Mapa Mental: Metabolismo Energético

Quer aprender tudo sobre Metabolismo Energético para arrasar no seu vestibular? Nossos monitores prepararam um mapa mental maravilhoso para te ajudar a estudar esse conceito! Se liga:

Mapa Mental: Metabolismo Energético
Mapa Mental: Metabolismo Energético

O conjunto de transformações químicas em que moléculas são modificadas, quebradas ou unidas entre si transformando-se em outras é o que constitui ometabolismo. O metabolismo pode ser dividido em um conjunto de reações deanabolismo (construção de moléculas orgânicas) e de catabolismo (degradação de moléculas), processos que os seres vivos utilizam para obter a matéria-prima e a energia para sua sobrevivência.

 ATP: a moeda energética dos seres vivos

A energia obtida das moléculas orgânicas degradadas é primeiramente armazenada em moléculas de trifosfato de adenosina (ATP). Essa molécula irá capturar, armazenar e posteriormente transferir a energia para os processos celulares. O ATP é um nucleotídio, composto pela base nitrogenada adenina unida ao glicídio ribose, que se liga a uma cadeia de três grupos fosfatos. As ligações químicas entre os fosfatos do ATP são chamadas de ligações de alta energia.  O ATP normalmente é sintetizado através da adição de um grupo fosfato inorgânico a uma molécula precursora com dois fosfatos, o ADP.

Confira também as questões comentadas sobre Metabolismo Energético e teste os seus conhecimentos resolvendo exercícios de vestibular sobre o assunto! Estude com a Família Descomplica e garanta a sua vaga na universidade! <3

Continue estudando
Post do blog

Confira o Resumo de Respiração Celular e Fermentação!

Você sabe tudo de biologia celular e está pronto para vencer todos os vestibulares? Se a resposta for não, fique despreocupado! Neste post, temos um resumo de respiração celular com os principais detalhes do tema, que te ajudará a fixar ainda mais essa área tão densa da área de biológicas.
artigo
Post do blog

Questões comentadas: Metabolismo Energético

Leia o resumo “O que é metabolismo energético?”  e resolva os exercícios abaixo.
artigo