Urbanização

A urbanização se relaciona a modernização industrial das cidades, e pode ser entendida como o crescimento da população urbana em relação a população rural. Esses espaços se constituem enquanto polos atrativos de mão de obra e aglomeram a população. Existem vários tipos de crescimento urbano. Um processo acelerado, como foi o caso da urbanização brasileira pode agravar um problema comum no meio urbano, que é a segregação socioespacial.

Artigos

Continue estudando

GEOGRAFIA GERAL

População

O crescimento populacional nunca atingiu números tão altos na história da humanidade. O crescimento e a estrutura de uma população são regulados por diversos fatores. Podemos medir o crescimento de uma população de acordo com o número de nascidos e de mortos, e também pelas taxas migratórias, enquanto sua estrutura pode ser entendida como a composição de determinada sociedade, a quantidade de adultos, idosos, crianças.
GEOGRAFIA GERAL

Espaço Agrário

As técnicas agrícolas para produção de alimentos já se desenvolveram muito ao longo da história humana. Os modelos tradicionais conseguiam desenvolver muita comida com baixo custo ambiental. No entanto, foi a agricultura moderna que permitiu um aumento gigantesco na produtividade, apesar de concentrar a produção e o acesso à terra, gerando diversos impactos socioambientais.