Blog Descomplica

Concordância Verbal: Lista de Exercícios e Explicações

Com crase ou sem crase? Plural ou singular? Masculino ou feminino? Tire suas dúvidas de regência e concordância verbal verbal!

Atualizado em

Compartilhe

Com crase ou sem crase? Plural ou singular? Masculino ou feminino? Tire suas dúvidas de regência e concordância verbal verbal!

1. A regência e a crase

concordância verbal

Revertido a entidades ou revertido às entidades?

Como o que “é revertido”, “é revertido a” e o termo regido pela preposição está no plural (entidades), não existe crase. Só existiria crase no caso da preposição estar aglutinada ao artigo antecedente à palavra “entidades”, ou seja, se fosse “revertidoàs entidades”. Sendo assim: “O dinheiro não usado para pintura deste muro será revertido a entidades assistenciais” ou “O dinheiro não usado para pintura deste muro será revertido às entidades assistenciais”.

2. O erro de concordância humanizando o estabelecimento.

Que centro caridoso!

Convenhamos, o “centro” é um estabelecimento: não tem sentimentos e não pode ser humanitário, uma vez que humanitário é aquele que se dedica a promover o bem-estar do homem. Quem se dedica a isso são as pessoas que prestam assistência, logo, a palavra “humanitária” deveria adjetivar “assistência”, pois se refere ao tipo de assistência prestada: “Centro de assistência humanitária”.

3. A distância que separa a concordância do sujeito.
 

concordância verbal

O redator devia estar doidão!

Às vezes, a distância entre os termos confunde: “O carregamento de maconha teria vindo do Paraguai, entrou no Brasil pelo Paraná e seria distribuído em Sorocaba…”  A análise sintática facilita um bocado nessa situação. Temos um período composto por três orações: “O carregamento de maconha teria vindo do Paraguai.”; “O carregamento de maconha entrou no Brasil pelo Paraná” e “O carregamento de maconha seria distribuído em Sorocaba e cidades da região.”

Na última oração, “seria” é verbo de ligação e “distribuído” é predicativo, concordando com o núcleo do sujeito “carregamento”.

4. Se houvesse um verbo antes…

concordância verbal

O problema do hipérbato.


hipérbato é a transposição ou inversão da ordem natural das palavras de uma oração. Na ordem direta, a oração seria: “A entrada de estranhos é proibida”. “Proibida” é predicativo do núcleo do sujeito “entrada” e deve concordar com este em número e gênero.  Em todo caso, se a expressão inicial fosse “É proibido”, esta permaneceria no masculino singular, pois esta expressão não varia, como em “É necessário cautela”.
5. Mais uma vez, a crase atrapalhando a vida dos cartazistas.

Mais um caso de confusão causada pelo hipérbato. Vamos colocar na ordem direta: “A entrada com bebidas no balneário não é permitida.” Linda concordância! “Permitida” concordando com o núcleo do sujeito “entrada”. Acontece que “permitida” é predicativo anteposto e não necessita de complemento regido por preposição, afinal, o que não é permitido, não é permitido e ponto final. Sendo assim: “Não é permitida a entrada com bebidas no balneário”, sem crase.

6. Além da semântica: Se a entrada é proibida, como vão permanecer lá dentro?

concordância verbal

2 erros em 1.

Na imagem acima podemos identificar o erro de concordância de duas formas: A princípio, “entrada” e “permanência” estão no feminino, logo, o predicativo “proibida” deve concordar em gênero.
Analisando sob o ponto de vista de que “A entrada e permanência” constitui sujeito composto, o predicativo deve ir para o plural: “A entrada e permanência são proibidas”, ou seja: “São proibidas a entrada e permanência de ambulantes no condomínio”. No caso de construirmos uma oração coordenada, deve-se colocar o artigo “a” antes de “permanência”: “Proibida a entrada e a permanência de ambulantes no condomínio”. O mesmo de cima acontece aqui: caso a expressão inicial fosse “É proibido”, permaneceria no masculino singular.

QUER SABER MAIS SOBRE CONCORDÂNCIA VERBAL? CONFIRA NOSSO RESUMO CLICANDO AQUI.

A maior sala de aula direto da sua casa! Junte-se aos 230 mil alunos que descobriram como melhorar os resultados estudando online!
? Clique aqui e saiba como!

Comentários

Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
12/05/2024 às 10:31

"O que era um virou dois, e o que era dois virou quatro". Certa ou errada a frase? O contexto é uma narrativa em que uma igreja se dividiu em duas e, logo em seguida, cada uma das duas se dividiu em duas.

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

alexandre
alexandre
15/10/2023 às 08:18

Tenho uma dúvida parecida : Não dê presente. Traga alimentos não perecíveis, inclusive leite longa vida, no valor de 50,00 , que serão encaminhados a entidades assistenciais. O a antes de entidades tem ou não crase , vai ou não vai pro plural ???

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Descomplica
Descomplica
16/10/2023 às 13:53

Olá, Alexandre! O a nessa colocação não tem crase e não vai para o plural, pois esse 'a' ele não é um artigo, é uma preposição onde poderia ser substituído por 'para'. Conte sempre com a gente, Ale! Abraços!💚🚀


SONAIRA
SONAIRA
08/12/2015 às 18:04

PROFESSOR, vi no site do senado http://www12.senado.leg.br/manualdecomunicacao/redacao-e-estilo/estilo/crase/locucoes-que-levam-crase, que ( a entrada de) tem crase. Fiquei muito confusa.

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Wagner Santos
Wagner Santos
08/12/2015 às 18:24

Oi, Soinara! Depende do contexto. Se dissermos: "Vou à entrada do cinema, mas não quero ver nenhum filme.", por exemplo, quem vai, vai a algum lugar, aí ocorre a crase de "vou a + a entrada" (preposição+artigo). Não confunda com o caso de termos somente artigo: "A entrada do cinema fica na outra rua". O que se faz necessário é perceber se o verbo que antecede a expressão "a entrada de" pede a preposição. Espero tê-la ajudado! ;-)


Lucas Medeiros
Lucas Medeiros
28/08/2015 às 09:35

"Que centro caridoso!" kkkkkkkkkkkk

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Wagner Santos
Wagner Santos
31/08/2015 às 21:10

Pois é, Lucas Medeiros. Cada coisa que vemos por aí! rs. Ao menos nos ajudam a estudar. Grande A abraço!


ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de Redação - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você