No mapa mental da gametogênese é possível observar o processo de formação dos gametas femininos e masculinos. Desse modo, essa é uma temática muito importante dentro do Enem e de outros vestibulares, e vale a pena conhecer melhor esse sistema.
Nesse caso, a gametogênese nada mais é do que a própria formação dos espermatozóides, por meio da espermatogênese, e dos ovócitos maduros, através da ovogênese. De uma forma geral, ambos os processos acontecem através da mitose e da meiose, que dividem as células.
Mitose e meiose
Já parou pra imaginar que um ser humano carrega os traços de dois indivíduos diferentes? Pra formação de um bebê, os cromossomos do pai e da mãe se unem, mas é preciso haver uma divisão justa pra que tudo aconteça corretamente.
Um ponto importante a se considerar é que a espécie humana possui células diplóides, com dois conjuntos de cromossomos. Por isso, durante a gametogênese, cada indivíduo cria células haplóides, com apenas um conjunto cromossômico.
Isso porque o objetivo é justamente que haja a fecundação, unindo os genes masculinos e femininos, o que formará uma nova célula diplóide, com os dois conjuntos, um de cada indivíduo.
- Mitose: Acontece no primeiro passo, e tem por objetivo multiplicar a célula mãe. Trata-se da divisão da célula pra formar mais unidade;
- Meiose: É o passo mais importante, que serve pra reduzir pela metade a quantidade de cromossomos presente na célula. Assim, de uma célula diplóide, a meiose origina outras haplóides.
Mapa mental da gametogênese
Células germinativas na gametogênese
Pra compreensão da formação dos gametas em si, é importante entender o que são as células germinativas. Afinal, são justamente elas que dão origem aos espermatozóides, nos homens, e os óvulos, nas mulheres.
Então, elas são células diplóides que passam pela gametogênese, gerando os gametas masculinos e femininos.
Gametas masculinos
A formação dos gametas masculinos, que são os espermatozóides, acontece por meio da espermatogênese. Nesse caso, é interessante observar que trata-se de um processo que acompanha o homem ao longo de toda a sua vida adulta.
Após o período da puberdade, quando o homem começa a produzir essas células de reprodução, não há mais uma pausa desse ciclo.
A espermatogênese acontece nos túbulos seminíferos, que estão localizados na parte interna dos testículos.
Então, todo esse processo tem uma duração média de 7 semanas, e acontece inicialmente por meio da mitose das células germinativas, formando as espermatogônias.
Depois, essas novas células se dividem novamente por mitose, dando origem ao que se chama de espermatogônias A e B. Assim, as do tipo A dão continuidade a essa multiplicação.
As do tipo B, porém, se dividem pra formar espermatócitos I, ou primários, que por sua vez passam pela famosa meiose, reduzindo o conjunto cromossômico, e formando dois espermatócitos II, ou secundários.
Cada um deles passa por uma nova meiose, gerando agora quatro espermátides, e são eles que formam os espermatozóides maduros, após passarem pela espermiogênese.
Gametas femininos
Observando o mapa mental da gametogênese, é possível observar que a ovogênese é quem origina os gametas femininos.
Assim, como já mencionado, trata-se de um processo diferente dos homens, pois é finito, que tem início na puberdade e pausa na menopausa, quando a mulher está com cerca de 40/50 anos.
A formação dos gametas acontece dentro dos ovários e de uma forma geral leva um bom tempo pra ficar completa. Isso porque os ovócitos imaturos passam desde a fase inicial da vida da mulher até a puberdade em si.
Assim como na espermatogênese, são as células germinativas que dão início a esse processo. Primeiramente, elas fazem uma mitose pra formar duas ovogônias, que por sua vez se dividem novamente por mitose, formando outras células similares.
Após o segundo ciclo, algumas das ovogônias fazem a mitose pra dividir seu conjunto de cromossomos, gerando o ovócito I (primário). Nesse período, não há divisão celular, e o ovócito começa sua fase de maturação.
E é aqui que entra a grande questão, já que todo esse processo inicial tem início ainda na fase embrionária da menina. Assim, essa maturação dura até que ela chegue na puberdade.
Ao atingir sua idade reprodutiva, a mulher finalmente começa a passar pelos ciclos ovarianos. Então, o ovócito primário realiza uma meiose pra gerar um ovócito II (secundário) e o 1º corpúsculo polar.
Por fim, esse ovócito II começa novamente a passar por uma meiose incompleta, e é liberado no período da ovulação.
No entanto, essa divisão acontece apenas se a fecundação por espermatozóide acontecer. Com a fecundação, o ovócito finalmente gera o óvulo e um 2º corpúsculo polar.
Exercício sobre o mapa mental gametogênese
Confira agora uma questão baseada no mapa mental de gametogênese, que ajudará a fixar melhor o conteúdo proposto no artigo. Trata-se de um exercício teórico, com uma temática voltada pra compreensão dos termos principais do tema.
Nesse caso, a resposta correta estará em negrito.
É possível entender a gametogênese como o processo de formação dos espermatozóides e dos ovócitos maduros, no homem e na mulher, respectivamente. Esse é um processo complexo e que tem por base também a divisão das células germinativas através da mitose e da meiose.
Em relação a esse processo, avalie os seguintes itens:
- Na mulher, a formação dos ovócitos maduros acontece por meio da ovogênese.
- Nos homens, a formação dos espermatozóides acontece por meio da espermatogênese.
- A mitose é a divisão das células visando a adequar a quantidade de conjuntos cromossômicos, gerando células diplóides.
- A meiose é a divisão celular que tem por objetivo a multiplicação.
- As células haplóides possuem apenas um conjunto cromossômico.
Levando em consideração os itens, é possível afirmar que:
- a) Apenas o item III está correto.
- b) Somente os itens II, IV e V estão corretos.
- c) Apenas os itens I, II e III estão corretos.
- d) Somente os itens I, II e V estão corretos.
- e) Apenas os itens III, IV e V estão corretos.
Veja também outros conteúdos no Blog do Descomplica! Aproveite também pra conhecer um pouco mais sobre sua futura carreira profissional clicando aqui. Você já conhece o Curso Online Preparatório para o Enem e para o Vestibular da Descomplica? Confira aqui e conheça uma das melhores metodologias do país