• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Mapa Mental: Hidrocarbonetos

Alcanos? Alcenos? Alcinos? Tire todas suas dúvidas sobre Hidrocarbonetos com este mapa mental que vai salvar sua prova! 😀

mapa-quimica-hidrocarbonetos

Formados apenas por carbonos e hidrogênios em sua estrutura, os hidrocarbonetos formam a base das funções orgânicas. Esses compostos possuem classificações específicas e cada uma dessas classificações possui nomenclatura própria. Leia-as a seguir e aprenda tudo sobre este tema super relevante para o vestibular!

 

Alcanos

hidrocarbonetos

Metano: um hidrocarboneto do tipo Alcano.

O primeiro hidrocarboneto a ser estudado, os alcanos possuem características bastante específicas que os definem. Sua cadeia é do tipo aberta e saturada (só possui ligações simples) e sua fórmula geral é CnH2n+2. Sobre sua nomenclatura, temos:

Prefixo (indicando quantidade de carbonos) + parte central (indicando ligação simples, dupla ou tripla) + sufixo (indicando a função) + O

Exemplo:

CH3CH2CH2CH2CH3

5 carbonos = Pent

Ligação simples = NA

Hidrocarboneto = O

Pent + AN + O = Pentano

Alcenos

hidrocarbonetos

Eteno: hidrocarboneto do tipo Alceno.

Assim como os alcanos, os alcenos também possuem características próprias. Esse tipo de hidrocarboneto possui cadeia aberta, apenas uma ligação dupla e tem fórmula geral CnH2n. Sua nomenclatura é bem semelhante a dos alcanos: há apenas uma substituição de an por en. Como exemplo, o próprio eteno, na figura: temos et para 2 carbonos, en para ligação dupla e o para hidrocarboneto.

 

Alcinos

hidrocarbonetos

Etino: hidrocarboneto do tipo Alcino.

Os hidrocarbonetos do tipo Alcino apresentam características definidas. Esse tipo de hidrocarboneto possui cadeia aberta, apenas uma ligação tripla e tem fórmula geral CnH2n-2. Sua nomenclatura também é semelhante à dos alcanos e alcenos: na parte central há a presença do in indicando a presença da ligação tripla. Como exemplo, tem-se o etino (na figura): temos et para 2 carbonos, in para ligação tripla e o para hidrocarboneto.

QUER SABER MAIS SOBRE HIDROCARBONETOS? LEIA NOSSO RESUMO COMPLETO E SE PREPARE PARA GABARITAR SUA PROVA.