Ter em mente um resumo de metabolismo energético pode ser uma boa forma pra conseguir ir bem na sua prova marcada pra semana que vem e até mesmo pra quem está estudando pro Enem.
Como é praticamente impossível conseguir decorar e aprender todos os assuntos, ter em mente um breve resumo apenas com as partes mais importantes pode ser um diferencial e tanto, não acha?
Em síntese, contar com um bom desempenho na prova do Enem vai garantir que você conseguirá entrar pra graduação por ao menos uma das três formas.
A saber pelo Sisu (que é uma das mais concorridas e garante a vaga na universidade pública), o Fies (se trata do financiamento do curso pra pagar somente depois que já estiver formado). E o Prouni, que é uma bolsa de estudo pros estudantes de baixa renda.
Por isso, neste artigo de hoje, a gente preparou um conteúdo pra te ajudar a entender mais sobre o assunto e, claro, te ajudar a ter tudo na ponta da língua no momento em que for fazer a sua prova. E então, vamos nesta?
Resumo de metabolismo energético: tudo o que você precisa saber
O metabolismo nada mais é do que um conjunto de reações que acontecem em nosso organismo que fazem com que ele esteja em pleno funcionamento.
É graças a ele, por exemplo, que algumas pessoas acabam tendo a tendência de emagrecer, enquanto outros conseguem engordar mais facilmente.
O metabolismo muito lento quer dizer que não queima uma quantidade de calorias e usa muito menos que a maior parte das pessoas. Por isso, sem você consumir muito, pode ter tendência a engordar.
Já um metabolismo super acelerado, que é comum na vida de quem pratica exercícios físicos, pode acontecer de se consumir energia demais e, assim sendo, ser bem mais magro, mesmo consumindo mais.
É através do estudo sobre o metabolismo que se torna possível entender mais sobre o funcionamento do corpo humano, o que ele precisa, quais são as suas dificuldades e até mesmo o que faz com que haja o aparecimento de sintomas de doenças.
Sim! Como todo mundo já sabe, o aparecimento de doenças quer dizer que algo não está indo bem.
O metabolismo faz com que haja a degradação de processos pra que eles sejam convertidos em glicose e açúcares pro melhor funcionamento de células do nosso corpo.
Pra que esse grande movimento de reações químicas aconteça, é necessário que haja um trabalho em equipe de muitas células entre si e que se tenha um complexo sistema de digestão.
Lavoisier: nada se perde, tudo pode se transformar
Lavoisier foi um grande químico e todo mundo sabe disso. E é agora que uma das suas frases entra em ação. Lembra que ele fala que nada se perde, mas tudo se transforma em nosso organismo?
O metabolismo faz com que ocorram ações pra transformar determinadas glicoses e moléculas em outras. Quer um exemplo disso na prática?
Sabe o ribossomo que é responsável por realizar todo o processo de síntese proteica? Então, ele faz toda a síntese da proteína ao mesmo tempo em que há a produção da ureia.
A ureia nada mais é do que a tentativa do corpo humano em fazer a liberação do exceto se nitrogênio que estava dentro da carne ou da proteína consumida.
E, por onde tudo isso é eliminado? Justamente pela urina. Ela está no intermediário quando se fala de toxicidade e de excremento, visto que os peixes produzem a amônia na síntese proteica, que é bem mais tóxica que o que produzimos.
A amônia que é produzida pelos peixes acaba sendo bem mais forte e por isso tem que ser liberada pelo corpo deles na água no mesmo momento em que for produzida.
O que não acontece com a urina, que é mais fraca e, por isso, não causa tantos impactos quando o corpo humano precisa segurá-la. No entanto, vale salientar que fazer isso nem sempre é uma prática recomendada.
Calor e energia
Sempre que o metabolismo está trabalhando, ele faz a produção de calor e energia pro meio externo. E isso mostra que inúmeras reações químicas estão sendo realizadas pelo nosso corpo.
Na maior parte do processo de degradação, está havendo a formação de gás oxigênio e de água. Felizmente, algumas coisas que são liberadas podem ser reutilizadas.
O gás carbônico, que também é liberado por intermédio da respiração, acaba sendo usado, por exemplo, pro processo de fotossíntese das plantas. E é assim que o ciclo de vida e do meio ambiente se mantém estável e regularizado por si mesmo.
Mapa mental com resumo de metabolismo energético
Abaixo, a gente produziu um mapa mental que pode te ajudar a entender melhor sobre o metabolismo energético.
Questões sobre metabolismo energético
Está em busca de questões do Enem de metabolismo energético? Agora que você já viu todo o conteúdo sendo aplicado em sua teoria, será o momento ideal pra começar a entender como ele é aplicado na prática através de exercícios.
Portanto, fique aqui conosco e pratique mais um pouco pra fixar ainda mais o conteúdo que acabou de aprender.
Questão 1
As reações metabólicas, de acordo com biólogos, podem acabar sendo classificadas em, ao menos, dois grandes grupos. Neste caso, a respiração celular pode ser considerada como reação de:
- a) Catabolismo
- b) Fotossíntese
- c) Metabolismo de STTP
- d) Anabolismo
- e) Metabolismo basal
A respiração celular é um processo de catabolismo porque tem um cunho de degradação. Por isso, a alternativa A está correta.
Questão 2
Qual é a moeda energética dos seres vivos? Assinale abaixo a alternativa correta que se diz respeito a ela.
- a) ATP
- b) RSS
- c) RNA
- d) SDNA
- e) ATPS
A primeira alternativa está correta porque é o ATP responsável por servir como moeda de troca energética entre os seres vivos.
Quando o assunto é o seu futuro não dá pra marcar bobeira, né? É por isso que a gente se empenha tanto no seu conhecimento e está com você em todas as fases!
Enfim, neste artigo abordamos um pouco mais sobre um resumo de metabolismo energético. Portanto, se tiver dúvidas sobre esse ou outro assunto, que tal conhecer nosso Cursinho Pré-Enem? Lá nós temos aulas sobre todos os temas que caem no Enem e nos Vestibulares.