O resumo do século XIX é, basicamente, um período da história da humanidade que compreende diversos pontos importantíssimos de entendimento.
Marcado por conflitos, revoluções e descobertas. Principalmente com o estímulo pra críticas e inovações, trazendo avanços que perduram até os dias de hoje.
Nessa época, tivemos o surgimento de vários filósofos e pensadores. Ao refletirem e construírem suas obras, modificaram de certo modo o padrão de vida da sociedade.
Nas artes, houve o surgimento de escolas que estimulam a criatividade e a inovação. Essas escolas deram início a movimentos emblemáticos como por exemplo: O Romantismo, Parnasianismo,Naturalismo, Realismo, Impressionismo e Simbolismo.
Na literatura brasileira pudemos ver o reflexo dessas tendências. Em obras dos escritores: Machado de Assis, Aluísio Azevedo, José de Alencar, entre outros. Livros que são fundamentais pro entendimento histórico e literário brasileiro.
Entretanto, o século XIX não teve impacto apenas nas artes, literatura e filosofia. Foi um importante momento pra avanços da ciência. Bora lá ver!
A ciência no século XIX
Com uma sociedade cercada de valores vindos da revolução francesa, que trouxe conceitos como: liberdade, igualdade e fraternidade.
O período é marcado, então, por uma intensificação do trabalho de pesquisa a partir da racionalidade. Sendo assim, constituiu diversas descobertas, entre elas:
- Invenção da fotografia: Em 1816, Louis Jacques Daguerre criou um modelo pro processamento de imagens. Conhecido como Daguerreótipo. Dessa invenção, criou-se as evoluções pra máquina fotográfica.
- Invenção da anestesia: Em 1846. William Morton inventou esse importante fármaco que possibilitou avanços na medicina.
- Invenção do automóvel: Por Karl Benz em 1886.
- Descoberta do Raio-X: Por Wilhelm Conrad Röntgen em 1895.
Imperialismo
Ficou também conhecido comoneocolonialismo do século XIX. Pois foi a realização de uma partilha dos continentes, África e Ásia. Feito através de um movimento de domínio, poder e interesses políticos e econômicos. Ocorreu entre as potências europeias: (França, Alemanha, Bélgica, Holanda e Inglaterra).
Essa fragmentação dos continentes aconteceu primeiramente e com mais força no século XIX. Embora tenha permanecido durante o século XX.
Pra legitimar o imperialismo, utilizaram-se de antemão das premissas ideológicas: Asteorias raciais e o Darwinismo Social, dividindo culturas e sociedades através de 3 pontos:
- Bárbaras
- Primitivas
- Civilizadas
Movimento Operário no século XIX
Não foi somente o poder burguês que teve força nesse momento da história. A partir da aceleração industrial e a formação dos grandes monopólios, uma nova classe social surgiu: Os operários.
Por isso, os trabalhadores se uniram e formaram grupos sindicais. Ao reivindicar seus direitos e protestar contra as más condições de trabalho dentro das fábricas.
Nesse meio, posteriormente, as ideias comunistas e anarquistas circulavam fortemente. Oconceito da mais-valia era claro na mente daqueles que se sentiam explorados. Eles acreditavam que a luta de classes seria a única forma de conquistar melhorias.
Então, dois dos grupos criados na Inglaterra foram chamados de Ludistas e Cartistas. Tinham semelhantemente um objetivo: Encontrar resoluções pras más condições de trabalho dos operários.
Através de ações violentas como: A quebra das máquinas e o retorno de desempregados. Porque as tentativas de recorrer ao governo com suas exigências não surtiam efeito.