O reino animal, também conhecido como Metazoa, dá nome ao grupo que compõe os seres vivos heterótrofos, que não produzem o próprio alimento. Eles precisam do ambiente, vamos ver mais um pouco disso aí!
Essa é uma coisa que o faz diferenciar dos outros reinos, como por exemplo dos vegetais. De tal forma, alimentam-se através do ambiente que vivem. São divididos em dois principais grupos.
Osvertebrados são aqueles que possuem coluna vertebral e crânio. E também os invertebrados, que não possuem vértebras. Se sentir uma dor na coluna, vai ver que não é vantagem assim. Ao que interessa. Você sabe quais as características desse reino? Não? A gente te conta!
Principais características do Reino Animal
Eu sei que não é tão legal ficar decorando essas coisas todas, mas acredite, depois que cola na cabeça, não sai mais! Bora lá.
São pluricelulares. A maioria dos seus tecidos são diferentes e possuem células diplóides (2n). Isso quer dizer que os cromossomos estão em pares, igual você que fica de casal por aí.
Desenvolvimento embrionário
Eucariontes. Ao passo que, apresentam o núcleo delimitado por uma membrana celular. Eles tem uma “paredinha” molenga que vai guardar todo o material genético, tipo seu cabelo castanho.
Heterótrofos, precisam ingerir sua alimentação. Desenvolvimento de musculatura, permitindo uma movimentação mais livre.
Desenvolvimento de sistema nervoso
Faz com que esses seres vivos sejam capazes de interagir com o ambiente.
Em sua maioria apresenta reprodução sexuada. Com exceção de alguns invertebrados. Fazendo assim a variação genética.
Geralmente possui simetria bilateral. Já notou que seu rosto é dividido certinho? Ou quase né? Contudo, alguns seres vivos do reino animal apresentam simetria radial ou mesmo a ausência dela.
O que são filos?
Os filos são agrupamentos mais específicos dos seres vivos. Dessa maneira, leva em conta semelhanças de evolução entre eles. Resumidamente é um como um funil pra classificação destes.
Todos os seres vivos tem suas respectivas classificações em: Reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie. Essa divisão se chama Taxonomia. Fácil, né? Agora que a gente entendeu o que é filo, bora ver quais são os do Reino Animal!
Poríferos
Compostos pelas esponjas do mar. Esse primeiro grupo não possui tecidos divididos. Desse modo, não tem órgãos ou sistemas. Funcionam como filtros, pegando a água do ambiente e retirando os nutrientes necessários.
Hoje em dia é catalogada uma variação com cerca de 800 espécies, variando formas, cores e hábitos.
Cnidários
É um grupo de animais invertebrados. Sendo o mais famoso, a água viva. Quem nunca ouviu uma história de alguém que foi queimado por elas. Não é mesmo?
No geral, esse filo possuem cnidócitos, o que dá origem ao nome. São células que queimam e auxiliam na defesa do animal.
Platelmintos
Reúne os animais de corpo alongado e achatado. É popular por grande parte deles terem hábitos parasitas, como o verme Tênia. Mas isso não é regra. As planárias, por exemplo, possuem vidas livres.
Nematóides
É semelhante ao anterior, porém, apresentam corpo alongado e cilíndrico. A grande maioria das espécies, entretanto, vivem livres sem parasitar.
Moluscos
São animais invertebrados e possuem corpo mole. Há registro de quase 100 mil espécies nesse filo. A maioria apresenta concha protetora, com exceção dos polvos e lesmas. Já a lula tem essa concha interna.
Anelídeos
São animais triblásticos. Ou seja, apresentam três folhetos embrionários. O melhor exemplo pra esse filo é a minhoca. Aquela mesmo, do jardim da sua avó. E no ambiente marinho, as sanguessugas. Lembra de filmes de terror, né?
Artrópodes
Possuem apêndices articulados e exoesqueleto de quitina. São triblásticos, com mais de um milhão de espécies catalogadas. É muita coisa, hein? Exemplos desse filo: Escorpiões, aranhas e carrapatos. Haja coração pra aguentar isso tudo.
Equinodermos
São animais marinhos, possuem corpo com projeções pontiagudas e sistema vascular aquático. Como exemplos desses animais temos as estrelas-do-mar.
Cordados
Representado em sua maioria por vertebrados. Porém, existem alguns invertebrados marinhos. Durante a fase embrionária, todos apresentam tubo nervoso dorsal, notocorda e cauda pós-anal.
São exemplos os peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. E nós humanos nos incluímos aí, viu?
E aí, gostou do conteúdo que trouxemos? Então, que tal conhecer o cursinho preparatório para o Enem da Descomplica?