• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Mapa Mental: Gametogênese e Embriogênese

Você não precisa mais ter dúvidas em Gametogênese e Embriogênese! Este mapa mental te explicar tudo para que você arrase na sua prova!

mapamental-biologia-abril-1-2016

Depois da formação dos gametas na gametogênese, pode ocorrer a fecundação, ou seja, o encontro entre essas células germinativas. A partir daí, sucede-se o desenvolvimento embrionário, ou embriogênese, onde veremos inúmeras divisões celulares que originarão outras células, processo conhecido como mitose. Inicialmente, as células formadas são iguais e, conforme vão acontecendo as divisões, elas vão diminuindo de tamanho, onde não há a diferenciação celular. Depois, ocorre essa diferenciação, que dará origem aos folhetos embrionários e, posteriormente, à organogênese, ou formação dos órgãos, como veremos adiante.

Clivagem, Mórula e Blástula

A clivagem corresponde às sucessivas divisões celulares iniciais para a formação do novo indivíduo. Inicialmente, não há diferenciação celular e, além da formação de novas células, há também a diminuição em seu tamanho. Da célula zigoto, são formadas duas células idênticas entre si. Depois, a partir dessas duas são formadas quatro células, também idênticas. Das quatro, são formadas oito e dessas são formadas dezesseis, assim sucessivamente. No intervalo entre 12 e 32 células, chamamos esse aglomerado celular de mórula. Este nome foi dado porque essas células juntas parecem uma amora.  Neste momento, as células migram para a periferia, dando origem a um espaço oco no interior, chamado blastocele. Essa fase é chamada de blástula e corresponde às células indiferenciadas, que também são chamadas de células-tronco.

Folhetos Embrionários e Organogênese

A blástula (originada pela mórula, quando as células migram para a periferia, originando a cavidade denominada blastocele) sofre uma invaginação para o interior do embrião invadindo o blastocele. Esta parte que passa a ficar no interior do embrião é chamada gástrula e dará origem ao sistema digestório do mesmo. Agora, o embrião terá dois folhetos embrionários: as células de fora, chamadas ectoderma, e as células que invaginaram, chamadas endoderma. Além disso, haverá um espaço no interior da gástrula conhecido como arquêntero (o tubo digestivo primitivo), e um buraco chamado blastóporo.

Saiba tudo sobre Gametogênese e Embriogênese neste resumo!