Blog Descomplica

Exercícios Resolvidos: Operadores argumentativos e Coesão

Resolva exercícios de vestibular sobre "Operadores Argumentativos e Coesão", aprenda o passo-a-passo das resoluções e e gabarite o Enem e os vestibulares!

Atualizado em

Compartilhe

Leia o resumo “Operadores Argumentativos e Coesão” e resolva os exercícios abaixo.

Operadores Argumentativos e Coesão

1.(ENEM 2001)

O mundo é grande

O mundo é grande e cabe
Nesta janela sobre o mar.
O mar é grande e cabe
Na cama e no colchão de amar.
O amor é grande e cabe
No breve espaço de beijar.
(ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1983)

Neste poema, o poeta realizou uma opção estilística: a reiteração de determinadas construções e expressões linguísticas, como o uso da mesma conjunção para estabelecer a relação entre as frases. Essa conjunção estabelece, entre as ideias relacionadas, um sentido de:

a) comparação
b) conclusão.
c) oposição.
d) alternância.
e) finalidade.

 

2. (Enem 2011)

Cultivar um estilo de vida saudável é extremamente importante para diminuir o risco de infarto, mas também de problemas como morte súbita e derrame. Significa que manter uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente já reduz, por si só, as chances de desenvolver vários problemas. Além disso, é importante para o controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol e de glicose no sangue. Também ajuda a diminuir o estresse e aumentar a capacidade física, fatores que, somados, reduzem as chances de infarto. Exercitar-se, nesses casos, com acompanhamento médico e moderação, é altamente recomendável.
(ATALIA, M. Nossa vida. Época. 23 mar. 2009)

As ideias veiculadas no texto se organizam estabelecendo relações que atuam na construção do sentido. A esse respeito, identifica-se, no fragmento, que

a) a expressão “Além disso” marca uma sequenciação de ideias.
b) o conectivo “mas também” inicia oração que exprime ideia de contraste.
c) o termo “como”, em “como morte súbita e derrame”, introduz uma generalização.
d) o termo “Também” exprime uma justificativa.
e) o termo “fatores” retoma coesivamente “níveis de colesterol e de glicose no sangue”.

 

3.(UERJ) Observe as formas sublinhadas em:
“Morava então (1893) em uma casa de pensão no Catete. Já por esse tempo este gênero de residência florescia no Rio de Janeiro. Aquela era pequena e tranquila.” (l. 11-14)

Esse, este e aquela são formas empregadas como recursos de coesão textual. Indique a classe gramatical a que pertencem essas palavras e justifique a escolha de cada uma no trecho de acordo com a respectiva função textual.

 

GABARITO

1. C

Comentário: Nem sempre o e funcionará como adição. Dependendo do contexto, uma mesma conjunção pode estabelecer relações diferentes entre os enunciados. É o que o ocorre com o e no poema em questão: as orações são introduzidas pelo e que, neste caso, atua como uma conjunção adversativa, uma vez que estabelece confronto em relação à oração anterior. Se substituirmos tal conjunção pelo MAS, por exemplo, verificaremos claramente que a oposição é estabelecida, por isso que a alternativa C é a única possível para o que se pretende. No poema, contrapõe a ideia de grandeza do mundo à pequenez da janela, a grandeza do mar à pequenez da cama e do colchão, a grandeza do amor ao “breve espaço de beijar.”
Sendo assim, as demais alternativas não contemplariam o sentido que se espera, pois para não há nenhuma comparação (alternativa A) estabelecida tampouco uma conclusão (alternativa B); também não há nenhuma alternância (alternativa D) e não expressa nenhuma finalidade (alternativa E)

 

2. A

Comentário: Comentário: A locução ‘’além disso’’ estabelece coesão e marca uma sequência de ideias e enumera os benefícios de um estilo de vida saudável, com a prática regular de exercícios físicos e alimentação equilibrada. A expressão introduz mais ideias em consonância com as apresentadas anteriormente.
As outras alternativas estão incorretas pelo seguinte: o conectivo ‘’mas também’’, ao contrário do que se afirma na letra B, traz uma ideia de soma, por ser essa uma locução conjuntiva aditiva; o ‘’como’’ (letra C) não introduz uma generalização, mas sim especifica, cita alguns problemas que podem ser evitados quando se tem um estilo de vida saudável; ‘’também’’ (letra D) é uma palavra denotativa que traz consigo a ideia de inclusão; já o termo ‘’fatores’’ retoma na verdade as expressões ‘’diminuir o estresse e aumentar a capacidade física’’.

 

3. Comentário: As palavras esse, este e aquele são pronomes demonstrativos, sendo os mesmos importantes operadores coesivos, pois servem para fazer referência ao que já foi dito (anáfora) e ao que se vai dizer (catáfora). A coesão referencial é um processo linguístico que remete a interpretação de um elemento expresso no texto a outro que já foi utilizado para construir esse texto. No trecho em questão, esse refere-se ao ano de 1893, mencionado no início do trecho; este refere-se ao gênero de residência, mencionado na sequência e aquela retoma uma informação dita anteriormente: uma casa de pensão no Catete.

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de Redação - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você