Nós te ajudamos com um mapa mental sobre as Revoluções Comunicacionais, para você entender como a comunicação mudou a vida do ser humano e ter ideias de como abordar o assunto na sua redação:
Hoje o nosso papo é sobre o eixo temático comunicação e suas possíveis abordagens dentro de uma redação dissertativa. Para início de conversa, vamos conferir algumas informações referentes ao assunto em pauta?
A palavra comunicação é derivada do termo latino “communicare”, que significa ‘’tornar comum, compartilhar’’. Desse modo, podemos entender que comunicar é compartilhar mensagens, conceitos e ideais.
Todas as relações humanas são intermediadas pela comunicação. Por meio dela, o homem desenvolveu seu intelecto e construiu o conhecimento pautado na partilha de experiências e descobertas.
A primeira grande revolução comunicacional se deu com a invenção da escrita. Depois, considerando a ordem cronológica, surgiram a imprensa, a fotografia, o rádio, a televisão – essa considerada meio de comunicação de massa – e o computador. Esse último, por exemplo, inaugurou um novo tempo: o dos meios comunicativos tecnológicos.
Em se tratando da redação do ENEM, a comunicação já apareceu em três edições: em 2004, o tema foi “Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação?’’; já em 2006, o aluno teria que argumentar sobre ‘’O poder de transformação da leitura’’. Evidentemente, não podemos esquecer que os livros também são importantes meios de comunicação social. Já no ano de 2011, a proposta temática foi “Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado”.
QUER SABER MAIS? CONFIRA ESTE RESUMO COMPLETO!
Bons Estudos! 😀