O que são excretas nitrogenadas? Elas nada mais são do que o resto que é liberado pelo organismo depois que há a síntese de proteínas.
Todo ser tem a liberação de algum tipo delas, como é o caso da ureia e outras que podem ser mais fortes ou fracas.
Vale salientar que as excretas não são algo exclusivo do ser humano, visto que até mesmo os peixes, que estão vivendo debaixo da água, possuem algumas funções no corpo deles para essa liberação.
Enfim, nesse artigo de hoje, a gente vai falar mais sobre quais são as excretas nitrogenadas, o que são e um resumo completo pra que você consiga tirar nota máxima na sua prova.
Portanto, se quiser saber mais sobre o assunto, basta que continue a leitura aqui com o Descomplica, porque preparamos um guia completo pra te ajudar.
O que são excretas nitrogenadas e onde elas estão presentes
O ser humano precisa que o seu organismo passe por uma série de etapas das mais diversas pra garantir que estará mais organizado e saudável.
E, dentro das etapas, pode-se dizer que há a decomposição da proteína, que faz com que haja a liberação de nitrogênio, que em alta quantidade pro corpo pode ser prejudicial pra saúde.
Dessa forma, o nitrogênio, que é resultado da síntese de proteína do corpo pelos ribossomos, acaba sendo eliminado através da urina.
E é justamente por isso que ela chega a ter aquela coloração mais amarelada e com odor, apesar de muita gente falar que a maior parte da sua composição é água.
Geralmente quando se toma muita água, a elevada quantidade de nitrogênio fica diluída, acabando com o seu cheiro e até mesmo a cor mais amarelada, fazendo com que a urina fique em tom mais transparente.
O metabolismo oxidativo também faz parte de todo o processo de eliminação de nitrogênio pelo nosso corpo e trabalha lado a lado com os aminoácidos e as bases nitrogenadas.
É justamente o metabolismo oxidativo que é responsável por formar as bases nitrogenadas que contam com o nitrogênio em sua grande parte e que, mais tarde, poderão formar a amônia, uréia e até mesmo ácido úrico.
Veja quais são os tipos de bases nitrogenadas e quais animais fazem a sua liberação
- Amônia (NH3): De todas as três mais conhecidas, a amônia é uma das mais tóxicas que são lideradas pelos seres vivos. Em suma, em sua grande parte, a liberação acaba sendo feita por animais aquáticos e até mesmo os anfíbios.
Eles acabam liberando ela assim que é produzida, ou seja, o corpo não fica “acumulando” como o ser humano faz com o sua urina. Se houvesse a acumulação, os animais poderiam ter problemas em relação ao funcionamento do metabolismo;
- Uréia (CON2H4.): Essa é a segunda substância mais tóxica e pode ficar mais tempo no corpo. Por isso, não há tanto problema em ficar segurando – apesar de não ser o mais recomendado.
Em suma, ela está presente nos humanos e também em alguns outros tipos de mamíferos, como é o caso de macacos. Elas acabam sendo sintetizadas pelo corpo humano através de uma reação que acontece entre a amônia e o gás carbônico;
Outro aspecto que deve ser salientado é que todos os animais que fazem a sua liberação devem ser chamados de uréicos. Por ser menos ácida, ela vem sendo uma alternativa pros animais que são terrestres.
- Ácido úrico (C5H4N4O3): De todas as três, ela é uma das menos tóxicas e é praticamente insolúvel. Não fica dentro da água e é armazenado pelo organismo de aves e répteis.
Vale salientar que os embriões que se desenvolvem dentro de uma casca de ovo também realizam a produção de ácido úrico enquanto estão em suas fases de desenvolvimento.
Pelas aves estarem sempre voando a viajar pra locais mais quentes, elas acabam tendo que armazenar as sínteses da proteína por mais tempo que os animais terrestres e os peixes.
Mapa mental
Abaixo a equipe do Descomplica preparou um mapa mental que pode te ajudar a entender mais sobre o assunto. Portanto, caso ainda esteja com alguma dúvida, basta que continue a leitura aqui conosco e veja o conteúdo!
Exercícios sobre excretas nitrogenadas
Neste artigo, a gente uma base sobre o que são excretas nitrogenadas e, agora, vai ser necessário que você faça uma atividade que vai te ajudar afixar ainda mais o conteúdo no cérebro.
E, claro, caso fique com alguma dúvida em relação ao assunto, basta que deixe comentários. Vamos logo pra prática? A gente tem certeza que você está ansioso pra descobrir se fixou ou não no conteúdo.
A amônia é uma das excretas nitrogenadas mais tóxicas que existem em todo o planeta. Ela é liberada apenas por:
- Peixes cartilaginosos, devido ao fato de que eles precisam de muito sal pra reagir com a amônia e formar a reação química da síntese de proteína.
- Peixes ósseos, porque é mais fácil de ser dissolvida em água e não vai precisar ficar acumulada dentro do corpo destes animais.
- Seres humanos, visto que essa é uma das exceções mais fortes e, pelo fato de tomarmos muita água, ela se decompõe com mais facilidade.
- Aves, visto que elas defecam e fazem a excreção assim que a amônia é produzida, sem que tenham que vir à terra pra isso.
Alternativa “B”. Os animais aquáticos são responsáveis por fazer a excreção de amônia porque ela é dissolvida com mais facilidade na água. Enquanto isso, o ser humano acaba excretando a ureia que é o segundo mais forte e que pode se manter no corpo por mais tempo. É a ureia que faz com que a urina tenha aspecto amarelado.
Neste artigo de hoje, abordamos um pouco mais sobre o que são excretas nitrogenadas e quais são os animais que fazem a liberação de cada um dos três tipos.
E então, tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Comente aqui conosco, sua dúvida pode ser a dúvida de outros leitores! Aproveite para conhecer o Cursinho Online Pré-Enem da Descomplica!