Está em busca dos principais exercícios sobre problemas ambientais urbanos? A gente, do Descomplica, pode te ajudar na prática.
Pra quem vive nas grandes cidades, não é uma tarefa tão difícil identificar quais são os maiores problemas ambientais urbanos encontrados. Afinal, eles impactam diretamente uma grande parcela da população no dia a dia. São eles:
- a grande quantidade de lixos urbanos;
- a poluição da água dos rios pelo despejo de esgoto;
- os impactos provocados pelas enchentes;
- a poluição sonora;
- a poluição do ar.
Entendendo melhor os principais problemas ambientais urbanos
Antes dos exercicios sobre problemas ambientais urbanos, é indispensável observar com mais clareza o que realmente significa cada um deles. Assim, não restará dúvidas sobre como eles impactam a população das cidades.
A grande quantidade de lixos urbanos
Esse é, sem dúvidas, um dos mais graves problemas urbanos enfrentados atualmente. E ele está relacionado diretamente com o próprio aumento da população e do consequente consumo de alimentos e bens.
Mesmo quando devidamente coletados e levados pros lixões, esses resíduos continuam afetando negativamente o ambiente. Afinal, eles liberam gases tóxicos que contaminam o ar, o solo e a água, ao entrarem em contato.
E, quando a coleta não acontece de forma periódica, o seu acúmulo é também um dos grandes responsáveis por atrapalhar no escoamento da água durante as chuvas. Isso porque acabam entupindo os bueiros.
A poluição da água dos rios pelo despejo de esgoto
Outro problema urbano relevante é o despejo dos esgotos dentro dos canais e dos rios. Nesse caso, isso se deve ao próprio processo de crescimento urbano, que não se estruturou adequadamente pra comportar a população.
A falta de um saneamento básico adequado é o principal responsável por esse despejo irregular, que impacta diretamente a qualidade dos rios próximos. Um caso famoso, por exemplo, é o do Rio Tietê, em São Paulo.
Os impactos provocados pelas enchentes
As áreas urbanas sofrem, constantemente, com a presença das enchentes e alagamentos. E isso se deve a incapacidade da água escoar adequadamente, devido a presença do asfalto e construções, que cobrem grande parte dos espaços.
Mas outros fatores como as mudanças climáticas, alterações dos cursos originais dos rios e o entupimento dos bueiros também contribuem pra esse problema.
Com isso, o período chuvoso provoca consequências graves todos os anos nos centros urbanos.
Poluição sonora
Quem habita as grandes áreas urbanas sofre também com a poluição sonora. Esse é um problema gerado pela enorme quantidade de ruídos produzidos pelos veículos, fábricas, etc.
Trata-se de uma questão que afeta diretamente os habitantes, sendo responsável por empregar uma carga de stress significativa.
Poluição do ar
Assim como a poluição sonora, os veículos e indústrias interferem diretamente na qualidade do ar que a população urbana respira. A grande quantidade de poluentes gerados rompem as barreiras das cidades e alcançam as demais áreas do planeta.
Afinal, são justamente eles que causam o tão famoso efeito estufa, o que acaba contribuindo pro aumento da temperatura na Terra. Dentro das cidades, geram ainda as ilhas de calor e as chuvas ácidas.
Exercícios sobre problemas ambientais urbanos
Após entender mais sobre o tema, é a hora de colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Pra isso, vejamos alguns exercícios sobre problemas ambientais urbanos!
Questão 1
De uma forma geral, os problemas ambientais urbanos são uma questão bastante presente no dia a dia das grandes cidades.
E eles impactam diretamente na qualidade de vida da população dessas áreas. Quanto ao motivo base que intensificou o surgimento dessas consequências, destaca-se:
- A) a migração de uma grande parcela da população rural pras áreas urbanas, causando um crescimento acelerado das cidades.
- B) a perda dos postos de trabalho pra uma parte da população menos favorecida.
- C) a desigualdade social, com o aumento da riqueza nas áreas rurais, devido a menor concorrência por espaço.
- D) ao aumento da preservação da mata nativa, devido à chegada de mais pessoas pra contribuir com esse processo.
- E) ao surgimento das diferenças sociais, principalmente por conta da fome.
Questão 2
Um dos principais problemas ambientais urbanos atualmente é a poluição da água presente nos rios que circundam as cidades. E isso acaba gerando consequências graves pro ecossistema em geral. Quanto a sua causa, o principal fator a se apontar é:
- A) uso exacerbado de contaminantes dentro das hortas cultivadas nas cidades.
- B) falta de uma infraestrutura adequada em relação ao saneamento básico.
- C) presença de fossas sépticas dentro da grande maioria das habitações
- D) utilização do correto despejo do esgoto industrial
- E) falta de necessidade de oferecer um abastecimento com a água desses rios pra população local.
Questão 3
Principalmente nas áreas de periferia dos grandes centros urbanos, um problema muito comum são os deslizamentos de terra.
De uma forma geral, o seu grande causador é a erosão do solo, que acaba que embora seja algo natural, acaba sendo acentuada principalmente devido a/o:
- A) precipitação acentuada perto dos grandes centros, o que é algo comum.
- B) aumento da acidez do solo, provocado pelas chuvas ácidas que afetam as cidades.
- C) incapacidade do solo de infiltrar a água adequadamente, por causa da falta de saneamento.
- D) retirada das árvores que serviam como uma barreira natural contra o processo erosivo.
- E) peso elevado sobre a área irregular, devido a construção de edifícios gigantescos nas favelas.
Questão 4
As enchentes são um problema comum dentro de diversos centros urbanos, e que afeta a população durante os período chuvosos. Trata-se do alagamento e acúmulo de água superior a capacidade de escoamento dessas áreas.
Dentre as suas principais causas estão o entupimento dos bueiros, os desvios do curso natural dos rios e a presença de coberturas asfálticas sobre o solo. Sobre essa questão, uma forma de diminuir esses efeitos é através da:
- A) criação de moradias verticalizadas.
- B) troca dos asfalto por concreto.
- C) assoreamento de todos os canais responsáveis por drenar a água.
- D) construção de moradias maiores.
- E) implementação de espaços verdes dentro das áreas urbanas.
Respostas: 1. A; 2. B; 3. D; 4. E.
Não dá pra dizer que você não conhece o tema depois de toda essa explanação, né? Bom, mas de qualquer forma nós estamos à disposição caso você queira tirar alguma dúvida. Bora estudar!