• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

O que é Gametogênese?

Gametogênese é o processo de formação de gametas que ocorre em organismos geralmente dotados de reprodução sexuada. O processo de divisão importante para a produção de gametas (células haplóides) é a meiose, pois esta reduz à metade a quantidade de cromossomos das células. A gametogênese masculina é chamada de espermatogênese e a feminina de ovogênese ou ovulogênese. Vejamos cada um desses processos!

Espermatogênese

A espermatogênese é o processo de formação de espermatozóides que ocorre nas paredes dos túbulos seminíferos pela diferenciação de células denominadas espermatogônias.

Espermatogenese

Espermatogênese

tubulos-seminiferos

Visão em corte de um testículo. Note a localização dos túbulos seminíferos.

A partir da puberdade, as espermatogônias passam a se multiplicar por mitose e se transformar em espermatócitos primários (I). Cada espermatócito passa pela primeira divisão meiótica, originando dois espermatócitos secundários (II). Cada uma dessas células sofrerá a segunda divisão meiótica, dando origem a duas espermátides, que se diferenciarão em espermatozóides.

Espermatogenese2

Divisões celulares da espermatogênese.

Os espermatozóides recém-formados caem na cavidade interna dos túbulos seminíferos e passam a se deslocar em seu interior, através da contração das paredes dos túbulos e do fluxo de líquido presente dentro deles.

Ovulogênese

A ovulogênese é o processo de formação de óvulos, que inicia-se antes mesmo do nascimento, por volta do terceiro mês de desenvolvimento. As ovogônias se multiplicam durante a fase fetal feminina. Em seguida, param de se dividir e diferenciam-se em ovócitos primários. A mulher nasce com cerca de 400 mil ovócitos primários. Essas células estão envoltas por diversas camadas de células foliculares, formando os folículos ovarianos.

Ovogênese

Estrutura do ovário em corte

Com o desenvolvimento do folículo, o ovócito primário completa sua primeira divisão meiótica, produzindo células de tamanhos diferentes: uma grande e rica em vitelo, chamada de ovócito secundário, e uma pequena, chamada corpúsculo polar (que se degenera). O ovócito secundário inicia a segunda meiose, porém estaciona na fase de metáfase II. Com o contínuo desenvolvimento do folículo, ocorre um aumento da pressão de líquidos em seu interior, que provoca seu rompimento. Esse fenômeno é a ovulação. Portanto, o que chamamos de “óvulo” é na verdade o ovócito secundário, que só completará a segunda meiose caso ocorra fecundação.

ovulogênese2

Divisões celulares da ovulogênese

Exercícios

1. (UFPA) Uma mulher com 40 anos ou mais tem a maior probabilidade de gerar uma criança com defeitos congênitos do que uma mulher com 20 anos. Mas um o homem com 20 ou mais de 40 anos tem a mesmas chances de gerar uma criança normal. Esta diferença deve-se ao fato de:

a) Os ovócitos primários serem produzidos apenas no período embrionário e os espermatócitos primários produzidos continuamente a partir da puberdade.
b) Os ovócitos primários serem produzidos apenas durante a puberdade e os espermatócitos primários produzidos constantemente ao longo da vida.
c) Tanto os ovócitos primários quanto os espermatócitos primários formarem-se apenas na vida embrionária, sendo os espermatócitos produzidos em maior quantidade.
d) Tanto os ovócitos primários quanto espermatócitos primários formarem-se apenas durante a puberdade, sendo sendo os espermatócitos produzidos em maior quantidade.
e) Os ovócitos primários serem produzidos constantemente ao longo da vida e os espermatócitos primários produzidos apenas no período embrionário.

2. (UFPR) Analisando o processo de gametogênese em mamíferos, é correto afirmar que:

01. O gameta feminino é uma célula grande e móvel cujo citoplasma aumenta muito durante o processo de formação.
02. Na formação dos espermatozóides, ocorre uma etapa de diferenciação celular após a divisão meiótica.
04. Após a divisão meiótica, de cada ovogônia originam-se quatro ovócitos idênticos.
08. O processo de ovulogênese ocorre em etapas, permanecendo os ovócitos I em estágio inicial da meiose durante grande parte da vida da mulher.
16. De cada espermatogônia que inicia o processo de espermatogênese, formam-se oito espermatozóides.
32. Espermatogônias e espermátides são células haplóides resultantes de etapas do processo de espermatogênese.
64. O número diplóide característico da espécie só é reconstituído no momento da fecundação, quando se forma o zigoto.
Qual o numero da soma das proposições corretas (  )

3. (UFMT) Assinale a alternativa correta:

a) Gametogênese é um processo de formação de células destinadas à reprodução, onde se verifica apenas a divisão mitótica.
b) Na espermatogênese, cada espermatogônia dá origem a um espermatozóide fértil e três glóbulos polares não-funcionais.
c) Na ovogênese formam-se quatro óvulos férteis a partir de cada ovogônia.
d) Na espécie humana, a ovogênese completa-se apenas quando ocorre a penetração do espermatozóide no ovócito II. O ovário libera o ovócito II que penetra no oviduto (Trompas de Falópio) e só completa a segunda divisão meiótica quando fecundado pelo espermatozóide.
e) Os gametas são células diplóides que têm a função de garantir a reprodução das espécies.

 

GABARITO

1. A

2. 66 (02+ 64)

3. D

A maior sala de aula direto da sua casa! Junte-se aos 230 mil alunos que descobriram como melhorar os resultados estudando online!

👉 Clique aqui e saiba como!