Preconceito racial e intolerância religiosa são duas questões sociais que continuam atuais e que podem cair no seu vestibular, confira neste mapa mental!
Quer saber mais sobre dois tipos de preconceito (entre muitos outros!) presentes na sociedade e que podem ser abordados na sua redação do Enem? Então vem conferir esse mapa mental sobre Intolerância Religiosa e Preconceito Racial e aproveite estes conhecimentos que não vão ser úteis apenas na sua prova, mas também na sua vida:
O eixo temático de questões sociais é bastante amplo. Por isso, separamos em tópicos alguns possíveis temas inseridos nesse eixo, com o objetivo de introduzir caminhos para que eles possam ser abordados na hora de fazer a redação do ENEM.
1. Adultização precoce
“O aprendizado depende do nível de desenvolvimento do indivíduo. Ele não pode aprender o que suas estruturas cognitivas ainda não podem absorver” (Piaget).
A adultização precoce pode ser entendida como a inserção de uma criança no mundo adulto, sem respeitar as fases da infância – encurtando-a – e a evolução natural do indivíduo. Esse processo pode causar problemas graves no desenvolvimento psicológico e até mesmo fisiológico da criança.
Esse processo tem raízes antigas, vide industrialização e o trabalho infantil que hoje não é permitido; entretanto, ele acontece de outras maneiras, como por exemplo através da imagem passada pela mídia, que dificilmente mostra uma criança fazendo coisas de criança, mas sim os pequenos com aparelhos de última tecnologia, como cantores de funk (e aqui ainda é possível abordar a sexualização de meninos e meninas), fazendo tutoriais de maquiagem.
Se quiser se aprofundar no tema Questões Sociais, que é muito importante para compor a sua redação do Enem, não deixe de ler um resumo sobre o assunto e nem de resolver exercícios de vestibular! Teste os seus conhecimentos e prepare-se o máximo possível para as suas provas! 🙂