solutos pode modificar essa temperatura.

Congelamento – é a temperatura de passagem do estado líquido para o estado sólido.

Osmose – é a passagem de um solvente de uma solução menos concentrada para uma mais concentrada através de uma membrana semipermeável.

APRENDA MAIS SOBRE PROPRIEDADES COLIGATIVAS COM UM RESUMO MANEIRO!

Além do mapa mental e do resumo sobre Propriedades Coligativas, tem uma lista sobre 4 propriedades coligativas que “estavam aí o tempo todo e só você não viu”, além de questões de vestibular que para você testar os seus conhecimentos na matéria! Preparado? ;D