Blog Descomplica

Iluminismo: o Século das Luzes

Veja um mapa mental sobre Iluminismo, fixe os seus conhecimentos sobre o assunto e prepare-se para gabaritar o ENEM e vestibulares!

Atualizado em

Compartilhe

mapailu
Iluminismo: Você sabe o que significa o termo? A gente pode adiantar que foi um movimento que transformou toda humanidade e tem efeitos ainda hoje. 
Se interessou? A seguir, faremos um resumo sobre o Iluminismo pra você entender um pouquinho mais desse marco histórico pra Europa e também pro mundo. Confira abaixo. 

Resumo sobre iluminismo: ideias e influências

Ilustração de pensadores iluministas
O iluminismo foi um movimento que surgiu no século XVIII e que transformou amplamente a sociedade mundial. Também chamado de Século das Luzes, o iluminismo foi um movimento cultural baseado no racionalismo e iniciado pela elite europeia. 
A França é considerada o berço do iluminismo possuindo inúmeros pensadores que contribuíram intelectualmente pra toda a Europa. Sua influência ultrapassou os limites dos continentes, sendo até mesmo um dos pilares pra Revolução Americana. 
E não para por aí! Nesse movimento foram defendidas diversas ideias de filósofos muito famosos, que aposto que você conhece. Esses pensadores queriam estabelecer a razão acima da fé, da religiosidade e da tradição monárquica
Uma das principais características desse movimento foi a negação da origem divina dos reis e do absolutismo. O movimento tentou buscar um rompimento com a mentalidade medieval e acreditava na ideologia do progresso.
Além de repudiar grande parte das crenças religiosas, o iluminismo defendia também a liberdade política e a liberdade econômica. Ademais, defendia o crescimento da ciência como sendo o meio mais confiável para o conhecimento.
Pra conhecer mais algumas características confira o texto que fizemos para você ir bem no Enem.

Principais nomes do movimento iluminista

Alguns nomes de filósofos são fundamentais quando falamos sobre o assunto, afinal, esses foram os principais pensadores da época:

  • John Locke defendia a ideia de que os homens possuíam direitos naturais à vida, liberdade, igualdade e propriedade privada;
  • Montesquieu era um pensador que defendia a ideia da tripartição dos poderes políticos;
  • Adam Smith defendia o pensamento do livre mercado, da autorregulação e da divisão do trabalho para assim gerar mais lucro;
  • Voltaire defendia principalmente a liberdade religiosa e liberdade de expressão em suas ideias;
  • Jean-Jacques Rousseau era considerado o Iluminista mais radical. Ele criticava a sociedade burguesa, a propriedade privada e defendia a soberania popular.

Além desses, claro que haviam outros. 

Iluminismo no Brasil

Imagem da bandeira do Brasil para ilustrar artigo sobre iluminismo resumo
E é claro que o iluminismo também chegou no Brasil. Para saber um pouco mais basta acessar esse resumo sobre o Iluminismo
No Brasil, as ideias iluministas chegaram através de elites brasileiras no século XVIII, influenciaram diversas revoluções muito famosas, porém o conceito de maior importância na realidade brasileira da época foi a ideia da troca de uma monarquia absolutista por uma república. Além do mais, era defendido o fim do colonialismo.

Principais áreas que foram influenciadas

Palácio do Alvorada para ilustrar artigo sobre iluminismo resumo
Ainda, o iluminismo influenciou diferentes áreas, como a social, política, economia etc. 

  • Em relação à área social, eram criticadas as desigualdades determinadas no nascimento – a sociedade estamental que era uma forma de organizar a sociedade, dividindo-a em grupos sociais. 
  • No ponto de vista político, o filósofo Montesquieu (1689-1755) criticou o absolutismo monárquico e defendeu a divisão do Estado em executivo, legislativo e judiciário.
  • Já no ponto de vista econômico, o iluminismo também defende ideias como a liberdade de mercado e o fim dos monopólios da nobreza e do rei.
  • É de grande importância comentar também sobre a influência artística que o movimento proporcionou. Na literatura, especificamente na escola literária do arcadismo, temos grandes referências de conceitos destacados por artistas iluministas.
  • No que se refere à evolução de conceitos físicos e biológicos, temos grande avanço no desenvolvimento de teorias como, por exemplo, a  Lei da Gravitação Universal, elaborada por Isaac Newton.

Iluminismo: a principal defesa

Estátua da Liberdade para ilustrar artigo sobre iluminismo resumo
O movimento advogou, principalmente, em favor da liberdade e dos direitos de cada indivíduo, como, por exemplo, a propriedade, a vida, a defesa etc.

Resumo sobre iluminismo em tópicos:

  • A liberdade de expressão para todos os homens – que pudessem se expressar livremente!
  • Plenitude: que todos os homens pudessem ser cidadãos plenos;
  • Ciência: que a ciência era a única maneira de fazer a humanidade melhorar;
  • O empirismo também foi outro ponto bastante defendido durante o Iluminismo. A ideia defendida era de que os conhecimentos, estudos e pesquisas poderiam apenas ser considerados como verdadeiros se fossem comprovados na prática – através de testes, por exemplo;
  • A liberdade é um dos fatores fundamentais e mais defendidos no movimento. Por exemplo, as pessoas possuem o direito à vida, a propriedade, a busca da felicidade etc.

Todos esses pensamentos e ideias foram desenvolvidas pela burguesia. Ademais, foram colocadas em prática e implantadas através de lutas revolucionárias.
O Século das Luzes influenciou muitos levantes históricos, como a Independência dos Estados Unidos, a Revolução Francesa e a Inconfidência Mineira

Críticas ao iluminismo

Ainda hoje as influências do iluminismo são sentidas, por exemplo, quando acreditamos somente no que a ciência consegue comprovar. 
Mas, o excesso de confiança na racionalidade também tem sofrido inúmeras críticas, seja por parte de filósofos, seja por partes de líderes religiosos. 
Rubem Alves, em seu livro Entre a ciência e a sapiência, propõe uma metáfora. A ciência é como uma rede de pescar com buracos de determinado tamanho. No entanto, há peixes menores, que a rede não dá conta de reter… Deu pra sacar?

Iluminismo no Enem

Fotografia da entrada de uma universidade para ilustrar artigo sobre iluminismo resumo
Agora que você já sabe um bom resumo sobre o iluminismo, que tal enviar esse conteúdo pra seus colegas, pra que eles também aprendam ainda mais sobre o assunto? 
E é claro que um marco histórico como esse estaria nos livros de história e de arte. Por esse motivo, no Enem e em provas de vestibulares, esse é um dos assuntos mais pedidos. 
Portanto, é fundamental que os estudantes foquem também seus estudos nesse tema! Aqui no Descomplica você encontra além de resumos e videoaulas, exercícios pra que você consiga gravar o conteúdo na sua mente! Bora aprender esse assunto super interessante? 
Não esqueça de observar as estratégias gerais de estudo, como, por exemplo: organizar o tempo semanal de estudos; reservar um tempo pra si mesmo, ou seja, um momento de lazer e descanso; usar mapas mentais; revisar frequentemente as anotações e reler os livros.
E por último: não deixe de conhecer o Curso Preparatório para o Enem da Descomplica!
Bons estudos. 

Comentários

Marllon
Marllon
19/05/2020 às 14:17

Muito informativo, me ajudou muito. Obrigado!

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Ana
Ana
09/04/2015 às 11:21

Ei Anna, tudo bom?! Então, o mapa ficou mt bom, mas teve um erro que eu já vi questões de vestibular cobrando. O símbolo do século das luzes, do iluminismo não é uma lampada, porque eletricidade ainda estava por vir, e sim uma vela. Mas é isso ai, ficou 10 o mapa! (:

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de História - Ciências Humanas e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você