• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Aprenda a identificar os partidos políticos do Período Regencial relembrando 3 pessoas que fizeram parte da sua vida escolar

Estamos em vésperas do Segundo Turno das eleições e eu sei que você já está cansado de ver as pessoas falando sobre política nas redes sociais. Mas entender a posição e as propostas dos grupos políticos é muito importante! Para te ajudar com isso (e com o ENEM), usaremos um exemplo do Período Regencial, mostrando as orientações dos grupos políticos existentes na época.

Mais ainda, faremos isso de um jeito que nunca mais vai te deixar esquecer a diferença entre chimangos, caramurus e jurujubas! Lembra daqueles trabalhos em grupo que você fazia na escola e que muitas vezes geravam mais brigas do que resultados? Pois é, dessa vez eles vão te ajudar!

giphy (21)

 

1. Caramurus(ou Restauradores)

Geralmente, quando a gente faz trabalhos em grupo, tem aquela mesma pessoa que é sempre a líder. É ela quem sempre toma as decisões, diz o que cada um tem que fazer, se o trabalho tá bom ou ruim, enfim, quem tem o poder (moderador?) de dar a palavra final. Os restauradores eram exatamente a galera que apoiava essa pessoa. Ou seja, os restauradores eram os que valorizavam um regime monárquico centralizado e queriam a volta de D. Pedro I.

Partidos políticos do Período Regencial

 

2. Chimangos ( ou Moderados)

Tem ainda as pessoas que, apesar de concordarem com a existência daquele líder “vitalício” (pra não criar climão entre os colegas e separar o grupo), achavam que os integrantes deveriam ter mais representatividade, opinando sobre as decisões e dando sugestões sobre os rumos do trabalho. Esses são próximos aos chamados moderados (ou chimangos), grupo que desejava manter a unidade territorial e que, apesar de defenderem um governo monárquico, defendiam também o federalismo.

Partidos políticos do Período Regencial

Aquele pessoal que geralmente quer separar as brigas e arrumar solução pra tudo, sabe?

 

 

3. Jurujubas (ou Exaltados)

Não podemos nos esquecer dos que se irritam (ou exaltam) logo, quebram a maquete e rasgam o cartaz. São aqueles que se tiverem que brigar para que todo mundo tenha o direito de opinar e intervir no trabalho, eles vão! Alguns até consideram que deveria ter uma eleição para escolher o líder, substituindo aquela pessoa que sempre assume a liderança. Esses seriam os exaltados (ou jurujubas). Defendiam o federalismo, a democratização da sociedade, o uso da força para fazer valer os seus ideais e alguns eram a favor da República.

Partidos políticos do Período Regencial

Eita, nervosinho.

 

E aí, se identificou com algum desses personagens? Conta pra gente! Deixe seu comentário! :]